Comentário do Blog:
Banco do Brasil demite bancária na experiência (MT). A colega é PcD (Pessoa com Deficiência) e, pelos relatos existentes, ela foi vítima de assédio moral. É uma vergonha ver essa irresponsabilidade social por parte do maior banco do país (e banco público!)
(reprodução de matéria)
BB demite bancária PNE concursada, SEEB protesta
A demissão de uma bancária Portadora de Necessidades Especiais(PNE), aprovada no Concurso Público, pelo Banco do Brasil em Várzea Grande, motivou um ato de protesto do Sindicato dos Bancários em Mato Grosso (SEEB/MT) nesta sexta-feira (10) em frente àquela agência bancária. Mesmo a funcionária tendo sido aprovada no concurso, possuir experiência em outros bancos, ter elogios de clientes na agência, a gerência decidiu demiti-la em horário de trabalho, quando prestava atendimento.
Segundo a funcionária recém-empossada na agência Várzea Grande Centro, a pessoa que deveria ser responsável pela sua orientação e acompanhamento no período de experiência, ao invés de lhe auxiliar nas dificuldades, esclarecendo dúvidas e oferecendo subsídios para superação de dificuldades, fez o contrário, utilizando-se de mecanismos de pressão no ambiente de trabalho, intimidando e constrangendo-a.
Ela, que ainda estava dentro do período de avaliação de 90 dias passou a ser advertida pela orientadora, que a classificava como “lenta” para prestar o atendimento, dizia que não era para a funcionária procurá-la para tirar dúvidas e que se virasse para aprender a trabalhar.
Nem mesmo um laudo médico atestando que a funcionária é portadora de necessidades especiais (PNE) e transtorno de déficit de atenção, ao qual nunca havia atrapalhado seu desempenho em trabalhos anteriores, foi capaz de evitar as humilhações. A resposta que a bancária recebeu da orientadora foi de que o Banco não tinha nada a ver com tal problema. Essa mesma orientadora tinha a prática de colocar em sua mesa uma folha escrita “Não fale comigo”.
Ao saber do fato, a diretoria do Sindicato entrou em contato com a direção do Banco do Brasil, tanto em Mato Grosso, quanto em Brasília. “Além da gravidade dos efeitos dessas avaliações equivocadas, que tornam os novos funcionários reféns, elas estão trazendo problemas para a vida pessoal e profissional desses bancários".
Segundo o secretário jurídico do SEEB-MT e funcionário do BB, Alex Rodrigues, a gerente responsável pela orientação já foi denunciada anteriormente, por mais de 10 funcionários da agência, por condutas que podem caracterizar assédio moral coletivo no ambiente de trabalho.
Diante de todas essas evidências, a direção do SEEB-MT classifica a postura do Banco do Brasil como de “irresponsabilidade social”, pois ao invés de contratar novos funcionários para oferecer à sociedade um atendimento digno, está subjugando os bancários por meio da pressão e avaliações inapropriadas e os demitindo. O sindicato também tomará medidas posteriores para resguardar o direito dos bancários.
Fonte: Gazeta Digital de Cuiabá
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