Blog de William Mendes, ex-dirigente sindical bancário e ex-diretor eleito de saúde da Caixa de Assistência dos funcionários do Banco do Brasil
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28.12.11
Está cada vez mais difícil trabalhar no BB
Caixas reclamam de falta de segurança da tecnologia de compensação por imagem e de sobrecarga de trabalho
São Paulo – Os funcionários que trabalham como caixas do Banco do Brasil estão reclamando que a tecnologia de compensação por imagem tem baixa qualidade visual e aumentou o risco de erros na conferência das assinaturas dos cheques. Além disso, o serviço de digitalização da imagem do cheque agora é feito pelos caixas e não mais na compensação, sobrecarregando esses trabalhadores, que já enfrentam filas enormes e a impaciência dos clientes descontentes com a prestação de serviço pelo banco.
Os caixas também afirmam que o banco utiliza o sistema de Gerencialmento de Atendimento (GAT) para punir os funcionários por demora no atendimento causado por falta de mão de obra. E a situação tende a piorar, pois o banco anunciou que vai reduzir o número de caixas com a implantação das Plataformas de Suporte Operacional (PSO) em toda a cidade de São Paulo.
"O sindicato repudia esse modelo. Não concordamos com a redução de caixas e com sua transformação em caixas itinerantes, onde podem ser transferidos a qualquer momento para outras unidades. O banco quer impedir o cliente de ser atendido na agência e muitas agências estão retardando a entrada de clientes para burlar o GAT ou manipulando o sistema de senhas. Os clientes e usuários também têm o acesso dificultado à agência e são direcionados a correspondentes bancários, mesmo quando querem ser atendidos no banco" diz Hildo Montenegro, dirigente sindical da Fetec CUT-SP.
O Sindicato propôs aos bancos na campanha nacional de 2011 que o número de caixas leve em consideração a praça e porte das agências, o número de clientes e o mínimo de cinco caixas, mas os bancos não atenderam à essas reivindicações. “Vamos continuar insistindo para que as condições de trabalho de todos sejam adequadas”, afirma Hildo.
Os funcionários devem denunciar a falta de condições de trabalho ao Sindicato por meio do site.
Fonte: Seeb SP
A tal imagem das assinaturas é de péssima qualidade, quando funciona! A tal intranet sempre (e diariamente) tem problemas na conexão, lenta, e caindo. O tal GAT é apenas uma maneira de jogar sobre o funcionalismo a falta de estrutura das agencias no atendimento de seus donos, o brasileiro. Tambem temos a velharia que são as maquinas (impressoras de cheques, contadoras de dinheiro, leitoras de cheques, etc) sempre com problemas, retardando o atendimento do publico. Na maioria das agencias são os caixas quem recebem malotes de dinheiro, assinam os recibos, parando o atendimento e comprometendo o serviço. E são eles o desaguar da irritação dos clientes com o péssimo atendimento oferecido aos donos do BB, o brasileiro. As agencias são "obrigadas" a expulsar/dificultar o atendimento, criando obstaculos.
ResponderExcluirOlá colega!
ResponderExcluirAs mazelas do banco continuam e vão piorar. Há poucos minutos, soube que o bb anunciou que vai ter agora "correspondente móvel", uma forma de expor mais ainda os bancários e terceirizados aos riscos.
Colega, desejo-lhe um 2012 de muita paz, saúde, momentos de alegria e que possamos lutar sempre para melhorar o mundo ao nosso redor.
Abraços, William