Páginas

18.5.18

Última postagem do mandato do Diretor de Saúde (2014-18)





Olá prezad@s associados da Cassi e companheir@s de lutas pelos direitos dos trabalhadores.

Ao longo do mandato eletivo na Caixa de Assistência, iniciado em 1º de junho de 2014, publicamos 635 matérias neste blog prestando contas do que fizemos, do que defendemos, de onde estivemos, dos porquês de algumas coisas serem como são na área da saúde suplementar. Atuamos como eleito demonstrando um nível de transparência em um mandato eletivo que dificilmente se encontrará registro parecido na história da comunidade BB e também da representação no campo dos trabalhadores. Qual mandato existe registro público de tudo que foi feito pelo representante dos eleitores como o nosso mandato? Basta ler as 635 matérias no blog e os boletins, que eram publicados durante o exercício do mandato, e será possível ver o dia a dia do representante eleito.

Fizemos 170 agendas de gestão nos 26 Estados e Distrito Federal como Diretor de Saúde e Rede de Atendimento da autogestão Cassi. Me reuni 65 vezes com os Conselhos de Usuários da Cassi. Participei de 53 Conferências de Saúde. Publiquei 41 boletins mensais Prestando Contas Cassi. Esses dados são públicos, estão registrados neste blog, sites das entidades representativas, atas de reuniões sobre saúde e Cassi e qualquer pessoa do Planeta pode verificar os textos do blog. Aliás, uma boa parte das agendas de trabalho foram custeadas por mim mesmo e por entidades representativas da comunidade BB por causa das dificuldades econômico-financeiras por que passa o setor de saúde e a Cassi. Poderia ter me acomodado e não feito Conferências de Saúde e outras estratégias centrais de fortalecimento do modelo assistencial e da participação social. Fiz além das condições dadas à época por militância e amor às causas da Cassi e dos associados.

O fim das postagens se dá de forma abrupta. Minha intenção e programação era publicar ainda umas 20 matérias (por mais trabalho de pesquisa que estivessem me dando). Estava fazendo uma postagem por Unidade Cassi para agradecer o trabalho realizado pelas equipes profissionais e pela parceria com a comunidade local. Estava fazendo por ordem alfabética: Cassi AC, Cassi AL etc. Vou parar no meio do caminho, na letra M (fiz 11 das 27 que faria). Peço desculpas aos funcionários Cassi das Unidades para as quais não pude escrever o texto específico de agradecimento e faço um agradecimento geral por toda a dedicação e competência com que cada equipe nos ajudou a avançar na Estratégia Saúde da Família e coordenação de cuidados dos participantes. Os profissionais da Cassi são um grande patrimônio da entidade.

Minha última agenda de gestão foi em São Paulo nesta semana. Participei de uma reunião nacional que debateu Cassi e Previ, inclusive avaliou-se a proposta para a Cassi feita em abril pela direção do Banco do Brasil. Dei a minha opinião naquele fórum. Participei também de reunião da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, na sede da Contraf-CUT em SP, para prestar contas do mandato que fizemos e opinar sobre a proposta para a Cassi. Participei da reunião do Conselho de Usuários de SP, onde fiz minha 1ª reunião como eleito em maio de 2014. Agradeço pela acolhida sempre cordial e construtiva por parte dos conselheir@s. E fiz uma videoconferência com os gestores das 27 Unidades Cassi.

Por que antecipo o fim das postagens sobre o mandato?

Manter um blog como este exige muito trabalho de produção intelectual. Sempre produzi as postagens em condições adversas. Mas no momento está bastante complicado seguir pesquisando e escrevendo. Outras questões estão sugando minha energia. 

Está difícil suportar os tempos de assédio e violência moral que vêm sendo praticados contra representantes dos trabalhadores e de projetos democrático-populares. Somos humanos e todos têm seus limites para suportar humilhações e iniquidades. É necessário, então, que os lutadores definam prioridades e fronts e com isso encerro o trabalho de produção textual e prestação de contas sobre o mandato de Diretor de Saúde da Cassi aqui no blog. 

Abraços a tod@s e boas lutas em defesa da Cassi e de todos os direitos dos trabalhadores.


William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi (jun/2014-mai/2018)

Nenhum comentário: