Páginas

3.4.12

Formação (6) - A grandeza da Previ está nos funcionários do bb que a criaram


Agenda sindical

Nesta terça-feira, participei da apresentação dos resultados de 2011 da Previ. Estive representando a Contraf-CUT e suas entidades filiadas. O evento foi na sede da Previ no Rio de Janeiro.

Após a apresentação dos gestores da entidade, tive a oportunidade de me manifestar em nome da CUT e dos mais de 90% de bancários brasileiros representados pela nossa Confederação.

Em linhas gerais, o que dissemos foi o seguinte:

Ao ver a grandeza dos resultados da Previ, é muito importante que todos os presentes e internautas saibam que a criação da Previ e demais entidades representativas do funcionalismo foram fruto da luta da categoria bancária.

A ampla maioria dos direitos novos dos funcionários do bb na Previ são fruto da luta organizada através dos sindicatos de bancários da Central Única dos Trabalhadores.

Nos anos noventa, os bancários do bb se organizaram em seus sindicatos e conseguiram mudar os estatutos da Previ em 1997 passando a eleger a metade da gestão da Caixa de Previdência. De lá para cá, foi a gestão compartilhada que permitiu o fim ou a redução das operações financeiras estranhas aos objetivos da Previ, que é complementar e garantir recursos de aposentadoria e pensão aos funcionários.

Também falamos que os sindicatos cutistas lutaram nos anos 2000 contra as intervenções do governo da época - do PSDB - que retiraram direitos dos associados como a Diretoria de Participação dos eleitos, que tinha como objetivo na reforma do estatuto em 1997 de equilibrar o poder de gestão do fundo em relação ao patrocinador que tinha a diretoria de investimentos e a presidência. O interventor também implantou o voto de minerva, tirando a paridade e permitindo ao patrocinador Banco do Brasil ter poder de decisão mesmo com a discordância da parte eleita pelos funcionários.

Lembramos que todos os novos direitos negociados pelos sindicatos da CUT e os eleitos da Previ, direitos como as melhorias de benefícios negociadas em 2005 (redução da Parcela Previ com o uso do Fundo Paridade - valor preservado através da luta dos sindicatos), bem como as negociações dos superávits de 2007 e 2010, gerando o BET - Benefício Especial Temporário -, foram fruto da luta dos bancários através dos sindicatos e dos eleitos.

Por fim, elogiamos o fato da Previ apresentar os resultados em grandes capitais, pois os nossos sindicatos fazem um grande esforço para que os bancários da ativa, bem como os aposentados, participem das apresentações e fiscalizem o que os gestores estão fazendo com as nossas reservas de aposentadoria.

É isso!

Aproveitem e leiam a revista O ESPELHO que está chegando em todas as bases sindicais cutistas e podem acessar também a revista através do site da Contraf-CUT. Há uma matéria falando sobre essa história recente das eleições da Cassi e Previ desde os anos 90.


SOMOS FORTES, SOMOS CUT!

SOMOS ARTICULAÇÃO SINDICAL!

Nenhum comentário: