Páginas

23.4.18

Cassi - Agenda e opinião do Diretor de Saúde (DF, MG, SP)




Olá prezad@s associados e participantes da Cassi e companheir@s de lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores brasileiros.

Estamos em Salvador (BA) para iniciar mais três agendas de apresentação do Relatório Anual da Cassi 2017, que está disponível para os associados no site de nossa Caixa de Assistência. O relatório irá a consulta do corpo social a partir do dia 30 de abril. 

A Diretoria Executiva está visitando os associados em algumas capitais para esclarecer a comunidade sobre os resultados da operadora de autogestão e as ações que estão em andamento para a sustentabilidade e melhoria no atendimento aos usuários. Após Salvador, iremos a Curitiba e Rio de Janeiro. Na semana que passou estivemos em Brasília, Belo Horizonte e São Paulo.

Eu sou o Diretor de Saúde e Rede de Atendimento da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil. Junto com meus colegas de chapa, fomos eleitos em 2014 e estamos terminando o mandato em maio deste ano. Estas são minhas últimas agendas como diretor eleito. É sabido por quem acompanhou o nosso trabalho, lideranças das entidades sindicais e associativas e Conselhos de Usuários, que fizemos um mandato muito transparente e muito próximo às bases sociais.

A estratégia política de fortalecer a participação social, de estar nas bases sociais de todo o país e não só dos grandes centros, de fazer jornadas triplas de trabalho para conseguir estudar a Cassi e o setor, sua história, seus meandros, desafios e pontos fortes, e ao mesmo tempo fazer base e prestar contas foi muito difícil para o ser humano William, porque fiz 4 anos de trabalho ininterrupto, de segunda a domingo. 

Mas valeu a pena do ponto de vista de ter ajudado a criar uma mobilização nacional com unidade em defesa dos associados e da Cassi, ter criado mais pertencimento entre as lideranças, entidades e a Cassi, e criado uma mesa nacional que gerou o Memorando de Entendimentos e as negociações permanentes até dezembro de 2019.

Em todas as apresentações, tenho destacado pontos positivos da Cassi em sua busca por sustentabilidade, lutando por manter os direitos dos associados, pois os principais problemas que a autogestão enfrenta há muitos anos são oriundos do próprio setor de saúde suplementar e do mercado empresarial de venda de "serviços" de saúde, que rentabiliza seus investimentos e obtém lucro a partir dos usuários de planos de saúde.

Cassi DF - Nossa participação na apresentação do Distrito Federal marcou nossa 22ª agenda como Diretor de Saúde no mandato. Nós destacamos que durante nosso período à frente da Diretoria de Saúde e pelo esforço e dedicação da equipe de profissionais da Cassi DF a Estratégia Saúde da Família cresceu o número de cadastrados em 52%, chegando a 14,5 mil participantes. Estamos inaugurando mais uma CliniCassi no Edifício Banco do Brasil, o que será uma experiência interessante para a Cassi, o BB e a comunidade assistida.

Cassi MG - Na apresentação para os mineiros, em Belo Horizonte, destaquei que a Estratégia Saúde da Família (ESF) chegou a 11,6 mil participantes cadastrados. Falamos da importância dos programas de saúde da Cassi, que são essenciais para o modelo de Atenção Primária (APS), de prevenção e promoção, além do acompanhamento dos participantes crônicos. Temos projetos de ampliação do modelo assistencial e MG pode receber o piloto do Núcleo de Atendimento Especializado (NAE), uma CliniCassi com especialidades para ampliar os níveis de atenção à saúde com estrutura própria. Foi minha 8ª agenda na Unidade Cassi mineira.

Cassi SP - Na apresentação para os paulistas, minha terra natal e base onde me formei politicamente, além de destacar alguns números da Unidade Cassi no Estado e suas 14 CliniCassi, o crescimento de 12,5% da ESF durante os últimos 4 anos, chegando a 31,3 mil cadastrados, falei também sobre os riscos que estão em evidência para o futuro da Cassi e dos associados caso as escolhas não sejam pela manutenção da solidariedade no sistema, caso se aumente os custos para os associados e seus dependentes, caso se reduza direitos dos associados como os programas de saúde. Foi minha 36ª e última agenda no Estado como Diretor de Saúde.

É isso! Na próxima matéria, quando abordar as outras três apresentações (BA, PR, RJ), farei um apanhado geral de minhas opiniões a alertas sobre as possibilidades de futuro para a nossa querida Caixa de Assistência.

Um abraço a tod@s!

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014-2018)

Nenhum comentário: