Páginas

3.10.10

Bancários estão vencendo a guerra contra os Interditos Proibitórios



Guerra de liminares marca greve dos bancários

Sindicato derruba interdito no Bradesco e uso de helicópteros pelo HSBC


A greve dos bancários em Curitiba e região metropolitana se transformou em uma guerra de liminares da Justiça. Na sexta-feira (1°) o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região conseguiu uma liminar em mandado de segurança derrubando o interdito proibitório para as agências do Bradesco. No seu despacho, o desembargador do trabalho Dirceu Pinto Junior considerou que a concessão do interdito ao Bradesco “implica evidente restrição ao direito de greve”. As agências do Bradesco conseguiram o interdito no segundo dia de greve (quinta - 30) e reabriram as agências. "Na segunda-feira (4), vamos fazer um trabalho de conscientização com os bancários do Bradesco para que eles não entrem para trabalhar. A própria Justiça reconheceu nosso direito de greve", disse o presidente do Sindicato dos Bancários, Otávio Dias, em entrevista à Banda B.

Também nesta sexta-feira (1°), o sindicato conseguiu uma liminar que proíbe o HSBC de usar helicópteros para transportar os trabalhadores até o Centro Administrativo do Xaxim. O transporte aéreo, a um custo de R$ 4,5 mil por voo, vinha sendo feito desde o primeiro dia de greve para furar o bloqueio dos grevistas em frente à unidade. A decisão da 16.ª Vara da Justiça do Trabalho considerou que os voos vinham causando transtornos à população e também riscos aos funcionários do banco em razão dos fogos de artifício que vinham sendo disparados em direção às aeronaves.

Ao mesmo tempo, o HSBC conseguiu um interdito proibitório para impedir a realização de piquetes em frente as agências da rede. Segundo Otávio Dias, na segunda-feira, o sindicato não vai fazer piquetes, mas nada impede o trabalho de convencimento dos bancários. "O piquete está proibido e vamos obedecer; ou seja, nenhum bancário será impedido de entrar nas agências do HSBC, mas nada impede o trabalho de convencimento que outros bancários deverão fazer para aumentar a adesão à greve", esclareceu.

Sexta-feira, terceiro dia da greve, 275 das 446 agências de Curitiba e região terminaram a semana fechadas, segundo o sindicato, o que representa a adesão de 82% da categoria. No Paraná, estima-se que o número de bancários em greve ultrapasse os 20 mil a partir de segunda-feira com 510 agências fechadas - uma adesão de cerca de 80%. O serviço de autoatendimento nos caixas eletrônicos permanece funcionando normalmente. As informações são do Portal da Banda B.


Fonte: Bem Paraná

Nenhum comentário: