Páginas

19.5.17

Cassi - Cuidado Periódico de Saúde (CPS)


(reprodução de matéria)



Protocolo de saúde da Cassi orienta cuidados para todas as fases da vida


A Caixa de Assistência desenvolveu um documento que auxilia os profissionais de saúde das CliniCassi a fazerem as melhores orientações para a saúde dos participantes de todas as faixas etárias e diversas fases da vida.

Chamado de Cuidado Periódico de Saúde (CPS), o documento reúne as melhores práticas de saúde e estabelece orientações adequadas voltadas para prevenção de doenças ou agravos e orientações na promoção da saúde. 


As ações preventivas caminham em uma linha de atenção ao paciente que se inicia antes mesmo do nascimento, por meio de medidas de aconselhamento à gestante, até a velhice. O objetivo é fornecer dados para que os pacientes tenham saúde adequada e qualidade de vida, produzindo bem-estar e não apenas tratando doenças.

Para a psicóloga da Unidade Cassi Goiás, Daniele Pereira e Silva Vilela, “o CPS é um guia completo em saúde que nos estimula a acompanhar as pessoas de forma integral. Particularmente me ajuda muito quando necessito buscar orientações sobre triagem dos transtornos mentais mais incidentes em nossa população”.

O documento aborda orientações englobando temas como: hábitos de vida, aconselhamento, rastreio de doenças, exames e vacinação.

“O material apresenta as melhores escolhas na hora de solicitar os exames, fazer rastreamento e prestar uma assistência voltada para a necessidade de cada paciente, de acordo com a idade e gênero”, avalia a enfermeira da CliniCassi Maringá, Ana Paula Trevizam Kerches Tiessi.

O participante Carlos Augusto Schirmer conta que foi atendido pela enfermeira na CliniCassi Santa Maria e recebeu orientações de como se cuidar. “Nós, os idosos, somos descuidados com os detalhes. Fui informado de alguns detalhes para melhorar o diabetes e colesterol e outras orientações que melhoraram muito a minha qualidade de vida”.

Atualização

O CPS foi criado pela Caixa de Assistência com base em evidências científicas. Isso permitirá que os profissionais da Cassi tenham acesso fácil aos melhores cuidados em saúde, visando contribuir para a qualidade do atendimento clínico e atualização dos profissionais.


Fonte: site da Cassi (10/5/17)


Post Scriptum:

São tantos os desafios que temos ao sermos um representante eleito pelos trabalhadores em entidade de saúde de autogestão, gerida no modelo de governança "paritária", com metade eleita e metade indicada pelo patrão (banco)...

Vou encerrar a semana de trabalho replicando uma matéria informativa de nossa Caixa de Assistência sobre nossos programas e linhas de cuidado, centrais em nosso modelo assistencial baseado na Atenção Integral à Saúde, que na Cassi se dá pela Atenção Primária (APS) e Estratégia Saúde da Família (ESF), através das CliniCassi.

Nos últimos meses, temos conseguido publicar mais matérias de saúde no site de nossa autogestão Cassi. Isso é um avanço importante porque comunicação sobre saúde é fundamental. Nós sempre cobramos melhorias neste setor da Cassi e os associados também cobram. As melhorias estão acontecendo e eu fico feliz por isso e parabenizo a área de Marketing e Comunicação pelo trabalho que vem sendo realizado.

Estou cansado. Tivemos uma semana idêntica às outras. Trabalhamos em 3 turnos todos os dias - manhã, tarde e noite. Foi a semana de reunião do Conselho Deliberativo também. Vamos encerrar a semana de trabalho.

Abraços,

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014-18)

Nenhum comentário: