Páginas

17.3.17

Planejamento Estratégico e Atitude como base de nosso mandato na Cassi




"Princípios Básicos e Valores


A Cassi identificou e ratificou os princípios e os valores, como a responsabilidade, a cooperação, o respeito, a justiça, a confiança, a transparência, a imparcialidade e a civilidade, que devem reger cada relação, interna ou externa, de maneira a fundamentar suas proposições e estratégias para inspirar e manter a confiança e a credibilidade perante seu propósito e seus públicos.

Os funcionários da Cassi devem conduzir suas atitudes baseados neste Código, tornando-se condutores da ética e principais responsáveis pela sua disseminação e assimilação. Os usuários, prestadores de serviços de saúde, parceiros, associações, mídia e a sociedade, em geral, são também estimulados, através do exemplo dado pela Cassi, a adotarem princípios que se baseiam, incondicionalmente, na transparência, justiça, respeito, igualdade e equidade..." (Código de Ética da Cassi, disponível no site da entidade)


Olá prezad@s associados, participantes e companheir@s de lutas,

Inicio aqui a minha postagem 482ª como Diretor eleito de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi, maior autogestão em saúde do País, gerida em modelo compartilhado entre eleitos pelos associados e indicados pelo patrão, o Banco do Brasil S.A.

Nesta semana, tivemos na Direção da Cassi uma oficina de Planejamento Estratégico, que avalio como uma oficina exitosa porque foi marcada pela busca de consensos na ratificação da Missão, dos Princípios e Visão de Futuro da Caixa de Assistência e pela atualização das Expectativas e Objetivos Estratégicos para os próximos anos.

Dois vídeos curtos, disponíveis na rede mundial de computadores, foram utilizados em cada período, manhã e tarde. Eu gostei dos vídeos e reproduzo eles aqui na postagem.


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO




Eu via a Cassi como uma desconhecida da Comunidade Banco do Brasil, inclusive em uma parcela das lideranças dos associados e participantes e suas entidades de representação. Às vezes, a Cassi leva má fama ou é responsabilizada por questões externas a ela, e quanto mais informação aos usuários do sistema de serviços de saúde Cassi, melhor perspectiva de pertencimento e atuação nos problemas.

Neste período de exercício de mandato em nome dos associados da Cassi, foram 88 postagens em 2014, 208 em 2015, 161 em 2016 e 24 neste ano de 2017. A ampla maioria das postagens trataram de temas afetos à saúde; ao modelo assistencial da Cassi, incluindo Estratégia Saúde da Cassi (ESF), Atenção Primária e CliniCassi; aos direitos dos associados, entendendo direitos de forma ampla, ou seja, direitos no custeio, nas coberturas, na gestão compartilhada; direitos sociais, políticos e trabalhistas dos associados e participantes da Cassi e direitos à informação e prestação de contas de um representante eleito. Eu informo, presto contas e opino sobre questões diversas e apresento textos que acho importantes para os leitores.

Além das postagens neste Blog desde junho de 2014, fizemos até o momento 31 boletins - Prestando Contas Cassi -, cuja edição 32 sairá na próxima semana. Os boletins têm como públicos destinatários, além dos próprios associados, as lideranças e as entidades representativas dos associados e participantes da Cassi e trabalhadores bancários e da comunidade Banco do Brasil. Era um compromisso de transparência e melhoria no conhecimento sobre a Cassi que tracei para o mandato e vamos cumprir até o último mês, em maio de 2018.

O vídeo com o garotinho sobre planejamento estratégico é bem interessante. Quando cheguei à gestão desta autogestão, tinha como uma meta, um objetivo de mandato na Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento, tornar a Cassi mais conhecida de seu próprio dono, os associados, fortalecendo a informação sobre o Modelo de Atenção Integral à Saúde, a ESF, as CliniCassi, a Atenção Primária, a promoção de saúde e prevenção de doenças, o custeio mutualista solidário intergeracional, e outros eixos fundantes desta Caixa de Assistência, como a participação social, tão bem expressa através dos Conselhos de Usuários da Cassi. Eu tenho a leveza de espírito e a consciência de que persigo esses objetivos e meu planejamento é seguido diuturnamente para que o público Cassi conheça mais a entidade e tenha pertencimento. Meu dia a dia de mandato comprova isso.


ATITUDE É TUDO - MOTIVAÇÃO



Este segundo vídeo que vimos do garotinho é muito legal. 

Estamos na parte final de nosso mandato na Cassi, e o Diretor de Saúde e Rede de Atendimento, responsável pela estrutura própria administrativa nos Estados/DF e de atendimento à saúde - CliniCassi - passou a maior parte da gestão sem um orçamento em que tivesse participado da construção dele, defendendo o ponto de vista nos recursos para investimentos nas áreas afetas à saúde do sistema de serviços de saúde da Cassi.

Não tive recurso sequer para exercer questões básicas de minha área. Da mesma forma que o garotinho do vídeo, não ficamos parados esperando algo acontecer. Nós tivemos participação ativa para mobilizar o movimento sindical e associativo em não aceitar teses prontas de que o déficit do Plano de Associados da Cassi deveria ser arcado somente pelos associados, aumentando mensalidades e cortando direitos, como proposto internamente em 2014 e através do Fundo excluindo a responsabilidade do Banco com os aposentados no Plano e sem participação do patrão-patrocinador no déficit (2015), e avançamos para uma proposta (set/2016) com contribuições das duas partes na busca de equilíbrio e sustentabilidade do plano de saúde dos trabalhadores, sem perda de direitos.

Também tivemos atitude quando nossa Diretoria, que é responsável por incentivar e apoiar as Conferências de Saúde e os Conselhos de Usuários, não teve disponibilizados recursos para a realização desses fóruns de voluntariado e participação social. Como fez o menininho, jogamos a mochila no chão e fomos atrás de apoios para tirar a trave ou as árvores do caminho e fizemos 27 Conferências de Saúde em 2015 e 2016, com o apoio das entidades representativas e com meus próprios recursos. Também fizemos trabalho de gestão nas unidades administrativas e CliniCassi, que sou responsável, e buscamos cooperação e parcerias nos Estados/DF (o Brasil é continental!), atuando para trazer mais confiança na Cassi e me esforçando para cumprir o que diz nosso Código de Ética, me balizando pela transparência e ética na representação dos associados.

Os vídeos são muito bonitos. Em geral, os públicos que os veem como inspiradores e motivacionais se emocionam com eles, mas a realidade às vezes é diferente. Parece que o esforço que fiz e continuo fazendo para ser um diretor eleito prestando contas aos associados que representamos é algo ruim, fora do padrão (alguns não estavam acostumados). 

Enfim, o padrão de não ir à base social que representa, para prestar contas, nunca foi o meu padrão, e não pretendo me tornar um burocrata. Não importa o que inventem para tentar cercear o meu direito de representar, prestar contas e estar ao lado dos associados e suas entidades representativas, como já aconteceu ao longo de nosso mandato, com as árvores que tivemos que tirar do caminho (com diversos apoios solidários).

Fica aqui a minha declaração de princípios, que guarda coerência com o Código de Ética da Cassi e com os Princípios da entidade (ambos disponíveis no site), e assim será enquanto for gestor eleito para representar os associados desta autogestão em saúde. 

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário