"A formação política e sindical é estratégica para a classe trabalhadora. É a partir da formação que podemos disputar corações e mentes na luta pela hegemonia da sociedade e de todas as suas estruturas. É preciso um grande esforço na Cassi e da Cassi em informar e formar as novas gerações de trabalhadores do Banco do Brasil para a compreensão de que a Cassi não é um plano de saúde como os que estão aí no mercado, que visam lucro. A Cassi não trata as pessoas como clientes, a Cassi não é o Bradesco Saúde nem a Unimed. A Cassi é dos trabalhadores, em gestão compartilhada com o nosso patrocinador Banco do Brasil, e cada associado deve viver e participar do cuidado da nossa Cassi. É necessário fortalecer os conselhos de usuários, é preciso que os sindicatos e demais entidades do funcionalismo estejam no dia a dia da Cassi, sendo um ponto de contato e de organização dos associados nos mais diversos pontos do país." (William Mendes, discurso de posse como diretor de saúde, em 02/06/14, em Brasília - DF)
Esse recorte da mensagem passada pelo diretor de saúde da CASSI aos participantes do evento do início de gestão de junho de 2014 a maio de 2018 está em sintonia com o primeiro artigo do Estatuto da CASSI, que citei no capítulo anterior dessas memórias.
A autogestão em saúde CASSI é uma sociedade civil e pessoa jurídica de direito privado, é uma instituição de assistência social e sem fins lucrativos. Esse foi o desejo e o legado de nossos colegas do Banco do Brasil quando criaram a Caixa de Assistência em 1944.
Por isso a nossa autogestão não é o Bradesco Saúde nem a Unimed, por isso podemos dizer "nossa" quando falamos da CASSI. Por isso é necessário dar informação e formação para o conjunto dos grupos de interesse do sistema CASSI, os chamados stakeholders.
É por ser Caixa de Assistência e não plano de saúde de mercado que a informação correta sobre direitos e deveres de cada associado e associada deve ser conhecida, sobre a melhor forma de se acessar o direito em saúde e de se resolver as demandas de cada participante.
Foi com base na compreensão do que era a CASSI que definimos o planejamento estratégico para a Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento e seu diretor.
Caberia a mim essa relação direta com os diversos grupos de interesse em torno da CASSI, principalmente aqueles que representavam os associados e participantes do sistema de saúde da Caixa de Assistência.
William Mendes

Nenhum comentário:
Postar um comentário