Páginas

9.4.18

Opinião e agenda do Diretor de Saúde da Cassi





Olá prezad@s associados e participantes da Cassi e companheir@s de lutas pelos direitos dos trabalhadores.

Desde a semana passada, voltamos à rotina de trabalho na Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento de nossa Caixa de Assistência, a maior e mais antiga autogestão em saúde do país, que pertence aos funcionários do Banco do Brasil.

Temos mais dois meses de compromisso na gestão como eleitos e os associados da Cassi têm grandes desafios pela frente em face do cenário colocado no setor de saúde suplementar e também em relação aos ataques que as autogestões das empresas estatais estão sofrendo através das resoluções CGPAR, principalmente a nº 23 que acaba por inviabilizar as autogestões caso os trabalhadores das estatais federais não consigam reverter as determinações abusivas desta resolução.

Em relação a nossa agenda de trabalho, início de semana é sempre de muita leitura e estudos da pauta das reuniões de Diretoria Executiva. Além disso, estou fazendo matérias especiais de agradecimento pelo trabalho conjunto que realizamos com a comunidade de cada Estado e Distrito Federal. Já fizemos as postagens para as unidades Cassi AC, AL, AM e AP. Para ler os textos é só clicar AQUI ou para quem acessa por computador de mesa ou Ipad ir nas categorizações no lado direito do blog, por ordem alfabética: "Balanço do Mandato" ou também por Estado, em "Bancários do Acre, Bancários de Alagoas etc". Dessa forma, é possível ver todas as nossas agendas no Estado desde o início do mandato.

Finalizado o mês de março, a Cassi e o BB devem começar em breve os EPS e check up de 2018 e vamos iniciar a devolutiva dos Exames Periódicos de Saúde (EPS), um importante trabalho entre o Banco do Brasil e a Cassi através do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). Ano passado, criamos a "Semana da Devolutiva", uma agenda conjunta para chamar a atenção da comunidade sobre a importância dos exames preventivos, dos cuidados da atenção primária e as possibilidades de intervenção na melhoria da saúde dos funcionários da ativa. A Semana da Devolutiva foi muito bem avaliada por todos e desejamos que a Cassi e o BB aprofundem a parceria em prol da saúde dos trabalhadores.

Meu compromisso com as entidades sindicais e representativas e com os Conselhos de Usuários segue exatamente como foi ao longo desses 4 anos, com a apresentação de minha opinião e de minha leitura com relação às questões centrais dos direitos em saúde dos trabalhadores associados da ativa e aposentados e do futuro da Cassi e de seu modelo assistencial extremamente exitoso naquilo que está definido a realizar para a comunidade de participantes do sistema. 

Os déficits do Plano de Associados seguem altos pelos motivos que explicamos para o conjunto das lideranças da comunidade e não há soluções miraculosas. O déficit entre receitas operacionais e despesas assistenciais é porque as receitas baseadas em Folha de Pagamento e Benefícios com interferência a menor por parte do patrocinador patrão ano após ano ficam incompatíveis com a compra de serviços de saúde na rede prestadora que cresce com taxas de lucro para eles na casa de 15% ou mais por ano. A solução é orientar melhor o uso dos recursos ampliando a Atenção Primária, a ESF, as CliniCassi e cuidando dos participantes crônicos ao longo da vida. Básico isso, não tem milagre, tem escolhas.

---------------------------------------------------
A Cassi e a Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento estão com ações importantes em andamento em várias áreas, inclusive com o Plano de Ações de Curto Prazo (clique AQUI ou veja na linha do tempo da Prestação de Contas do Memorando de Entendimentos AQUI). O Plano de Ações foi aprovado em janeiro na direção da Cassi, com ações centrais da Diretoria de Saúde e com propostas aprovadas que propusemos durante mais de 2 (dois) anos para melhoria das Unidades Cassi e CliniCassi, programas e políticas de saúde. Mostramos para vocês que esta Diretoria desenvolveu trabalhos importantes e que vão ficar para o futuro de nossa Caixa de Assistência.
----------------------------------------------------

Enfim, eu convido a todas as lideranças dos Conselhos de Usuários e das entidades representativas, ou seja, a PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA CASSI, a não esmorecer por causa de derrotas pontuais ou desânimos por cenários desafiadores. A UNIDADE é a melhor forma de defender a Cassi, os direitos dos associados, a SOLIDARIEDADE e a SUSTENTABILIDADE da Caixa de Assistência sem exclusão de parte dos associados, mantendo uma CASSI PARA TODOS.

Minha relação e compromisso segue sendo com os associados da ativa e aposentados, com os trabalhadores, com as entidades representativas da comunidade Banco do Brasil.

Abraços fraternos,

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/2018)

Nenhum comentário: