Páginas

18.11.14

Agenda: Cassi promove evento nacional do Conselho de Usuários


Mesa de abertura: Geraldo ABC, William Mendes, David Salviano,
Fabiano Felix, Regina Fátima e Mirian Fochi. Foto: Cassi.

Conselheiros de Usuários de todo o país no VII Encontro - DF.

Encontro ocorreu nos dias 12 e 13 de novembro em Brasília

Pertencimento e sustentabilidade na Caixa de Assistência foram o foco do VII Encontro Nacional dos Conselhos de Usuários da Cassi, realizado nos dias 12 e 13 de novembro em Brasília.

Estiveram presentes na Capital Federal 52 representantes dos Conselhos de Usuários da Cassi de todas as regiões do País. O objetivo do evento foi promover a discussão e o compartilhamento de ideias e iniciativas realizadas pelos Conselhos, além de palestras e elaboração de trabalhos desenvolvidos por eixos temáticos.

A mesa principal do Encontro foi composta pelos membros da Diretoria Executiva e os representantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. O presidente David Salviano enfatizou a importância do encontro e mencionou os muitos desafios que o sistema de saúde brasileiro precisa enfrentar, realidade em que está inserida a Caixa de Assistência. “São desafios de sustentabilidade, de responsabilidade coletiva e a consciência de que cada um de nós somos parte das quase 900 mil vidas assistidas pela Cassi. Que o fruto desse encontro nos ajude a superar desafios.”

O diretor William Mendes de Oliveira ressaltou em sua participação a importância do pertencimento. “Por sermos todos nós os donos da Cassi, a participação social é fundamental para acertamos mais com as decisões. Iniciativas como esta nos ajudam a construir nortes para fortalecer ainda mais a Caixa de Assistência.”

“Tentar entender melhor como funciona o Plano é um passo para caminhar rumo à sustentabilidade. Todos juntos poderemos manter a Cassi sustentável ao longo do tempo”, considerou a diretora de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes, Mirian Fochi.

O diretor de Administração e Finanças, Geraldo A. B. Correia Júnior, saudou os presentes e lembrou sobre o papel dos conselheiros. “Como síndicos de um condomínio, todos aqui desempenham um importante papel de auxiliar nas resoluções de problemas e dar voz aos participantes.”


Uma Cassi cada vez mais nossa e sustentável

A palestra “Caixa de Assistência: fortalecer o pertencimento em busca da sustentabilidade”, tema central do Encontro, foi conduzido pelo gerente de Saúde, Henio Braga Junior, que abordou o modelo de saúde praticado no Brasil, os desafios do sistema de saúde no século XXI, as características dos sistemas integrados, além de reflexões sobre sustentabilidade e cuidado com a saúde.

Henio, ao final de sua apresentação, ainda alertou sobre dois aspectos importantes que envolvem a saúde. A generalização da prescrição médica e o cuidado ao cuidador. “Atualmente, comportamento é sinônimo de prescrição médica. Sentir-se triste por um fato específico, por exemplo, a priori deve ser entendido como algo comum e natural e não como uma doença”, disse. Outro aspecto importante, segundo o gerente, é cuidar também do promotor do cuidado. “Não podemos nos esquecer de cuidar também do cuidador. O cuidado é amplo, porém deve ser irrestrito e estar presente na vida de todas as pessoas.”.



Fonte: informações Cassi.

Nenhum comentário: