Acabei de receber a revista bb.com.você n.66, ano 11, de fevereiro de 2011.
Na capa vem a pergunta:
"QUEM SOMOS NÓS? Conhecendo nossos colegas: os diferentes perfis, origens e aspirações dos funcionários do Banco do Brasil"
"SAIBA MAIS SOBRE A NOVA ESTRATÉGIA CORPORATIVA DO BB"
Os funcionários do banco, a sociedade civil como um todo e principalmente o movimento sindical precisam analisar melhor o que o próprio banco tem dito sobre sua estratégia e seus objetivos, pois assim ficará mais fácil compreender que este banco baliza o seu papel em uma comparação com o mercado privado e AGE COMO UM BANCO PRIVADO.
Não é de hoje que o BB quer copiar o Bradesco e o Itaú. COPIAR O QUE HÁ DE PIOR NESSES BANCOS, É CLARO!
MENSAGEM DO PRESIDENTE
"Colega,
Para renovar nosso espírito de equipe e unicidade, compartilho com você as principais linhas estratégicas do Banco do Brasil para 2011..."
Já citei neste blog quais são essas estratégias em:
http://categoriabancaria.blogspot.com/2011/02/estrategia-2011-do-bb-vem-ai-mais.html
Segue o presidente Bendine:
"(...) Para continuar crescendo, vamos intensificar vendas por meio de correspondentes bancários..."
COMENTÁRIO: O BB NÃO SE ENVERGONHA EM DAR PUBLICIDADE DE SUA ESTRATÉGIA ILEGAL E IMORAL DE TERCEIRIZAÇÃO E USO DE COBAN EM SUBSTITUIÇÃO AOS BANCÁRIOS.
"(...) Buscaremos melhorar a eficiência operacional e ampliar a rentabilização das carteiras..."
COMENTÁRIO: A TRADUÇÃO DISSO É SEGUIR REESTRUTURANDO E ENXUGANDO ÁREAS MEIO E DE BACK OFFICE, BUSCANDO MAIS AUTOMAÇÃO E SÓ ATENDER CLIENTE QUE TENHA MUITO, MAS MUITO DINHEIRO. POBRE, QUE USE CANAIS "ALTERNATIVOS" FORA DAS AGÊNCIAS.
"(...) Em 2011 vamos contratar mais 5 mil funcionários e investir R$ 1 bilhão em reforma e abertura de agências. A previsão é de 600 novas agências neste ano e, até 2015, estaremos presentes em todos os municípios brasileiros..."
COMENTÁRIO: AGORA QUE O BB APRESENTOU SEU PROJETO DE "AGÊNCIA COMPLEMENTAR" COM 2 (DOIS) BANCÁRIOS, FICOU MAIS CLARO O QUE ELE PRETENDE A PRETEXTO DE "BANCARIZAR" O POVO POBRE: USAR A TERCEIRIZAÇÃO BARATA PARA "CRESCER" O LUCRO (O BANCO NEGA ISSO, DIZ TER PAPEL SOCIAL O QUE ELE FAZ).
COMENTÁRIO 2: SEM CONTAR QUE O INVESTIMENTO EM REFORMAS QUE O BB ESTÁ FAZENDO É PARA A MUDANÇA DE LEIAUTE DAS AGÊNCIAS COM A RETIRADA DAS PORTAS DE SEGURANÇA, TAMBÉM PARA COPIAR OS 2 CONCORRENTES PRIVADOS E DANE-SE A SEGURANÇA DAS PESSOAS.
"(...) Estamos juntos no esforço de bancarização levando produtos e serviços às classes D e E..."
E termina dizendo que o fucionário é a prioridade.
"(...) O funcionário é a prioridade que permeia todas as demais..."
COMENTÁRIO: COMO BANCÁRIO DO BB HÁ 18 ANOS, FICO CADA DIA MAIS TRISTE COM O DESVIO DO PAPEL PÚBLICO QUE AS GESTÕES DO BANCO VÊM IMPONDO A ESTA EMPRESA TÃO IMPORTANTE PARA O PAÍS. O BB MUDOU RECENTEMENTE SUA MISSÃO.
ANTES, A MISSÃO DO BB ERA:
"Ser a solução em serviços e intermediação financeira, atender às expectativas de clientes e acionistas, fortalecer o compromisso entre os funcionários e a Empresa e contribuir para o desenvolvimento do País."
AGORA, A MISSÃO DO BB É:
"Ser um banco competitivo e rentável, promover o desenvolvimento sustentável do Brasil e cumprir sua função pública com eficiência."
E ENTÃO... SAIU DA MISSÃO A PALAVRA "FUNCIONÁRIO", ESSA QUE O PRESIDENTE BENDINE DIZ SER A PRIORIDADE.
É como venho dizendo aqui neste blog, o nosso Banco do Brasil vai mal, desviou-se da rota de sua "função pública" e adota a função privada do lucro. E DEPOIS ACHA QUE ADIANTA PÔR NA NOVA MISSÃO CUMPRIR COM "EFICIÊNCIA" ESSA FUNÇÃO PRIVADA QUE ELES - OS GESTORES - DIZEM SER PÚBLICA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário