Páginas

23.6.17

Cassi - Fechando semana de gestão na Diretoria de Saúde (DF e AM)



Unidade Cassi AM e CliniCassi Manaus.

Opinião

Olá prezad@s associad@s e participantes da Caixa de Assistência e companheir@s de lutas,

Nesta semana de trabalho, tivemos pautas diversas com nossa participação. Esta sexta-feira foi dia de reunião do Conselho Deliberativo da Cassi. A reunião do CD acabou agora há pouco, quase 20h.

Estivemos em Manaus participando da VIII Conferência de Saúde da Cassi e Conselho de Usuários do Amazonas. Foi a minha quarta ida a trabalho ao Estado. A nossa autogestão em saúde dos trabalhadores tem uma Unidade Administrativa e uma unidade de atendimento à saúde, a CliniCassi, em Manaus. 

Além da questão da dimensão geográfica, a nossa estrutura própria da Cassi AM está localizada em um Estado com características complexas em relação às estruturas de saúde disponíveis no mercado, porque a Cassi é operadora de planos de saúde e compra serviços de saúde no "mercado" - hospitais, clínicas, cooperativas médicas etc - e, com as condições atuais, cada dia fica mais difícil ter rede credenciada em determinadas localidades. 

Diferente do que ocorre com as operadoras que visam lucro e escolhem onde se estabelecer, a Cassi deve atender a participantes aonde o patrocinador Banco do Brasil os colocar para trabalhar (o BB tem 4877 agências, segundo o balanço do 1º trimestre/2017), porque somos o plano de saúde dos funcionários do Banco. A Cassi é um patrimônio do Banco e dos seus trabalhadores da ativa e aposentados. Ambos investem bilhões de reais na autogestão.

Mesmo tendo uma estrutura pequena no Amazonas, a Cassi já tem cadastradas mais de 1200 pessoas na Estratégia Saúde da Família (ESF), de uma população total de participantes de mais de 3.800 pessoas. Nós acolhemos e acompanhamos a saúde de centenas de idosos no Estado através do Programa Plena Idade, bem como cuidamos de centenas de associados através do Gerenciamento de Condições Crônicas (GCC).

Toda vez que fomos ao Estado, nos reunimos com as lideranças locais e com os funcionários da Cassi para levar informações técnicas e políticas sobre a nossa entidade de saúde, e formas de fortalecer a participação social e manutenção dos direitos dos associados. Também aproveitamos para ouvir as demandas, responder dúvidas e construir ideias juntos.

Deixo um agradecimento sincero e fraterno aos funcionários da Cassi AM e às entidades e lideranças que apoiaram na realização do evento de saúde. Agradeço ao pessoal da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento na Sede em Brasília, que tem trabalhado com tanto afinco em defesa da Cassi e dos objetivos de nosso mandato de representação na saúde. Fico até emocionado ao me lembrar do comprometimento das equipes e me cobro mais ainda na dedicação e militância que temos pela saúde dos trabalhadores e pela Cassi.


Amig@s, eu estou com tanta coisa entalada na garganta para registrar e opinar sobre cenário, conjuntura e perspectivas sobre os direitos em saúde de nossos trabalhadores associados da Cassi, que só dou conta de lidar com isso porque acumulei uma experiência grande na luta e representação dos bancários do BB ao longo de quase vinte anos de militância.

Como diz meu amigo e professor Carlindo, do Dieese, a gente tem que fazer cara de paisagem, fazer de conta que é besta, para focar o estratégico que estamos defendendo e deixar o fígado sofrer as consequências.

A Cassi está em risco e os direitos dos associados estão em risco também. A nossa autogestão Cassi precisa ser defendida pelo patrocinador Banco do Brasil perante a ANS e demais órgãos governamentais e de regulação, pelos associados donos em relação ao próprio mercado de saúde, pelos participantes e pelo conjunto de lideranças e entidades em termos unidade para os embates que virão com a chegada da consultoria contratada pelo patrocinador Banco do Brasil.

Acho que vou escrever uns desabafos na semana que vem e registrar alguns alertas sob minha ótica de representante eleito de trabalhadores associados.

Eu estou há 3 anos politizando as discussões sobre saúde e os debates sobre a Cassi. Tenho a certeza e convicção de que nossa contribuição foi importante para o processo histórico de luta pela defesa da Caixa de Assistência e pelos direitos dos associados neste período. Mas o que um eleito enfrenta no dia a dia da Cassi é como um eterno front de batalha, não tem momentos de paz, não tem respiro.

Um bom final de semana a tod@s vocês da classe trabalhadora a qual pertenço. Preciso descansar e olhar pra mim e família no fim de semana.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)

Nenhum comentário: