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18.8.17

Prestando Contas Cassi - Agenda e opinião do Diretor de Saúde (eleito)



Caderno com os 36 Boletins Prestando Contas. Conhecimento
de gestão em saúde partilhado com a comunidade BB.
Agradeço ao Sindicato de Brasília pela confecção.

Olá prezad@s associados e participantes Cassi e companheir@s de lutas,

Estamos encerrando mais uma semana de trabalho em nossa Caixa de Assistência dos funcionários do Banco do Brasil, a maior autogestão em saúde do País.

Esta sexta-feira foi dia de reunião do Conselho Deliberativo aqui na sede da Cassi em Brasília.

Nesta semana estivemos em Boa Vista, Roraima, cumprindo agenda de gestão de nossa Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento, área responsável pelas políticas e programas de saúde da Cassi, pelo modelo assistencial de Atenção Integral à Saúde, modelo organizado a partir da Atenção Primária (APS) e Estratégia Saúde da Família (ESF).

A Cassi tem uma estrutura própria de gestão em saúde - as Unidades Administrativas nos Estados/DF e as unidades de atendimento primário em saúde, as CliniCassi. Mas todos os atendimentos restantes, dos demais níveis de atenção, são contratados no mercado, na rede prestadora, e essa necessidade tem dificultado muito a vida das operadoras de saúde, sobretudo as de autogestão.

Nossa Diretoria também é responsável pela relação com os Conselhos de Usuários, que se organizam a partir das unidades estaduais da Cassi.

A Cassi também tem uma Central de Atendimento telefônico e uma Central de Pagamento próprias, além de estruturas administrativas na sede em Brasília. Essas áreas são de responsabilidade de outras diretorias.

Na agenda em Roraima foi possível fazer reuniões de trabalho com os funcionários da Cassi, enfatizando a gestão em saúde no Estado, e fizemos também reuniões de parcerias com a comunidade BB local - visitamos a Superintendência do Banco do Brasil. A Conferência se realizou no auditório do Sindicato dos Bancários. Contamos com a participação de dezenas de bancários e associados no evento. Eu agradeço muito o apoio que tivemos na convocação e realização da Conferência.

Reunião de trabalho e gestão na Unidade Cassi Roraima.

Nosso mandato vem cumprindo um compromisso que assumimos com os associados e com as entidades representativas que nos apoiaram para chegarmos à gestão da Cassi: melhorar o nível de informações e a comunicação sobre a Cassi, sobre as questões afetas à saúde e às autogestões e prestar contas de nossa atuação.

Nós criamos o boletim Prestando Contas Cassi desde o primeiro mês de mandato e a cada mês nos esforçamos para trazer ao conjunto dos associados, entidades e lideranças, um boletim com conteúdo técnico e (in)formativo. Os boletins são fruto de muitos estudos que a área de saúde da Cassi vem produzindo.

Nas nossas visitas de trabalho nas bases da Cassi que administramos, tenho deixado um caderno com todos os boletins para os Conselhos de Usuários como contribuição e por gratidão ao valoroso trabalho de voluntariado que os conselheir@s realizam para a Cassi e para a comunidade BB.

Agradeço ao Sindicato dos Bancários de Brasília que imprimiu os cadernos com os boletins que temos disponibilizado para os Conselhos.

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Opinião

Prezad@s associados e lideranças de lutas pela saúde dos trabalhadores, as dificuldades que a classe trabalhadora enfrenta são enormes, as crises que vivemos são imensas, mas temos coisas boas a serem enaltecidas em nossas batalhas por um mundo melhor, por uma vida mais digna e justa. A nossa Cassi é uma dessas coisas boas. 

Nossa autogestão acolhe e atende cerca de 700 mil vidas, numa lógica inversa ao do mercado de saúde, que visa lucro com as doenças, com a venda de serviços de saúde. Nós fazemos promoção de saúde, prevenção de doenças, reabilitamos e recuperamos as condições de saúde de nossa população assistida. E fazemos muito com os recursos que temos. Tenho muitos estudos inéditos na Cassi que comprovam a eficiência de nosso modelo assistencial e a eficiência no uso dos recursos dos associados.

As maiores dificuldades que a Cassi enfrenta são oriundas de fatores externos, que têm pouca gestão por parte da nossa operadora que compra serviços de saúde em um mercado muito "complexo" (para não dizer outra coisa). A judicialização no setor tem destruído as finanças e o equilíbrio econômico-financeiro das operadoras. Outras questões afetam o setor como fraudes de fornecimento de OPMEs, alto custo dos medicamentos etc.

Muita coisa boa vem acontecendo na vida de nossa Cassi, até mesmo o fato de estarmos superando uma crise após a outra, porque elas são oriundas, em sua maioria, do setor saúde, e nós estamos mantendo os direitos em saúde dos mais de 170 mil associados, o que não é pouca coisa.

Lembrem-se: antes de reclamar na justiça ou na ANS sobre alguma demanda em saúde, procurem os canais de relacionamento da Cassi, porque todos ganham na busca administrativa de soluções, o participante e a nossa Caixa de Assistência.

Desejo a tod@s um bom fim de semana,

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)

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