Páginas

22.5.14

Base - Reunião no Conselho de Usuários SP – 21/5/14




Reunião com o Conselho de Usuários SP – quarta-feira 21/5/14

Fui convidado logo após a nossa vitória em abril para participar da reunião ordinária do Conselho de Usuários da Cassi (SP), em nossa base sindical, que ocorreria neste mês de maio. O convite foi feito pelo coordenador e amigo Adelmo Vianna quando estivemos juntos na reunião mensal do Conselho Deliberativo da AABB SP.

A reunião contou com a participação de mais ou menos 25 conselheiros e conselheiras e estivemos juntos por cerca de duas horas. Contei também com a presença da companheira Silvia Muto da Fetec CUT SP.

A composição do Conselho de Usuário de SP (vi no site da Cassi) é a seguinte: a coordenação (4 pessoas), os funcionários da ativa (6), os colegas aposentados (10), entidades do funcionalismo (8), CliniCassi interior (10), CliniCassi na Capital (4), suplentes (28).


CONSELHOS E CONSELHEIROS SÃO FUNDAMENTAIS PARA A CASSI

Antes de uma breve descrição de nosso bate papo com os conselheiros, quero aqui destacar a grande importância dos Conselhos de Usuários para uma entidade como a nossa, uma Caixa de Assistência, do modelo de autogestão, de abrangência e cobertura nacional. As pessoas que estão nos conselhos são voluntárias e estão demonstrando um belo gesto de dedicação a um bem comum – a nossa Cassi.

Reunião com o Conselho de Usuários SP. Foto: Jailton.

O BATE PAPO ENTRE DIRETOR ELEITO E CONSELHO DE USUÁRIOS SP

Começamos o bate papo com a apresentação de todos os participantes do fórum.

Premissas da Chapa Todos Pela Cassi - o Diretor de Saúde eleito pela chapa Todos Pela Cassi falou em dez minutos sobre os princípios da chapa:

- Manutenção da solidariedade e isonomia de direitos na Caixa de Assistência destacando que a Cassi não é um plano de saúde como os demais planos de mercado;

- Manutenção da luta e defesa pela inclusão na Cassi dos colegas oriundos de bancos incorporados;

- Criar um foco novo na Cassi em relação aos funcionários da ativa porque é o segmento que está adoecendo de forma assustadora devido às condições de trabalho dentro do Banco do Brasil.


Composição da chapa Todos Pela Cassi – em seguida o futuro diretor eleito William Mendes (posse dia 2 de junho) relembrou o quanto a chapa eleita é representativa da UNIDADE do funcionalismo porque é composta por um grande rol de entidades como entidades sindicais, de aposentados, clubes e demais entidades do funcionalismo.

Por fim, falou de alguns objetivos da chapa em relação a melhorar a Cassi para todos os segmentos que compõem as mais de 800 mil vidas cobertas pela Caixa de Assistência.


ALGUMAS QUESTÕES ABORDADAS

- Fortalecer as CliniCassi: algumas perguntas versaram sobre as CliniCassi e a chapa eleita tem grande interesse em fortalecê-las porque elas são parte fundamental da busca de avanços na Estratégia de Saúde da Família e na busca de foco na Atenção Integral à Saúde porque a Cassi deve atuar na melhoria de saúde e na prevenção às doenças. As CliniCassi também são importantes pontos de contato com o segmento de aposentados, ou seja, temos que manter as unidades bem equipadas e com equipes e estrutura eficientes.

- Custeio na Cassi: abordamos o tema com a maior transparência (como os demais temas). Antes de se falar em aumentar contribuições dos associados, é fundamental o trabalho de melhorar a gestão (a chapa eleita em 2012 com Mirian Fochi à frente vem fazendo isso); temos que atuar mais fortemente no foco da prevenção de doenças e busca da saúde, o que nos lembra de ampliar programas para a população mais idosa e o foco novo que queremos em relação ao segmento da ativa. Os custos oriundos do adoecimento por trabalho devem ser arcados pelo patrocinador Banco do Brasil.

- Durante as duas horas de bate papo foram abordadas questões sobre prestação de contas aos associados, melhoria na comunicação com os associados, atuar na mudança de cultura para que os associados percebam que a Cassi é de todos, buscar formas de coletar e utilizar dados diversos relacionados à saúde dos trabalhadores para fortalecer prevenção a doenças, o papel da central telefônica, melhorias nos programas que já existem tanto da Cassi quanto do Banco (ex: PAVAS e Radar) etc.


O bate papo foi muito bom e é no contato com os associados que vamos levar adiante a nossa ideia de ampliar a cultura de "pertencimento" da Cassi aos associados da ativa e aposentados.

É isso!


William Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário