Páginas

6.5.17

Cassi - Opinião e agenda de gestão do Diretor de Saúde



Agenda de gestão com equipe gestora da Unidade Cassi SP.

Olá prezad@s associados e participantes da Cassi e companheir@s de lutas,

Estamos fechando a nossa semana de trabalho pela Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, a maior autogestão em saúde do País, no modelo de gestão compartilhada entre patrão e trabalhadores, cujo Modelo Assistencial é baseado na Atenção Integral à Saúde, com Atenção Primária (APS) e Estratégia Saúde da Família (ESF).

Nesta quinta e sexta-feira, estivemos em São Paulo, cumprindo agenda de gestão da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento, Diretoria à cargo de um eleito pelos associados e responsável pela coordenação da aplicação das Políticas e Estratégias Assistenciais e pela Organização dos Serviços Próprios da Cassi (Art. 45, §2º, Inciso III do Estatuto Social), as 27 Unidades Administrativas nos Estados e DF e as Unidades de Atendimento à Saúde, as 65 CliniCassi hoje existentes (defendemos a instalação de novas unidades).

Nos reunimos por dois dias com a equipe gestora da Unidade Cassi SP, responsável pelo cuidado de mais de 100 mil participantes e que conta com 14 CliniCassi, e encerramos o encontro de trabalho muito satisfeitos com a avaliação técnica do planejamento estratégico da Unidade e expressamos aqui nosso sentimento de gratidão pelo comprometimento dos trabalhadores da Cassi, um dos maiores patrimônios dos associados da nossa Caixa de Assistência. Eu tenho um grande respeito pelos funcionários da Cassi e sou testemunha do valoroso quadro de profissionais que temos.

Ainda tivemos nesta semana, na Sede da entidade em Brasília, a reunião mensal do Conselho Fiscal da Cassi, composto por representantes eleitos pelos associados e indicados pelo patrocinador Banco do Brasil. E também tivemos uma reunião entre a Cassi, o Banco do Brasil e as entidades representativas dos associados signatárias do Memorando de Entendimentos para prestar contas sobre o Convênio de Cooperação Técnica Cassi e BB. (leia AQUI)


CONFERÊNCIAS DE SAÚDE 2017

A partir da semana que vem começam as Conferências de Saúde da Cassi e Conselhos de Usuários previstas para o ano de 2017. Serão 17 encontros neste ano.

Estaremos no Rio Grande do Norte e em Pernambuco para falar sobre o tema "Cassi: O desafio do Modelo de Atenção Integral à Saúde". Contamos com a participação das comunidades locais nos eventos, que também vão renovar os Conselhos de Usuários para o biênio 2017/19. 

Nós temos demonstrado ao longo de nosso mandato de representação (2014-2018) o quanto somos defensores dos Conselhos de Usuários e apostamos muito no fortalecimento da Participação Social na Cassi. 

Como a Diretoria de Saúde é responsável por promover a realização das atividades dos Conselhos de Usuários, como previsto nas normas da Cassi, traçamos em 2015 e 2016 estratégias solidárias e pedimos apoios das entidades representativas do funcionalismo para realizar as 27 Conferências sem recursos da própria Cassi, que me foram negados à época. Realizamos todas as Conferências num dos períodos mais difíceis da história da Cassi, ou seja, não só nos Estados maiores e com maior visibilidade, mas em TODOS os Estados, e temos isso guardado em nosso coração.

Vamos começar as Conferências de 2017 e o momento é de todos os associados e lideranças acompanharem os debates sobre a Cassi, o Modelo Assistencial e os direitos dos associados. Precisamos dos participantes atentos aos encaminhamentos oriundos do Memorando de Entendimentos, acordo feito com o Banco do Brasil após quase dois anos de lutas unitárias em defesa da Solidariedade e dos direitos em saúde na Cassi. 

Como eleito e como um dos artífices do processo de sair das discussões internas da operadora de autogestão em saúde sobre o déficit em 2014 e buscar os associados e suas entidades representativas para mudar as propostas do patrão, que só oneravam os trabalhadores, e chegarmos a uma proposta que partilhou responsabilidades pela sustentabilidade do Plano de Associados com recursos extraordinários das duas partes - patrão e associados -, AFIRMO a vocês que os direitos históricos conquistados por nós em relação ao modelo assistencial e de custeio, de gestão e cobertura estarão em jogo neste ano de 2017 e sem vocês, associados e participantes, mobilizados e bem informados por nós, que representamos os interesses do Corpo Social, os riscos de perdas serão maiores no processo entre 2017 e 2019, período de definição do futuro da Cassi.

Abraços e bom fim de semana a tod@s!

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)

Nenhum comentário: