Blog de William Mendes, ex-dirigente sindical bancário e ex-diretor eleito de saúde da Caixa de Assistência dos funcionários do Banco do Brasil
Páginas
▼
31.3.14
Chapa 1 - Todos pela Cassi (no Rio de Janeiro RJ)
Boa noite companheirada,
Hoje a Chapa 1 - Todos pela Cassi esteve em campanha no município do Rio de Janeiro e em Nova Iguaçu.
Chegamos pela manhã e fomos para o Sindicato dos Bancários onde encontramos muitos companheiros e companheiras.
Saímos para fazer a apresentação das propostas da chapa em um dos complexos do BB na cidade. Após algumas reuniões, estivemos também na Federação do RJ e ES onde pudemos conversar com diversos dirigentes dos 12 sindicatos filiados que nos apoiam. Agradeço a recepção que tivemos por parte do Niltinho e tod@s os dirigentes e funcionári@s da Federação.
Estivemos também em Nova Iguaçu onde fizemos reunião na agência da cidade.
Agradeço muito a companhia dos dirigentes e o trabalho conjunto que fizemos hoje. Nosso grupo que atuou na campanha no Rio foram os candidatos Loreni e eu, os dirigentes Luciana, Rita e Ricardo (Seeb RJ), Serginho, Leandro, Marcos Alvarenga. Valeu companheirada!
Agradeço a recepção e os bons debates que tivemos com os bancários e bancárias.
Após almojantar umas 19h, fui para o aeroporto e já vou dormir em outra cidade.
É isso! TODOS PELA CASSI!!!
William
-----------------------------------------------------
Post Scriptum (12/11/16):
Resultado das eleições no Rio de Janeiro:
Eleitores (Brasil): Ativos = 102.209 / Aposentados = 68.590
Eleitores que votaram: Ativos = 80.268 / Aposentados = 25.374
Exterior: Ativos = 63 / Aposentados = 0
Eleitores RJ: Ativos = 8.298 / Aposentados = 9.484 (17.782)
Eleitores votaram RJ = 5.990 (72,2%) / 2.966 (31,3%)
Total votos RJ = 8.956 / válidos: 6.837 (76,3%)
Chapa 1 Todos pela Cassi = 1.567 / 1.102 = 2.669 / 39,0%
Chapa 2 Maturidade = 0526 / 0258 = 784 / 11,5%
Chapa 3 Uma Nova Cassi = 1.581 / 1.049 = 2.630 / 38,5%
Chapa 4 Renovação = 0422 / 0332 = 754 / 11,0%
Votos Brancos = 0502 / 0077 = 579
Votos Nulos = 1.392 / 0148 = 1.540
Total Votos apurados RJ = 5.990 / 2.966 = 8.956
28.3.14
Chapa 1 - Todos pela Cassi (em São Paulo SP)
Num dia qualquer da vida, na casa de meus queridos pais... |
Fechando a terceira semana de conversas com os bancários e bancárias do BB a respeito das nossas propostas para melhorar a nossa Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, a nossa querida Cassi.
Hoje estive em São Paulo Capital conversando com os colegas da Central de Atendimento do BB, a CABB. Fizemos diversas reuniões com os trabalhadores.
Agradeço a recepção dos nossos colegas e também a companhia dos dirigentes e companheir@s João Fukunaga, Sílvia e Fernanda.
Chega por esta semana. Vamos descansar um pouco neste sábado e domingo.
A MELHOR COISA PARA UM DIRIGENTE É CONVERSAR COM OS TRABALHADORES
Para dizer em uma frase o que encontrei nestas 3 semanas de viagens pelo país e conversas com alguns milhares de colegas do Banco do Brasil, diria que já fiquei bastante feliz pelo contato com os nossos trabalhadores.
Os bancári@s são nossa razão de estarmos na lide sindical nestes últimos anos. Os colegas do Banco são muito gente boa, gente trabalhadora, honesta, que quer atender bem aos brasileiros, mas que muitas vezes não têm condições para isso devido ao Banco que é gerido por um monte de pessoas insensíveis e sem nenhuma preocupação com o papel social do Banco, sem respeito aos trabalhadores e aos clientes e usuários e que só pensam em si mesmos e em suas "carreiras". A direção do BB tem atrapalhado muito a vida de nossos bancários e dos clientes e usuários do maior Banco do país.
Abraços aos trabalhadores e bom fim de semana!
William
27.3.14
Chapa 1 - Todos pela Cassi (em Belo Horizonte MG)
Ufa!
Olá esposa, filho e companheir@s,
Hoje, nosso dia de conversa com os bancários e bancárias do BB foi aqui em Belo Horizonte. Saí de madrugada de Ribeirão Preto e cheguei aqui antes das 8:30h.
Após encontrar o companheiro Wagner no Sindicato, comer um pãozinho e tomar um café, saímos para visitar os principais prédios do Banco aqui da cidade. Estivemos nos complexos do BB da Rua da Bahia, Rua Carijós, Rua Rio de Janeiro e Rua Guarani. Fizemos 8 reuniões e conversamos com algumas centenas de colegas.
Depois das primeiras reuniões, o companheiro Matheus se incorporou às nossas visitas à base.
Agradeço a acolhida fraterna dos dirigentes do Sindicato e principalmente dos colegas do BB que nos proporcionaram ótimas reuniões.
Estou no Aeroporto de Confins aguardando para ir embora para casa em Osasco SP. Vou chegar depois da meia-noite. Amanhã, será mais um dia de conversar com os bancários sobre as nossas propostas da Chapa 1 - Todos pela Cassi.
Se eu disser que não estou cansado, estaria mentindo. Tô doido pra chegar o fim de semana...
William
-----------------------------------------------------
Post Scriptum (09/12/15):
Resultado das eleições em Minas Gerais:
Eleitores (Brasil): Ativos = 102.209 / Aposentados = 68.590
Eleitores que votaram:
Ativos = 80.268 (78,53%)
Aposentados = 25.374 (36,99%)
Exterior: Ativos = 63 / Aposentados = 0
Eleitores MG: Ativos = 10.281 / Aposentados = 7.312
Eleitores votaram MG = 8.360 (81,31%) / 2.810 (38,43%)
Total MG = 11.170 / válidos: 9.000 (80,57%)
Chapa 1 Todos pela Cassi = 2.824 / 790 = 3.614 / 32,35%
Chapa 2 Maturidade = 782 / 357 = 1.139 / 10,20%
Chapa 3 Uma Nova Cassi = 1.285 / 712 = 1.997 / 17,88%
Chapa 4 Renovação = 1.462 / 788 = 2.250 / 20,14%
Votos Brancos = 775 / 067 = 842
Votos Nulos = 1.232 / 096 = 1.328
Total Votos apurados MG = 8.360 / 2.810 = 11.170
26.3.14
Chapa 1 - Todos pela Cassi (em Ribeirão Preto SP)
Boa noite esposa, filho e amig@s,
Finalizamos mais um longo e produtivo dia de debates com os bancários e bancárias aqui de Ribeirão Preto. Conversamos com cerca de 400 colegas do Banco do Brasil. Foi uma das cidades onde o pessoal mais interveio, falando dos problemas de rede de atendimento da Cassi. Temos muito que fazer aqui.
Quero agradecer muito e de coração a recepção que tivemos aqui em Ribeirão Preto, tanto por parte dos funcionários do Banco, quanto por parte do diretor do Sindicato - companheiro Ravaneli. Elisa e eu tivemos também a presença do companheiro Zé Luiz durante nossa visita aos locais de trabalho.
É isso, companheirada. Estou cansado hoje. Vamos ver se conseguimos relaxar um pouco as cordas vocais e o corpo e mente. Saímos 6 horas da manhã de Campinas e eu não consegui dormir muito. Vou dormir aqui em Ribeirão e sair de madrugada para outra cidade do Brasil nesta quinta.
A conversa com os funcionários do BB nestas semanas de campanha da Chapa 1 - Todos pela Cassi tem me dado a certeza de que não existe nada mais sério e de muita responsabilidade do que ser um dirigente e representante dos trabalhadores. Eu faço meu papel nesses doze anos com muito respeito e empenho porque é a forma de exercermos na prática o que acreditamos na política.
Boa noite!
William
Post Scriptum (18/04/16):
Estou voltando hoje a Ribeirão Preto para a reinauguração da CliniCassi Ribeirão Preto.
Foi uma "batalha" administrativa para conseguir mudar a unidade de atendimento aos associados porque no primeiro semestre do ano passado, 2015, tivemos o risco de cancelar a mudança de local porque a Cassi estava com o orçamento contingenciado desde o início do ano.
Nós eleitos fizemos longos debates internos com os indicados pelo patrocinador BB para convencê-los da importância em terminar a reforma no local que havia sido definido porque a mudança era importante para a população de Ribeirão Preto porque o local novo era bem mais apropriado e havia muita reclamação com relação ao anterior.
Conseguimos e hoje estamos indo fazer a inauguração da nova unidade.
Agradeço ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região o patrocínio das passagens de ida e volta de Brasília a Ribeirão, porque estamos sem recursos para inauguração e o meu sindicato de origem entendeu a importância de irmos lá realizar o evento de inauguração.
William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (eleito)
25.3.14
Chapa 1 - Todos pela Cassi (em Campinas SP)
Olá esposa e amig@s,
Estou em Campinas hoje. Acabei de comer um bife com arroz e fritas no hotelzinho simples em que vou dormir. Não tenho tomado nada com álcool para preservar minha garganta. Mas hoje abri uma exceção e tomei uma breja pra relaxar.
Fizemos reuniões muito boas com os bancários e bancárias aqui em Campinas falando de nossas propostas para melhorar a Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi. Também abordamos o quanto é importante todo mundo votar em uma chapa nesta eleição que começa no dia 9 de abril e vai até o dia 22.
Já encontrei vários conhecidos pelas cidades em que estive. Hoje encontrei a amiga Lúcia que estava na ag. Vila Iara e agora veio pra Campinas. Também encontrei outros colegas de SP aqui como o Alfredo e o Ilson. Ontem, encontrei o Gilberto em Floripa. Esta é uma coisa legal de trabalhar no Banco do Brasil. A gente encontra os colegas em tudo quanto é lugar por aí no Brasil.
Vamos dormir porque vou madrugar pra ir para outra cidade.
Estou um pouco cansado, mas estou muito focado no que estou fazendo. Também estou encaminhando um monte de questões de luta do dia a dia de nossos sindicatos como coordenador da Comissão de Empresa do BB.
É isso. A luta não para nunca!
Somos fortes, somos CUT!
Acredito no que faço e naquilo que represento.
Contraf-CUT obtém reunião com BB sobre condições de trabalho no SAC
Após contato da Contraf-CUT, através do coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, William Mendes, com a direção do BB, ficou marcada com a Diref uma mesa de discussão emergencial entre o Sindicato dos Bancários de São Paulo e o banco para o dia 1º de abril para tratar dos problemas enfrentados pelos trabalhadores do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
Essa agenda é fruto da forte mobilização no setor e é uma importante vitória para os trabalhadores do BB, pois serve de exemplo para todos os funcionários sobre a importância de estarem organizados junto ao seu sindicato.
O diretor do Sindicato e um dos responsáveis pelo setor, João Fukunaga, afirmou que serão levadas para a direção do BB as demandas dos funcionários sobre as péssimas condições de trabalho a que estão submetidos atualmente no SAC.
Além da sobrecarga já existente em todos os departamentos do BB, no SAC a situação foi agravada quando foi passado ao setor o gerenciamento de reclamações abertas, através do site do Banco e mídias sociais, sem aumento de pessoal. Como se não bastasse, houve ainda funcionários que mudaram de função, reduzindo mais ainda o contingente de quem lida com as operações.
Vale ressaltar que o SAC foi criado pelo decreto nº 6523/2008, que regulamenta o atendimento via canal 0800 de cada empresa. "A gestão local do SAC passou a desviar o foco das reclamações via telefone para outros meios como mídias sociais, Portal do BB e site Reclame Aqui, tirando dezenas de assistentes do atendimento das demandas regulamentadas (0800). Agora está todo mundo no maior sufoco fazendo o triplo de operações que faziam antes", critica William, que também é Secretário de Formação da Contraf-CUT.
A Contraf-CUT e o Sindicato esperam que a direção do Banco encontre soluções para que o atendimento no SAC volte a ter uma dotação de funcionários adequada, conforme havia sido dimensionado para o atendimento de reclamações pelo sistema regulamentado em lei. "E este caos com a falta de assistentes para as demandas atuais tende a piorar porque o SAC não incorporou a região Sudeste em relação às reclamações de internet, o que vai agravar mais ainda a situação já absurda", finaliza William.
Fonte: Contraf-CUT com Seeb São Paulo
24.3.14
Chapa 1 - Todos pela Cassi (em Florianópolis SC)
Olá companheirada,
Começamos a terceira semana de campanha de nossa Chapa 1 - Todos pela Cassi. Estamos levando nossas propostas aos bancários e bancárias do Banco do Brasil por vários estados brasileiros.
Hoje, foi dia de conversarmos com os colegas da bela Floripa. Conseguimos fazer 8 reuniões nos complexos e agências do Banco, aqui na cidade. Agradeço muito a receptividade que recebi nas reuniões por parte dos funcionários.
Também tive o privilégio de andar com os companheir@s da Chapa 1 Juntos Somos fortes, a chapa cutista que está concorrendo nas eleições do Sindicato de Florianópolis e região. Esta é a chapa que representa a unidade nacional dos bancários. É a chapa plural que merece a confiança dos trabalhadores dos bancos públicos e privados para ajudar a fortalecer as mesas de negociação com os bancos e conquistar mais direitos para a categoria junto aos mais de 100 sindicatos que integram a Contraf-CUT e o Comando Nacional.
Agradeço a companhia durante o dia de campanha da Cassi dos valorosos componentes da chapa 1, Marquinhos, candidato a presidente e funcionário do BB, bem como agradeço a Jacir, Marcelo, Simone, Edilane e demais companheir@s que estiveram conosco. Também revi grandes companheiros que já fizeram curso de formação comigo: Samuel do Amapá, Rabelo e Luiz Fernando aqui de Floripa. Também tivemos a companhia da nossa presidenta dos bancários do Pará, Rosalina.
O dia de campanha foi muito bom.
Agora estou no aeroporto. Vamos chegar tarde a Osasco, dormir e acordar cedo para ir para outra cidade...
Seguimos na luta!
William
Post Scriptum 1: a Chapa 1 CUTista venceu a eleição do Sindicato.
-----------------------------------------------------
Post Scriptum 2 (30/11/15):
Resultado das eleições em Santa Catarina:
Eleitores (geral): Ativos = 102.209 / Aposentados = 68.590
Eleitores que votaram: Ativos = 80.268 / Aposentados = 25.374
Exterior: Ativos = 63 / Aposentados = 0
Eleitores SC: Ativos = 3.215 / Aposentados = 3.403
Eleitores votaram SC = 2.538 / 1.314 = 58,2%
Total SC = 6.618 / válidos: 2.995
Chapa 1 Todos pela Cassi = 659 / 400 = 1.059 / 35,4%
Chapa 2 Maturidade = 313 / 184 = 497 / 16,6%
Chapa 3 Uma Nova Cassi = 524 / 378 = 902 / 30,1%
Chapa 4 Renovação = 279 / 258 = 537 / 17,9%
Votos Brancos = 392 / 046 = 438
Votos Nulos = 371 / 048 = 419
Total Votos apurados SC = 2.538 / 1.314 = 3.852
Chapa 1 - Todos pela Cassi segue falando com os bancári@s
Vamos para mais uma semana de luta.
Neste domingo, trabalhei por umas quatro horas agora à noite para encaminhar um monte de questões relativas a demandas dos sindicatos cumprindo meu papel de coordenador da Comissão de Empresa do BB.
Agora vamos dormir umas 4 horinhas para pegar um voo e começar a campanha de nossa Chapa 1 - Todos pela Cassi.
Estou fazendo um debate franco e fraterno com os colegas bancários sobre a importância da participação de todos eles nas eleições. Temos que fortalecer a democracia conquistada a duras penas nas entidades do funcionalismo.
Estamos vivendo tempos estranhos em que alguns jovens desinformados e alguns velhos fascistas e direitosos estão indo às ruas para pedir o fim da democracia (?!).
Também não perco um minuto sequer para partir para a ofensa aos demais candidatos de outras chapas. Eu falo de nossas propostas para a Cassi.
É isso, vamos para mais uma semana.
William Mendes
21.3.14
Chapa 1 - Todos pela Cassi (em Goiânia GO)
Camaradas e colegas,
Chegamos ao fim de mais uma semana de campanha das eleições da nossa Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil - Cassi.
Hoje estive na bela cidade de Goiânia, em Goiás.
AGRADECIMENTOS
Desde já, quero deixar um grande abraço e meu agradecimento ao Sr. Maia, grande figura e militante social, liderança da Afago - Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil e Conselheiro Fiscal Eleito da Cassi.
Passar o dia na companhia do senhor Maia foi um grande aprendizado para mim. Quem dera o mundo tivesse mais pessoas como ele que não deixa de lutar um dia sequer em prol das pessoas e por um mundo melhor, mesmo estando aposentado há mais de 25 anos.
Também sou grato pela acolhida que recebi dos colegas do BB nos locais por onde passei. Valeu!
Bom, conseguimos fazer boas reuniões com os colegas do Banco do Brasil.
Fechamos a 2ª semana de campanha acumulando visitas em oito estados desde que começamos a falar com os bancários e bancárias sobre a importância da participação de cada um na eleição entre 9 e 22 de abril.
Também apresentamos as propostas que acreditamos serem capazes de trazer melhorias para a nossa Cassi, de maneira a atender da melhor forma possível a todos os 800 mil participantes e buscar sempre a prevenção de doenças, o melhor atendimento na hora que for preciso e a atenção às pessoas de forma integral.
Nas horas vagas da campanha (as noites e madrugadas) também encaminhei várias demandas dos sindicatos sobre questões do Banco do Brasil, pois a luta não para e a Contraf-CUT coordena e intermedeia as questões nacionais entre sindicatos e Banco.
Na boa, preciso descansar... bom fim de semana a tod@s!!!
William
------------------------------------------------------
Post Scriptum (12/11/16):
Resultado das eleições em Goiás:
Eleitores (Brasil): Ativos = 102.209 / Aposentados = 68.590
Eleitores que votaram: Ativos = 80.268 / Aposentados = 25.374
Exterior: Ativos = 63 / Aposentados = 0
Eleitores GO: Ativos = 2.745 / Aposentados = 2.033 (4.778)
Eleitores votaram GO = 2.179 (79,4%) / 776 (38,2%)
Total votos GO = 2.955 / válidos: 2.239 (75,7%)
Chapa 1 Todos pela Cassi = 594 / 252 = 846 / 37,8%
Chapa 2 Maturidade = 240 / 101 = 341 / 15,2%
Chapa 3 Uma Nova Cassi = 270 / 232 = 502 / 22,4%
Chapa 4 Renovação = 414 / 136 = 550 / 24,6%
Votos Brancos = 277 / 026 = 303
Votos Nulos = 384 / 029 = 413
Total Votos apurados GO = 2.179 / 776 = 2.955
20.3.14
Chapa 1 - Todos pela Cassi (em São Paulo SP)
Olá camaradas,
Hoje foi o dia de conversar com meus colegas bancários em minha base sindical. Estivemos no Complexo São João do BB.
Antes de mais nada, quero agradecer a presença de meus camaradas Cláudio Rocha, Inês, Silvia, Willame e Fernanda durante a apresentação das propostas de nossa chapa aos colegas no prédio do BB. Também agradeço ao companheiro Davi que nos acompanhou nos 3 andares de seu departamento.
Bom, conversamos com algumas centenas de bancários. Estivemos nos andares do Cenop 1981 (18º e 17º), depois no Cenop 1900 (10º, 9º e 8º), e também fizemos um bate papo muito legal na Gecex do 7º. Finalizamos as reuniões conversando com meus amigos da agência São Paulo.
É isso.
Estou no aeroporto para seguir para outro Estado. Amanhã tem mais diálogo e campanha da Chapa 1 - Todos pela Cassi.
Abraços,
William
-----------------------------------------------------
Post Scriptum (22/2/16):
Resultado das eleições em São Paulo:
Eleitores (Brasil): Ativos = 102.209 / Aposentados = 68.590
Eleitores que votaram: Ativos = 80.268 / Aposentados = 25.374
Exterior: Ativos = 63 / Aposentados = 0
Eleitores SP: Ativos = 20.591 / Aposentados = 13.458 (34.049)
Eleitores votaram SP = 16.481 (80,0%) / 5.177 (38,5%)
Total votos SP = 21.658 / válidos: 17.030 (78,6%)
Chapa 1 Todos pela Cassi = 4.763 / 1.509 = 6.272 / 36,8%
Chapa 2 Maturidade = 2.514 / 629 = 3.143 / 18,5%
Chapa 3 Uma Nova Cassi = 3.268 / 1.652 = 4.920 / 28,9%
Chapa 4 Renovação = 1.679 / 1.016 = 2.695 / 15,8%
Votos Brancos = 1.406 / 171 = 1.577
Votos Nulos = 2.851 / 200 = 3.051
Total Votos apurados SP = 16.481 / 5.177 = 21.658
Chapa 1 - Todos pela Cassi (2º dia em Curitiba PR)
Pois é companheirada e colegas do BB,
Nesta quarta estive novamente correndo os departamentos e unidades de trabalho do Banco do Brasil em Curitiba, Paraná. Contei com a parceria e dedicação dos companheiros do Sindicato Ana Smolka, André, Gerson e Pablo.
Conversamos nestes dois dias com quase 1.500 bancários e bancárias sobre nossas propostas da Chapa 1 - Todos pela Cassi e porque a nossa chapa tem uma composição que significa a unidade dos sindicatos e associações do funcionalismo. Essa unidade e representatividade pode fortalecer o lado dos trabalhadores na gestão de nosso plano de saúde de autogestão.
Ao final do dia embarcamos para São Paulo, onde vamos ter como hotel a nossa própria casa (rsrsrs) porque amanhã cedo já saímos para mais um dia de debate com os bancários e só voltaremos para casa na sexta à noite.
Agradeço enormemente a atenção e companheirismo que recebi por parte de nosso Sindicato de Curitiba e região e pela forma fraterna em que fui recebido por centenas e centenas de colegas do Banco.
Ai, que sono!!
Fui...
18.3.14
Chapa 1 - Todos pela Cassi (em Curitiba PR)
Companheirada,
Hoje estamos em Curitiba, Paraná, conversando com os colegas bancários sobre as nossas propostas para melhorias na nossa Caixa de Assistência - Cassi.
Estivemos em grandes concentrações de bancários e fomos muito bem recebidos. Conversamos com algumas centenas de colegas do Banco.
Contamos com o apoio e a parceria de nosso Sindicato e quero desde já agradecer muito o trabalho conjunto que fizemos hoje com Ana Smolka, André e Gerson.
Seguimos na luta e com muita disposição de melhorar as questões de saúde de nossos bancários do BB.
Agora é descansar um pouco porque amanhã tem mais.
-----------------------------------------------------
Post Scriptum (22/2/16):
Resultado das eleições no Paraná:
Eleitores (Brasil): Ativos = 102.209 / Aposentados = 68.590
Eleitores que votaram: Ativos = 80.268 / Aposentados = 25.374
Exterior: Ativos = 63 / Aposentados = 0
Eleitores PR: Ativos = 8.174 / Aposentados = 4.590 (12.764)
Eleitores votaram PR = 6.771 (82,8%) / 1.828 (39,8%)
Total votos PR = 8.599 / válidos: 7.129 (82,9%)
Chapa 1 Todos pela Cassi = 2.892 / 574 = 3.466 / 48,6%
Chapa 2 Maturidade = 692 / 207 = 899 / 12,6%
Chapa 3 Uma Nova Cassi = 1.198 / 575 = 1.773 / 24,9%
Chapa 4 Renovação = 621 / 370 = 991 / 13,9%
Votos Brancos = 573 / 063 = 636
Votos Nulos = 795 / 039 = 834
Total Votos apurados PR = 6.771 / 1.828 = 8.599
Chapa 1 - Todos pela Cassi (em Porto Alegre RS)
Olá companheirada,
Começamos a campanha da nossa Chapa 1 nesta segunda-feira na cidade de Porto Alegre (RS).
Saí de madrugada de casa em Osasco SP, cheguei a POA e peguei forte chuva. Fui para o SindBancários e lá encontrei companheiros da Direção.
Quero agradecer o empenho e a parceria do companheiro Pastoriz que me acompanhou na visita a 3 complexos com grande quantidade de colegas do BB.
Fiz ao longo do dia o maior número até agora de reuniões num único dia: 10 reuniões em 9 unidades visitadas (hoje forcei a garganta!).
Quero agradecer também aos bancários de Porto Alegre pela atenção que me deram e pelo debate franco que ocorreu em alguns locais de trabalho.
Após as 18 horas fui para o aeroporto e viajei para outro Estado.
É hora de dormir um pouco porque já é madrugada e precisei despachar questões de coordenação da CEBB. Tô caindo de sono...
Fui...
William
-----------------------------------------------------
Post Scriptum (22/2/16):
Resultado das eleições no Rio Grande do Sul:
Eleitores (Brasil): Ativos = 102.209 / Aposentados = 68.590
Eleitores que votaram: Ativos = 80.268 / Aposentados = 25.374
Exterior: Ativos = 63 / Aposentados = 0
Eleitores RS: Ativos = 6.100 / Aposentados = 6.694 (12.794)
Eleitores votaram RS = 4.942 (81,0%) / 2.867 (42,8%)
Total votos RS = 7.809 / válidos: 6.456 (84,1%)
Chapa 1 Todos pela Cassi = 1.565 / 695 = 2.260 / 35,0%
Chapa 2 Maturidade = 529 / 283 = 812 / 12,6%
Chapa 3 Uma Nova Cassi = 1.164 / 631 = 1.795 / 27,8%
Chapa 4 Renovação = 466 /1.123 = 1.589 / 24,6%
Votos Brancos = 685 / 088 = 773
Votos Nulos = 533 / 047 = 580
Total Votos apurados RS = 4.942 / 2.867 = 7.809
14.3.14
Caref visita agências, ouve funcionários e defende mudanças no BB
O representante eleito pelos funcionários para o Conselho de Administração (Caref) do Banco do Brasil, Rafael Matos, percorreu na quinta-feira (13) cinco agências de São Paulo, onde se reuniu com os bancários e acompanhou de perto o funcionamento desses locais de trabalho. O objetivo foi verificar, no dia a dia, os principais problemas que os trabalhadores do BB vêm enfrentando e, a partir desses elementos, em conjunto com a Contraf-CUT, federações e sindicatos, pautar a discussão sobre mudanças e melhorias nas reuniões do Conselho de Administração do BB.
Rafael foi eleito pelo voto direto dos funcionários, tomou posse em outubro de 2013 e atualmente está lotado na Diretoria de Clientes do BB, na capital paulista. Durante as visitas, ele esteve acompanhado do diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, Claudio Rocha, e dos dirigentes da FETEC-SP, Inês Ogando e Silvia Muto.
"É um novo momento na atuação do Caref. Vamos atuar mais próximos dos bancários, procurando levar reivindicações dos funcionários para a pauta do Conselho de Administração. Pretendemos visitar locais de trabalho em várias regiões do país. Nessas primeiras visitas constatamos uma série de problemas, como falta de funcionários e más condições de trabalho.", destaca Rafael.
Segundo o conselheiro eleito, que desde a posse já participou de quatro reuniões do Conselho de Administração, em várias agências ficou constatada a sobrecarga de trabalho e evidenciou-se a necessidade de o BB cumprir urgentemente a cláusula 50ª do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, onde o Banco se compromete a contratar 3 mil funcionários até 31 de agosto deste ano. "Na próxima reunião, que será realizada na próxima quinta-feira, dia 20, encaminharei a reivindicação da Contraf-CUT para que o Conselho passe a acompanhar o andamento das contratações", afirmou.
Entre as propostas para aumentar a proximidade e a interlocução com os funcionários do BB, além das visitas mensais em locais de trabalho em todo país, está a criação de um site, com informações sobre a atuação no Caref.
Voz dos bancários no Conselho de Administração do BB
"Nós temos que valorizar cada espaço, onde os trabalhadores conquistam o direito de eleger alguém como eles mesmos, de sua classe, nas instâncias de gestão de entidades como a Cassi e a Previ e da própria empresa onde trabalham, como é o caso do Caref. Os bancários e os sindicatos lutaram muito desde 1999 (quando o governo FHC/PSDB extinguiu o direito) para voltar a eleger um trabalhador ao Conselho de Administração. O BB demorou ainda mais de um ano para regulamentar e, após a eleição, ainda foram meses de espera do Caref para tomar posse", afirma William Mendes, Secretário de Formação da Contraf-CUT e Coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.
"A Contraf-CUT e a grande maioria das entidades sindicais apoiaram a candidatura do companheiro Rafael Matos. Agora pensamos um projeto em conjunto com o nosso Caref para que ele esteja muito próximo aos funcionários e aos sindicatos durante o seu mandato. Nada melhor do que o Caref visitar os locais de trabalho do Banco uma vez por mês e verificar as reais condições de trabalho e de atendimento aos brasileiros", destaca William.
Para o dirigente da Contraf-CUT, "o Caref é a voz dos funcionários no Conselho de Administração e as coisas não estão nada bem por falta de funcionários, metas abusivas, terceirização de serviços tipicamente bancários e corte de despesas pouco inteligente por parte da direção do banco, como desligamento de ar condicionado, redução de café, água e até papel, insegurança bancária, adoecimento dos colegas e filas, muitas filas, porque o Banco precisa contratar mais para atender melhor".
"A Contraf-CUT e o Caref vão continuar cobrando do BB o exercício do papel de banco efetivamente público, que atenda à sociedade de forma ética e respeitosa e que valorize o seu corpo funcional", enfatiza William.
Fonte: Contraf-CUT
Chapa 1 - Todos pela Cassi (em Teresina PI)
Olá companheirada,
Finalizamos a primeira semana de campanha da Chapa 1 - Todos pela Cassi.
Hoje foi dia de conversar com os colegas do Banco do Brasil de Teresina PI. Tive o apoio dos valorosos companheiros do sindicato, os diretores Camarão e Mariano. Os companheiros José Arimatea e José Ulisses estão em outra missão no interior do Estado.
Nós conseguimos percorrer várias agências e fizemos algumas reuniões (uns 7 locais). A receptividade foi muito boa e estamos fazendo o que mais gosto de fazer como representante eleito pelos trabalhadores: conversar com os colegas sobre nossos problemas e pensar formas de achar soluções com estratégia, luta e organização nos locais de trabalho e nas entidades do funcionalismo como os sindicatos.
Bom, a semana está terminando. Estou aqui no calor de Teresina. Ainda bem que nós paulistas estagiamos naquelas semanas passadas que fizeram uns 35 graus...
Passamos nestes dias por Recife PE, João Pessoa PB, Fortaleza CE e Teresina PI. (Pena que não dá pra ver nada das belezas... é só entrar e sair de locais de trabalho até a hora de ir embora)
Revi vários companheiros e companheiras de luta.
AGRADECIMENTO AOS SINDICATOS QUE ME ACOLHERAM
Quero agradecer muito a presteza e a disposição da companheirada dos quatro sindicatos por onde passamos. Valeu pela solidariedade. Vocês sabem que eu trabalho e exerço minha militância na Contraf-CUT para fortalecer sempre a nossa base da confederação.
Eu sou um candidato dos sindicatos, legítimos representantes dos funcionários dos bancos, e o nosso projeto para a Cassi é coletivo.
REUNIÕES E VISITAS A UNIDADES DO BB
Entre visitas a locais de trabalho e reuniões com bancários, contamos 31 oportunidades de apresentar nossas propostas, de falar de saúde do trabalhador, e de fortalecer os processos democráticos e conquistar espaços de poder para a classe trabalhadora, afinal de contas, fazer base e conversar com os bancários é fazer formação sindical e política também.
Obrigado de coração à recepção calorosa e fraterna que tive nos quatro estados por parte dos bancários e bancárias. Tudo que faço é em respeito a vocês colegas!
Confesso que estou meio cansado fisicamente e com a garganta um pouco detonada. Mas segunda-feira estarei novo em folha.
William
SOMOS FORTES, SOMOS CUT!
CHAPA 1 - TODOS PELA CASSI
------------------------------------------------------
Post Scriptum (07/10/15):
Resultado das eleições no Piauí:
Eleitores (Brasil): Ativos = 102.209 / Aposentados = 68.590
Eleitores que votaram: Ativos = 80.268 / Aposentados = 25.374
Exterior: Ativos = 63 / Aposentados = 0
Eleitores PI: Ativos = 1.138 / Aposentados = 783 (1.921)
Eleitores votaram PI = 964 (84,7%) / 281 (35,9%)
Total votos PI = 1.245 / válidos: 1.002 (80,5%)
Chapa 1 Todos pela Cassi = 440 / 142 = 582 / 58,1%
Chapa 2 Maturidade = 041 / 014 = 055 / 05,5%
Chapa 3 Uma Nova Cassi = 198 / 056 = 254 / 25,3%
Chapa 4 Renovação = 062 / 049 = 111 / 11,1%
Votos Brancos = 097 / 007 = 104
Votos Nulos = 126 / 013 = 139
Total Votos apurados PI = 964 / 281 = 1.245