Páginas

7.5.12

Começa 2º Módulo do curso de formação para o Seeb SP


Início dos trabalhos do 2º Módulo do curso de formação.

Começamos hoje o 2º Módulo do curso de formação de dirigentes e assessores do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região.

O curso iniciou em alto estilo com 100% da turma e com apresentação do perfil dos bancos e as mudanças ocorridas na última década em cada um deles.

O curso tem a coordenação pedagógica de Carlindo Oliveira do Dieese e conta com a participação de 26 dirigentes e assessores, incluindo a nossa secretária de formação do Sindicato Neiva Ribeiro.

Depois do perfil atual dos bancos, vimos um pouco da história da moeda e dos bancos. Também estudamos o multiplicador bancário - a capacidade que o sistema bancário tem de multiplicar um depósito bancário em moeda em um montante bem maior de moeda fiduciária. Conforme o valor do depósito compulsório e o montante que as pessoas retêm, os bancos podem multiplicar várias vezes um depósito de R$ 1.000,00.

Depois fizemos uma linha do tempo do Sistema Financeiro Internacional desde o fim da 2ª Guerra Mundial, passando pelo Acordo de Bretton Woods (1944), fim do padrão dólar-ouro (1971) até chegar à crise atual do capital e do sistema financeiro.

É isso! Muita produção de conhecimento para preparar os representantes dos trabalhadores do sistema financeiro para a luta por melhores salários e condições de trabalho.

Amanhã tem mais!

Nenhum comentário: