Turma reunida ao final do 1º curso de formação Sindicato, Sociedade e Sistema financeiro. 2009 |
Encerrou-se no último dia 11, sexta-feira, o primeiro curso de formação de dirigentes sindicais bancários promovido pela Contraf-CUT em parceria com o Dieese. Parte da programação da Secretaria de Formação da confederação, o curso pretende promover formação de concepção cutista para os dirigentes ao longo da gestão 2009/12.
O curso priorizou dirigentes de sindicatos filiados às federações de bancários da Fetraf MG e Feeb RJ/ES. A formação foi realizada em 3 módulos de 5 dias ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro e participaram do curso 24 dirigentes de 14 sindicatos das federações.
A programação do curso foi dividida em três módulos:
- o primeiro teve como foco a análise histórica do movimento sindical brasileiro e bancário;
- no segundo, foram apresentadas as complexidades atuais do sistema financeiro e bancário nacional e internacional; e
- no terceiro módulo foi discutida a relação do movimento sindical bancário com a sociedade brasileira frente a temas atuais, como o novo perfil da categoria e a função bancária nos dias de hoje.
"O curso também discutiu como o movimento sindical pode melhorar sua representatividade através do aprofundamento da Organização nos Locais de Trabalho (OLT), um tema muito importante e atual", afirma William Mendes, secretário de Formação da Contraf-CUT.
A Contraf-CUT, seguindo seu calendário programático de formação, já está construindo junto a Fetec-CUT/SP o calendário para o próximo curso no primeiro semestre de 2010. "Estamos trabalhando para cumprir o compromisso assumido pela atual gestão de aprofundar a contribuição da Contraf na capacitação de dirigentes em todo o país para seguir na ampliação da representação do ramo financeiro e na manutenção e ampliação de direitos da categoria", diz William.
Fonte: Contraf-CUT
Nenhum comentário:
Postar um comentário