Páginas

12.7.10

Segunda, 12 de julho - Agenda na Contraf-CUT

Dia de trabalho na Contraf-CUT em SP. (trabalhei até as 21h)

3 comentários:

William Mendes disse...

Reprodução de matéria do site da Cassi sobre diabetes no mundo.

Casos de diabetes devem crescer 65% em 20 anos
Publicado em: 09/07/2010

O número de diabéticos deve aumentar em 65% na América Latina em 20 anos. O alerta foi dado no Diabetes Summit for Latin America, evento que começou nesta quarta-feira, dia 30 de junho, em Salvador. A estimativa é de que cheguem a 30 milhões o total de casos latino-americanos nas próximas duas décadas, e que aumente de 285 milhões para 438 milhões o número de pessoas com a doença no mundo.

O Brasil está entre os 10 países do planeta com maior percentual de diabéticos: 6,4% da população. “As pessoas estão cada vez menos ativas, passam cada vez mais tempo no computador e na TV, portanto gastam menos calorias. Em paralelo, o consumo calórico só aumenta, à medida que a alimentação saudável fica mais cara e os itens ricos em gordura e açúcar, cada vez mais baratos”, explica o presidente do conselho de administração da Fundação Mundial de Diabetes (World Diabetes Foundation – WDF), realizadora do evento, Pierre Lefébvre.

Fazer frente à propaganda da indústria alimentícia e à sedução exercida pelo computador e pela televisão, que estimulam o sedentarismo não é tarefa fácil. Mas é possível, diz Lefébvre. Ele se baseia nas campanhas antitabagismo, que geraram ações governamentais como a restrição ao fumo em locais públicos, para acreditar no sucesso de ação semelhante para o combate à diabetes.

Além das complicações geradas pela própria doença, a diabetes favorece o surgimento de várias outras enfermidades, especialmente as infecciosas. “O risco de ter tuberculose aumenta até três vezes entre diabéticos”, diz Anil Kapur, médico e diretor da WDF. Segundo ele, muitos pacientes não sabem que têm diabetes até receber o diagnóstico de tuberculose.

-----------------------

William Mendes disse...

Reprodução de matéria do site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, de 15/4/21, referente ao Dia Mundial do Diabetes de novembro de 2020

"Números do diabetes no mundo

Neste 14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes – a International Diabetes Federation divulgou novos números que destacam o crescimento alarmante na prevalência de diabetes. Os dados da 9ª edição do Atlas de Diabetes da IDF mostram que existem 463 milhões de adultos com diabetes em todo o mundo.

A prevalência global de diabetes atingiu 9,3%, com mais da metade (50,1%) dos adultos não diagnosticados, com o diabetes tipo 2 sendo responsável por cerca de 90% de todas as pessoas com diabetes.

Estes resultados são importantes para mostrar que muita coisa precisa ser feita para reduzir o impacto do diabetes. As evidências sugerem que o diabetes tipo 2, muitas vezes, pode ser prevenido, enquanto o diagnóstico precoce e o acesso a cuidados adequados para todos os tipos de diabetes podem evitar ou retardar complicações em pessoas que vivem com a doença.

Outras descobertas importantes do Atlas de Diabetes da IDF 9ª Edição incluem:

– A previsão é que o número total de pessoas com diabetes aumente para 578 milhões em 2030 e para 700 milhões em 2045.

– 374 milhões de adultos têm intolerância à glicose, colocando-os em alto risco de desenvolver diabetes tipo 2.

– O diabetes foi responsável por cerca de US $ 760 bilhões em gastos com saúde em 2019.

– O diabetes está entre as 10 principais causas de morte, com quase metade ocorrendo em pessoas com menos de 60 anos.

– Um em cada seis nascidos vivos é afetado por hiperglicemia na gravidez."

-----------------------------

William Mendes disse...

Comentário do blog ao comparar as duas matérias, a da Cassi de 2010 com previsões de diabetes para 2030 e a da Soc. Bras. End. e Metabologia, com os dados de 2020, ou seja, uma década depois e não duas:

Os estudos apontavam que a diabetes chegaria a 438 milhões de pessoas em 2030 e de forma impressionante uma década depois o mundo já tem 463 milhões de vítimas dessa doença, prevendo agora 578 milhões para 2030.

Chocante! Enquanto isso, no Brasil e na Cassi assistimos à destruição do SUS e das políticas de Medicina de Família e Comunidade e a Estratégia Saúde da Família é desmontada pela direção da autogestão em 2021...

As coisas vão piorar muito se nada for revertido e a tendência mudar completamente.

William Mendes (23/8/21)