Blog de William Mendes, ex-dirigente sindical bancário e ex-diretor eleito de saúde da Caixa de Assistência dos funcionários do Banco do Brasil
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28.12.17
Balanço do mandato na Diretoria de Saúde da Cassi (II)
Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento atuou para fortalecer a Cassi na Região Norte do país
Olá prezad@s associados e companheir@s de lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores.
Ao fazer um balanço de nossa atuação na Diretoria que é responsável pelo modelo assistencial (APS/ESF) da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil e também responsável pelas unidades próprias (administrativas e assistenciais) nas regiões do país, achei interessante começar por uma retrospectiva de nosso trabalho junto aos Estados do Norte.
A região Norte é a de maior extensão geográfica do Brasil, cobre 45% do território nacional, tem mais de 17 milhões de habitantes, e tem o segundo menor IDH do país, superando apenas o do Nordeste. Isso já sinaliza questões básicas: há carência de estruturas sociais como saneamento básico, vias de deslocamento, e... carência de rede hospitalar e de profissionais de saúde. É composta pelos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. (IBGE/Wikipedia)
A Cassi está presente em todas as capitais da região Norte, onde temos uma unidade administrativa e uma unidade de atendimento à saúde, nossa CliniCassi. A comunidade Banco do Brasil e Cassi tem mais de 25 mil associados na região Norte. A promoção de saúde e prevenção de doenças, através da Atenção Primária à Saúde (APS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) é fundamental na região para os participantes da ativa e aposentados e seus familiares. Mesmo com todas as dificuldades geográficas e estruturais, a Cassi tem mais de 9.700 participantes cuidados na Estratégia Saúde da Família. Sem esse acompanhamento, as condições de saúde da população e as despesas básicas seriam bastante agravadas pelo uso inadequado da rede prestadora.
A Caixa de Assistência é autogestão, é entidade de saúde de trabalhadores, organizada em modelo de custeio mutualista intergeracional e solidário, e sempre esclareço aos usuários e intervenientes do sistema de saúde Cassi essas premissas do que somos. A Cassi é especial e diferente de outras operadoras de saúde do mercado privado. Nosso foco é cuidar de pessoas e não obter lucro com negócios de saúde/doença. Nós vamos aonde estão os trabalhadores da ativa e aposentados do Banco do Brasil. Isso já traz consequência na sustentabilidade e no equilíbrio econômico-financeiro da operadora.
Ouvir a base, prestar contas e explicar como as coisas são na área da saúde suplementar é papel de um diretor eleito
Como gestor eleito pelos associados da Cassi, tive como premissa não me afastar das bases sociais que represento, além de formalmente ser o gestor das unidades Cassi no país. Também sou da Diretoria vinculada à relação com os Conselhos de Usuários, que existem a partir das unidades estaduais. Logo que cheguei à gestão em junho de 2014, defini como estratégico fortalecer a participação social, através de uma agenda permanente junto aos sindicatos, entidades associativas, Conselhos de Usuários e unidades do Banco do Brasil. A Cassi era uma desconhecida de seu público e lideranças e eu tinha que atuar para mudar essa realidade.
Essa definição de trabalho na gestão me trouxe alegrias e dificuldades. Para um dirigente com minha formação política, nada é mais gratificante que estar junto aos associados e usuários, junto às lideranças e entidades, e junto aos funcionários das unidades que administro. Acredito que tod@s perceberam que atuei de forma republicana com todas as entidades e representações dos participantes.
Por outro lado, para ter feito um mandato junto às bases, foi necessário trabalhar ao longo dos 4 anos em jornadas triplas - manhã, tarde, noite -, porque as demandas na sede já são gigantes e exigem muito estudo, leituras e debates. Só atuando em tempo integral o mês todo foi possível conciliar a presença nas unidades e o conhecimento que adquiri estudando muito a Cassi e tudo relativo à gestão em saúde. (alguns adversários políticos e burocratas tentaram dizer que o diretor só trabalha em dia de reunião de diretoria... é lamentável, mas faz parte da democracia)
Enfim, apresento abaixo um resumo de nossa presença nesses 4 anos junto aos participantes e unidades Cassi nos Estados do Norte. Sempre que possível, estivemos com os Conselhos de Usuários, visitamos as entidades representativas como sindicatos, entidades de aposentados, visitamos órgãos do Banco do Brasil como Super e Gepes, falamos com os Sesmt, e sempre fizemos reuniões de gestão com os funcionários da Cassi, para mostrar dados, orientar, ouvir etc. Aliás, foi o que mais fizemos nesse trabalho: prestar contas, ouvir reclamações, sugestões e propostas, esclarecer e pedir apoio ao modelo assistencial e mobilização em defesa da Cassi e dos associados.
CASSI ACRE - 3 agendas de gestão
2015 - Estivemos no Estado para a Conferência de Saúde, e agendas com o BB, entidades, Conselho de Usuários e reunião com funcionários.
2016 - Cumprimos agenda da Diretoria de Saúde em buscar parcerias para fortalecer a Cassi junto à comunidade local. Visitamos o Banco, o Conselho de Usuários e fizemos reunião de gestão.
2017 - Estivemos na Conferência de Saúde, e cumprimos agendas para fortalecer a participação social e o modelo assistencial APS/ESF.
CASSI AMAPÁ - 3 agendas de gestão
2015 - Contribuímos para a instalação do Conselho de Usuários e a 1ª Conferência de Saúde do Estado.
2016 - Cumprimos agenda da Diretoria de Saúde em fortalecer a ESF e a utilização da Cassi pelos participantes do Estado. Visitamos entidades e lideranças, o Banco e fizemos reunião de gestão.
2017 - Além da participação na Conferência de Saúde, também cumprimos agenda de fortalecimento da relação Cassi e comunidade local.
CASSI RORAIMA - 4 agendas de gestão
2015 - Participamos da Conferência de Saúde.
2015 - No final daquele ano, voltamos à Unidade para agenda de gestão. Após processo seletivo para gestores de unidades, em nível nacional, feito entre 2014/15, estávamos atuando na melhoria de gestão das unidades.
2016 - Cumprimos agenda da Diretoria em fortalecer a relação da Cassi com os órgãos do Banco do Brasil e com as representações da comunidade no Estado.
2017 - Além da Conferência de Saúde, fizemos reuniões com o Conselho de Usuários, Banco, Sindicato.
CASSI AMAZONAS - 4 agendas de gestão
2015 - Participação na Conferência de Saúde
2015 - Voltamos ao Estado para agenda de gestão, com nova gerência e fortalecimento das relações com a comunidade BB e Cassi.
2016 - Foi o ano em que o planejamento de nossa Diretoria era fortalecer a relação com o Banco do Brasil nos Estados, até porque temos convênios com o patrocinador como, por exemplo, de saúde ocupacional. Em todos os Estados, essa agenda foi muito positiva para todos.
2017 - Participação na Conferência de Saúde
CASSI RONDÔNIA - 3 agendas de gestão
2014 - Contribuímos para a reinstalação do Conselho de Usuários da Cassi no Estado. O desejo e apoio da Diretoria de Saúde e com a bela participação de lideranças de Rondônia e Amapá, e dos funcionários da Cassi, conseguimos em 2014 completar 100% de Conselhos de Usuários no Brasil, nos 26 Estados e DF.
2016 - Realizamos a agenda de parcerias Cassi e Banco do Brasil nos Estados, um planejamento da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento para aquele ano. Também tivemos o início de nova gerência na Unidade.
2016 - Voltamos no segundo semestre ao Estado para a Conferência de Saúde.
CASSI PARÁ - 2 agendas de gestão
2014 - Estivemos no Estado para a Conferência de Saúde da Cassi e Conselho de Usuários. Naqueles primeiros meses de mandato, eu fiz um esforço grande para ir a todas as Conferências e consegui participar de 9 das 10 que ocorreram naquele ano.
2016 - Além da participação na Conferência de Saúde, fizemos uma agenda muito positiva de visitas às entidades e lideranças locais. Fomos ao Sindicato, ao Banco, AAFBB, nos reunimos com o Conselho de Usuários e fizemos reunião de gestão com funcionários.
CASSI TOCANTINS - 2 agendas de gestão
2015 - Estivemos em agenda de gestão na Unidade, com posse de nova gerência e fortalecimento das relações com lideranças locais da comunidade Banco do Brasil.
2016 - Estivemos na Conferência de Saúde e cumprimos uma agenda de fortalecimento da Cassi junto ao Banco, nas parcerias de saúde ocupacional e apoio à ESF. Nos reunimos com o Conselho de Usuários e reunião de gestão na Unidade.
Agenda fortaleceu a Cassi, a participação social e a relação com a comunidade do Norte
Neste período entre 2014 e 2017, fizemos um grande esforço em estar na região de maior extensão geográfica do país. Juro que foi difícil, mas foi muito gratificante. Valeu a pena conhecer as pessoas, as dificuldades reais que a comunidade BB enfrenta no dia a dia e, como gestor, foi fundamental para me dar subsídios na defesa das unidades e dos associados nas discussões na sede em Brasília.
Com todas as dificuldades que enfrentamos, tivemos humildade e firmeza nos propósitos. Quando começamos o nosso trabalho de representação na Cassi, tivemos que superar algumas desconfianças de forças políticas que não nos conhecia, mas fico feliz de ter hoje uma relação de muito respeito com todas as lideranças de cada Estado onde a Cassi está.
Sem o apoio de entidades representativas, eu não teria conseguido ir 21 vezes às unidades do Norte para realizar da melhor forma o nosso trabalho de gestor de saúde eleito pelos associados da Cassi. Foram 13 Conferências de Saúde, Agenda de Parcerias nos 7 Estados, 11 reuniões com os Conselhos de Usuários. Diversas oportunidades de falar da Cassi e da ESF e da promoção e prevenção.
Várias foram as maneiras de cumprir nossa agenda de defesa e fortalecimento da Cassi e dos associados nos Estados. Nos momentos mais difíceis, fui por conta própria, e fiz isso porque a Cassi e os direitos dos associados se transformaram em uma causa, em uma militância para mim. Enfim, o intuito sempre foi o de tratar a região Norte exatamente como as demais regiões do país.
É isso, esse é um breve balanço de nossa gestão em relação às unidades Cassi na região Norte do país.
Peço aos participantes que nos leram que compartilhem nosso balanço, se possível. Estou fazendo esse trabalho porque acredito que nós todos - equipe Cassi, Banco do Brasil, associados, participantes e entidades representativas - conseguimos superar grandes dificuldades nesse período, inclusive do mercado e da crise brasileira. Todos ganharam com isso. A Cassi é um imenso patrimônio da comunidade Banco do Brasil.
Abraços a tod@s,
William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)
Post Scriptum:
Ler AQUI o texto I do Balanço do mandato.
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