Páginas

7.10.10

Vejamos o que o BB está "prometendo" apresentar (1)


Boletim Pessoal 32 - Mensagem do Diretor (Carlos Neri do BB)

"Colegas,

O Banco do Brasil, em seu compromisso com a transparência e com o diálogo, apresenta a você um breve balanço do que tem sido a Campanha Salarial 2010 e suas perspectivas. É certo que mantemos o mesmo compromisso do ano passado, de levar a vocês uma informação fiel aos acontecimentos da Mesa de Negociação.

Recebida a pauta de reivindicações, o Banco passou a estudá-la e precificá-la, analisando a possibilidade de atendê-la. Tudo isso devidamente acompanhado por entidades controladoras do acionista majoritário.

Já realizamos três rodadas de negociações. Nelas, temos recebido novas solicitações além daquelas que foram apresentadas na pauta, gerando novos estudos e, consequentemente, novas análises e consultas que demandam certo tempo para conclusão.

É importante salientar que o Banco do Brasil já pratica - e mantém em seus normativos ou no Acordo Coletivo de Trabalho específico - grande parte das reivindicações apresentadas à Fenaban. Ou seja, a maior parte dos benefícios que foram levados para discussão naquela Mesa e negados ao movimento sindical bancário já são, portanto, direitos dos funcionários do BB.

Isso é fruto do compromisso do Banco com seu funcionalismo e da busca contínua em garantir uma boa qualidade de vida no trabalho, reconhecendo o esforço de seus funcionários na efetivação da Missão do BB. Não há como negar a liderança do Banco do Brasil no que diz respeito à extensão de benefícios aos seus trabalhadores.

Já sinalizamos à representação dos bancários que pretendemos apresentar proposta concreta a todas as reivindicações econômicas e às consideradas “principais e mais significativas”. O BB entende, ainda, que saúde, segurança e bem-estar dos funcionários são tão importantes quanto remuneração e, por isso, trata todas as demandas com a mesma importância e atenção.

No entanto, é necessário que o corpo funcional não se esqueça do ritmo e do rito da campanha salarial que passa, necessariamente, pela Mesa geral dos bancários, que é a da Fenaban. O acordo existente naquela Mesa impede que qualquer banco possa apresentar, de forma isolada e antecipada, propostas em âmbito econômico ou que possam impactar os debates realizados naquele fórum.

Mesmo assim, o BB não deixa de participar da Mesa Específica, onde aprofunda a discussão de temas de caráter social e sindical. Questões relativas à trava de dois anos nas CABBs, por exemplo, têm sido tratadas, e avanços já foram apresentados aos representantes sindicais. O Banco já sinalizou que pretende apresentar respostas concretas quanto ao PCS, principalmente sobre Piso Salarial e Carreira de Mérito. O Abono Educação também está em estudo. Isso gera, no entanto, impacto remuneratório e precisa esperar o final da Mesa única para ser apresentado."


-----------------------
COMENTÁRIO DO BLOG: assim como já foi cobrado do BB em 2006, quando ele apresentou uma Tabela de Mérito com determinado número de níveis, recordo aqui que o banco não pode situar todos os bancários da empresa no nível M1, ou seja, do zero.


Cada bancário deve ser classificado de acordo com o seu histórico de carreira e deve ser situado no nível M3, M7, M16 etc. É o correto para respeitar o esforço e dedicação que cada colega já fez na empresa.

Também é fundamental haver incorporação anual de parte das comissões exercidas pelos colegas, de maneira a que ninguém caia da noite para o dia de uma remuneração já conquistada na carreira comissionada para o piso novamente e fique sem condições de manutenção de suas contas pessoais.
-----------------------


"Por tudo isso, a afirmação de que “o BB não apresenta uma proposta global aos seus empregados que, por isso, podem entrar em greve” é injusta para com o Banco do Brasil. A Empresa não apresentou proposta global porque a dinâmica da Mesa da Fenaban não permite fazer isso. O próprio movimento sindical afirma ter razões históricas para querer o BB na Mesa da Fenaban. Como pode, então, cobrar do Banco uma proposta global antes do encerramento daquela Mesa?"


------------------------
COMENTÁRIO DO BLOG: não é correto o BB se fazer de inocente nestas belas palavras acima. O BB pode e deve apresentar propostas da pauta específica a qualquer momento! Pode apresentar de janeiro a dezembro qualquer proposta que dialogue com as reivindicações dos funcionários do BB, senão de nada adiantaria ele - banco - dizer que preza e valoriza a mesa de negociação específica. Não é bom tentar enganar os trabalhadores com discursos retóricos.
------------------------


"O BB entende que a greve é um instrumento usado pelos trabalhadores quando o diálogo não se faz presente ou quando ocorre uma possível intransigência patronal. Nada disso ocorre conosco. O Banco vem apresentando sempre maiores e mais abrangentes benefícios aos seus funcionários, em comparação à concorrência."

-------------------------
COMENTÁRIO DO BLOG: pergunto ao banco onde está o respeito aos compromissos assumidos com os funcionários em relação ao plano odontológico não apresentado há mais de 2 anos? E o PCCS, então? Diálogo se faz com o cumprimento dos compromissos assumidos.
-------------------------


"O desejo do Banco, portanto, não poderia ser outro que não a confiança do seu corpo funcional no diálogo que se mantém aberto e franco. Não precisamos apostar em conflito como forma de solução de pendências. O diálogo, o respeito e a transparência são marcas efetivas desta gestão e podem ter a certeza de que a nossa disposição para o entendimento é enorme. Estamos disponíveis a fazer o debate, sempre que a representação dos empregados assim solicitar.

Para finalizar, queremos convidar o quadro funcional a fazer reflexões, nesse importante momento, sobre o comportamento adotado pela Empresa ao longo do ano, em suas Mesas Temáticas e Permanentes. Nelas, aconteceram variados avanços que se somam às conquistas da campanha salarial em favor do conjunto do funcionalismo do Banco.

Desejamos também que o funcionalismo possa refletir, de forma livre e democrática, sobre o procedimento do Banco nos processos negociais ao longo dos últimos anos e que consiga reconhecer o comportamento respeitoso vigente. Isto feito, acreditamos na possibilidade de chegarmos a mais um acordo importante para o Banco e seus funcionários.

Carlos Eduardo Leal Neri
Diretor de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas "


COMENTÁRIO DO BLOG: eu espero que nenhum(a) trabalhador(a) seja perseguido(a) ou preterido(a) a concorrências e carreira por participar da greve da categoria "de forma livre e democrática" como a empresa nos diz. Caso contrário, denunciaremos que o banco não cumpre sequer aquilo que escreve, fala e noticia por aí.

William Mendes


Fonte: portal de negociação coletiva do BB

Nenhum comentário: