Páginas

14.5.12

Com participação da Contraf-CUT, formação sindical em SP completa 2º módulo


A Contraf-CUT está acompanhando o curso Sindicato, Sociedade e Sistema Financeiro, direcionado à formação de dirigentes sindicais e assessores, realizado pelo Sindicato do Bancários de São Paulo, Osasco e região. Na semana de 7 a 11 de maio aconteceu o segundo módulo do curso, voltado para o sistema financeiro e moeda. O primeiro módulo havia acontecido no período entre 23 e 27 de abril.

O curso tem a coordenação pedagógica de Carlindo Oliveira, do Dieese, e conta com a participação de 26 dirigentes e assessores. Ele é baseado na grade de três módulos construído pela Contraf-CUT em parceria com o Dieese e tem algumas novidades incluídas pela diretoria do Sindicato. O próximo curso de formação Sindicato, Sociedade e Sistema Financeiro, promovido pela Contraf-CUT em parceria com o Dieese, será realizado no segundo semestre de 2012, entre outubro e dezembro.

"Após percorrermos todas as regiões do País com esse curso nos últimos três anos, agora ele passará a ocorrer com regularidade na capital paulista, para que sindicatos e federações sempre possam enviar novos dirigentes. Pedimos para que as entidades já se preparem para inscrever os seus candidatos logo após a campanha nacional deste ano", orienta o secretário de Formação da Contraf-CUT, William Mendes.

Os sindicatos e federações que queiram realizar o curso para os seus dirigentes também poderão fazê-lo. Basta entrar em contato com a Contraf-CUT.

Conteúdo

No primeiro dia, houve a apresentação do perfil dos bancos e as mudanças ocorridas na última década em cada um deles. Foi apresentada a história da moeda e dos bancos. Os participantes estudaram ainda o multiplicador bancário - a capacidade que o sistema bancário tem de multiplicar um depósito bancário em moeda em um montante bem maior de moeda fiduciária.

Foi traçado também uma linha do tempo do Sistema Financeiro Internacional desde o fim da 2ª Guerra Mundial, passando pelo Acordo de Bretton Woods (1944), fim do padrão dólar-ouro (1971) até chegar à crise atual do capital e do sistema financeiro.

No segundo dia, a temática foi políticas governamentais no sistema financeiro. Houve a apresentação dos conceitos básicos de políticas econômicas, como Política Monetária, Política Fiscal, Política Cambial e Política de Rendas e das diversas entidades que compõem o Sistema Financeiro Nacional. "Também vimos o que é Selic, TJLP, Redesconto, Derivativos, Hedge, Alavancagem e Securitização", conta William.

No terceiro dia, "começamos com comentários sobre o filme Capitalismo, uma história de amor, de Michael Moore. O filme mostra de forma dramática as consequências da crise de 2008 para o cidadão comum norte-americano", afirma o dirigente da Contraf-CUT. "Vimos também temas ligados à história do sistema financeiro mundial - Breton Woods em 1944, fim do padrão-ouro na economia mundial, Consenso de Washington etc".

Os participantes debateram ainda o Plano Real, o PROER, o PROES e a radiografia dos bancos. "Estudamos também a mudança recente das regras da poupança", afirma.

No quarto dia, foram apresentados temas relacionados à (des)regulamentação do sistema financeiro e a crise gerada por causa disso. Os participantes conheceram e debateram as premissas que deveriam ser regulamentadas por uma lei complementar, que estavam previstas no artigo 192 da Constituição Federal e que sofreu uma drástica alteração com a Emenda 40. A emenda, de autoria de José Serra quando era senador, esvaziou completamente as indicações ali estabelecidas pela sociedade brasileira após quase três décadas de luta contra a ditadura militar e má utilização do Sistema Financeiro Nacional.

Os bancários assistiram ao filme Inside Job, traduzido como "Trabalho Interno", que aborda o estouro da crise a partir dos subprimes nos EUA.

Os participantes fecharam a semana com um tema novo no curso - o banco do futuro. A apresentação e o debate foram feitos pelo professor Moisés Marques da Fesp (Fundação Escola de Sociologia Política). "Vimos ainda o tema da crise na Europa. Suas prováveis causas e consequências atuais", afirma William.


Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário: