Páginas

30.11.15

Opinião do Diretor de Saúde e agenda da semana (DF, RJ, SP)



(atualizada em 05/12 às 0:25h)




"Para ir rápido, vá sozinho. Para ir longe, vá em grupo"

(provérbio africano)


Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,

Nesta semana de trabalho, teremos uma mescla de trabalhos internos na Cassi DF, com agenda externa no RJ e em SP.


CONFERÊNCIAS DE SAÚDE DA CASSI

Esta é a semana que vamos terminar a longa caminhada coletiva que fizemos em 2015 para realizar 17 Conferências de Saúde e renovações dos Conselhos de Usuários da Cassi. É muita emoção e dá um nó na garganta sabermos que ao terminarmos as Conferências do Rio de Janeiro (quinta 3) e de São Paulo (sexta 4), teremos concluído este desafio, com o apoio fundamental das entidades representativas do funcionalismo, apoio logístico e financeiro, principalmente da Anabb e dos sindicatos locais.

No início do ano, por causa do orçamento contingenciado na Cassi, devido ao déficit do Plano de Associados em ano que estamos debatendo soluções para o equilíbrio do Plano, a parte indicada pelo patrocinador BB da gestão compartilhada de nossa entidade de saúde decidiu não autorizar recursos para realizarmos as Conferências e podermos renovar os Conselhos, fortalecer a participação social, como também debatermos com os associados os problemas e os caminhos a se buscar para solucionar o déficit e definirmos as melhores soluções para o uso racional dos recursos sem perda de direitos em saúde para os associados.

Tenho a alegria de dizer que estive em todas as 15 Conferências já realizadas, conversando com funcionários da Cassi, lideranças locais do Banco e do funcionalismo e com os associados. As participações foram massivas e construímos um bom caminho em resgate ao espírito de pertencimento por parte dos associados e da Comunidade Banco do Brasil. A Cassi é todos nós e temos que cuidar dela.


MESA DE NEGOCIAÇÃO COM BB SOBRE A CASSI

Na quinta 3, ocorrerá nova mesa de negociação entre o Banco do Brasil e a Comissão Negociadora das entidades nacionais (Contraf-CUT, Contec, ANABB, AAFBB, FAABB), com a participação dos representantes eleitos na Cassi.

Antes das reuniões com o Banco, ocorrem as reuniões preparatórias entre nós eleitos e as entidades negociadoras. As reuniões são fundamentais para alinharmos estratégias, para debatermos e alinharmos consensos e a unidade importante construída ao longo do ano de 2015.

Como vocês viram acima, eu não estarei na mesa na quinta 3, pois eu jamais faltaria ao meu compromisso já assumido para estar com a base social na Conferência de Saúde do RJ, principalmente porque estou sendo financiado pelas entidades representativas.

No entanto, são nas reuniões prévias que definimos o que vamos defender nas mesas com o Banco do Brasil. Neste sentido, explico aos colegas que me escrevem e perguntam sobre eu não poder estar em todas as mesas que ocorreram. Colegas, eu sempre faço chegar para as lideranças e entidades o que eu penso, o que concordo e o que não concordo sobre as proposições, táticas e estratégias. Isso é tão importante quanto estar fisicamente na mesa com o Banco.


NOVA FASE NAS NEGOCIAÇÕES BB E CASSI

Nas últimas Conferências que estive, eu tenho dito e dialogado com as lideranças tanto do BB nos Estados, quanto das entidades representativas do funcionalismo, que o contexto para construir consensos e achar solução para a sustentabilidade da Cassi mudou após um ano de negociações sem êxito, e o tempo encurtou. É necessário que ambas as partes, BB e Corpo Social, cedam um pouco em suas posições para avançarmos na solução em prol da Cassi.

Nesta quarta 2, estarei na reunião com as entidades em Brasília. Já participei da reunião da Contraf-CUT, que ocorreu na quinta 26 em SP, com uma grande quantidade de lideranças e sindicatos, e lá expressei a minha opinião sobre essa nova etapa das negociações com o Banco. Também na semana passada, já expressei minha opinião interna, no âmbito da Cassi, sobre o que acho que devemos debater nestas próximas semanas, para sairmos do impasse estabelecido até agora entre Banco e nós: o BB propõe o fundo de 6 bilhões e nós propomos aporte por parte do Banco - uma parte não concorda com a outra.

Eu atuo e manifesto minhas opiniões de gestor eleito sempre com muita consciência e focado em manter meus princípios e meus compromissos com os associados que represento:

- Nunca deixei de visitar as bases sociais, como sempre fiz como dirigente sindical, para ouvir as pessoas que representamos e para prestar contas do que estamos fazendo. Com isso, estamos firmes no propósito de aproximar as entidades representativas do funcionalismo ao dia a dia da Cassi. Além da visita às bases, mantenho neste Blog, informações diárias a respeito do mandato e da Cassi;

- Sigo defendendo o modelo de custeio solidário no Plano de Associados na Cassi, onde tod@s os associados contribuem com uma porcentagem igual de seus proventos para terem direitos iguais em saúde, tanto na fase laboral quanto na aposentadoria;

- Defendo o direito à inclusão de tod@s os colegas de bancos incorporados ao Plano de Associados da Cassi. Tanto é compromisso da chapa em que fui eleito, quanto é reivindicação aprovada nos congressos de funcionários do BB;

- Defendo que o Plano de Associados tenha plano odontológico como direito na Cassi para tod@s os associados da ativa e aposentados.

E, por fim, tudo que eu tenho feito e tudo que defendo para a Cassi tem como foco o que eu acredito ser o melhor para fortalecer a entidade de saúde Cassi e o que entendo ser o melhor para os associad@s que represento.

Abraços e boa semana a tod@s nós,

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi (eleito)


SEGUNDA 30

Feriado em Brasília - DF (sem expediente na Cassi).


TERÇA 1º

Dia de trabalho na Cassi sede em Brasília.

Post Scriptum (15:55h):

Desde a manhã até este horário, conseguimos ler parte da pauta da reunião da Diretoria Executiva, produzimos outros documentos que tinham prazo para conclusão e agora vamos para a segunda parte do dia que deve ir até tarde da noite)

Post Scriptum 2 (00:40h):

Trabalhamos na Cassi sede até umas 20:30h. Fui me desligar das questões do trabalho às 22h, quando saí para dar uma caminhada noturna para respirar e oxigenar a vida.

Retomaremos as muitas coisas que fazer nesta quarta cedo.

Post Scriptum 3 (2:00h):

Estou preparando as novas apresentações das Conferências de Saúde da Cassi no RJ e em SP. Acabei estudando, revendo e melhorando as apresentações até agora 2h da manhã.

Bateu um cansaço insano. Preciso dormir...


Debate sobre a Cassi na reunião preparatória para a mesa
com o BB nesta quinta 3. Sede da Anabb.

QUARTA 2

Dia de reunião executiva da Cassi pela manhã, 10h às 13h.

Reunião preparatória da Comissão Negociadora das entidades representativas para mesa com o BB sobre a Cassi, na sede da Anabb, a partir das 14h.

Viagem ao final do dia para o RJ.



Post Scriptum (às 0:42h de quinta):

A agenda de trabalho do dia foi intensa. A reunião da Diretoria Executiva ficou para a noite, após às 18h.

Tivemos uma boa reunião preparatória da Comissão Negociadora das entidades nacionais para a mesa com o BB nesta quinta 3. Saí correndo da Anabb e fui para a Cassi. Acabei saindo da Cassi depois das 22h.

COMENTÁRIO SOBRE A POLÍTICA: 

De verdade, não tenho podido acompanhar mais o dia a dia da política de nosso País. Mas eu me solidarizo profundamente com os estudantes paulistas, em luta histórica pela manutenção das escolas públicas (o governador Alckmin está massacrando os jovens e a esperança de futuro dos jovens paulistas).

GOLPE PARAGUAIO NO CONGRESSO BRASILEIRO: E essa etapa nova do golpe dos picaretas da oposição ao governo Dilma/PT... O Brasil e o povo trabalhador brasileiro não merecem esses cunhas da vida, essa composição do congresso mais retrógrada da história e essa direita golpista.

Vamos dormir, pois vou madrugar para voar e cumprir minha missão de levar informações de nossa Cassi ao Corpo Social que representamos. Vamos para as conferências de saúde do RJ e SP.


QUINTA 3

Conferência de Saúde da Cassi RJ.

Post Scriptum (00:30h de sexta, 4):

Participaram mais de 300 pessoas. Cansado para escrever... preciso dormir...


SEXTA 4

Conferência de Saúde da Cassi SP.

Post Scriptum (00:15 de sábado):

Novamente, tivemos a participação de cerca de 300 pessoas. Cansadão para escrever uma postagem. Valeu muito!

Vamos descansar e dormir com a cabeça leve e com a sensação de dever cumprido ao longo do ano.




MISSÃO CUMPRIDA!

"Para ir rápido, vá sozinho! Para ir longe, vá em grupo" (provérbio africano)

Fechamos nesta sexta 4, em SP, nosso percurso em 2015 das Conferências de Saúde da Cassi. Na quinta 3, tivemos a Conferência do RJ. Cada uma contou com cerca de 300 participantes. Ao longo do ano, foram 17 Conferências realizadas. Estivemos nas 17 e procuramos levar informações de qualidade para nossos associados e nossas entidades representativas. Falamos com mais de 2 mil pessoas neste percurso das Conferências.


As Conferências só aconteceram porque acreditamos na participação social, porque temos gana em realizar as coisas que devem ser feitas e, fundamental, não caminhamos sós. Percorremos o percurso em grupo pois as Conferências foram patrocinadas pelas nossas entidades sindicais, pela Anabb, pelas entidades associativas da ativa e aposentados, e por mim mesmo. Contamos com a dedicação dos funcionários da Cassi e dos Conselhos de Usuários também. Enfim, o provérbio está certo: fomos longe!

Foi um caminho trabalhoso, mas foi emocionante e engrandeceu a todos nós!

Um abraço e beijo fraternos a tod@s que trilharam esse caminho das Conferências de Saúde da Cassi, debatendo a sustentabilidade de nossa entidade.


William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento


Post Scriptum:

Gastos pessoais com eventos: para poder ficar até mais tarde na Conferência do RJ, pedi que comprassem passagem de ônibus para eu ir mais tarde para SP. Acabei não usando, mas gastei R$ 196,50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário