Páginas

24.11.06

Sexta, 24 de novembro (Congresso da Fetec SP)


Nesta sexta e sábado, 24 e 25, estarei no Congresso da Fetec CUT SP em Nazaré Paulista, interior de São Paulo.

--------------------------------------------

Post Scriptum:


(reprodução de matéria da Fetec e Contraf)


Congresso da Fetec SP faz balanço positivo da gestão

(São Paulo) Com 212 delegados inscritos, o 7º Congresso da Fetec SP debateu, nesta manhã, o balanço da gestão 2003/2006. A avaliação geral foi de que o trabalho realizado no último período surtiu efeitos positivos, como uma melhor organização da categoria.


A Fetec/CUT-SP teve papel decisivo na condução da campanha nacional unificada no estado de SP, com participação integrada de 14 de seus sindicatos filiados. “Essa aglutinação possibilitou avanços nessa campanha, como a manutenção da política de aumento real, melhorias na PLR e a assinatura de uma Convenção Coletiva de Trabalho válida para todos os bancários do país”, frisou a diretora da Fetec SP, Maria Rita Serrano.

Para o presidente da entidade, Sebastião Geraldo Cardozo, o trabalho dos últimos três anos foi bastante positivo. “Nessa gestão, construímos uma outra lógica de compreensão de uma nova conjuntura, com o governo Lula e inflação baixa. E é justamente essa compreensão que fará a diferença para os próximos quatros anos”.

Além da organização da campanha unificada, a Fetec SP marcou presença nas comissões de bancos e nas mesas temáticas da Fenaban, cujo resultado foi a constituição de um GT para debater formas de combater a violência nos locais de trabalho.

Por outro lado, a Fetec SP teve influência decisiva contra a privatização da Nossa Caixa. “Nossa luta até aqui foi vitoriosa, pois impediu a venda de subsidiárias do banco paulista. Acredito que nossas ações contra o uso político da instituição frente a uma série de denúncias foram determinantes. Mas temos que ter a ciência de que a questão não está resolvida, frente à reeleição do governo tucano. Isso exigirá manutenção do enfrentamento para garantir a Nossa Caixa como banco público”, destacou o diretor de Bancos Estaduais da Fetec SP, Elias Maalouf.

Os participantes do congresso também apontaram a colaboração da federação cutista na implementação de um importante instrumento de comunicação da classe trabalhadora, a Revista do Brasil, cujo mérito é contar o outro lado da história.

É certo que para esses avanços, a entidade enfrentou dificuldades, como falta de compreensão de algumas lideranças em alguns momentos e até mesmo falta de pessoas com dedicação integral. Esses fatos, no entanto, não se tornaram impedimento para a Fetec SP prosseguir em seu caminho. Muito pelo contrário, reforçaram o aprendizado para atuações futuras, cujos maiores desafios são a manutenção da campanha nacional unificada, a defesa da saúde e a construção do ramo financeiro.

Fonte: Lucimar Cruz Beraldo - Fetec SP

Nenhum comentário: