Páginas

26.3.18

Eleições Cassi - A satisfação de conversar com milhares de associad@s





Olá prezad@s associados da Cassi, colegas do Banco do Brasil e companheir@s de lutas pelos direitos dos trabalhadores.

Estamos chegando ao final da campanha de renovação de parte da direção de nossa Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil. Os associad@s escolherão uma das quatro chapas inscritas para definir o(a) Diretor(a) de Saúde e Rede de Atendimento e parte dos Conselhos Deliberativo e Fiscal para o período de 2018 a 2022.

A Cassi é a maior e mais antiga autogestão em saúde no Brasil, foi criada por colegas em 1944, como uma associação solidária. É a única autogestão que tem poder de governança paritário entre patrão e trabalhadores, sem voto de minerva (de qualidade). As decisões devem ser alcançadas por maioria ou por consenso com a outra parte e por isso é importante que os eleitos sempre estejam blocados em sua metade, para fortalecer as negociações com o patrão. Isso é muito sério!

É uma autogestão cujo plano de saúde dos funcionários da ativa e aposentados - Plano de Associados - é regido por um Estatuto Social que garante um custeio solidário mutualista intergeracional. Todos contribuem com uma porcentagem de seu salário ou benefício de aposentadoria (3%) e o patrão patrocinador com 4,5% sobre a folha de pagamento e de benefícios. Essa relação de custeio 60/40 é importante para os associados. E TODOS utilizam de acordo com suas necessidades, sem planos especiais ou com melhores coberturas por cargo, remuneração etc.

Faz anos que o Banco vem tentando criar novas formas de onerar mais os associados, arrecadar mais deles ou reduzir as despesas assistenciais onerando eles com "fatores moderadores", tipo coparticipações maiores e sem tetos, franquias na internação, cobrar por idade, por dependente, por uso, por perfil epidemiológico etc. Onerações que expulsariam os participantes ao longo de suas vidas no Plano. A Cassi não seria para todos, e sim para parcela dos trabalhadores da ativa e aposentados. Não aceitamos isso nestes 4 anos à frente da gestão como eleitos.


O CONTATO COM A BASE SOCIAL QUE REPRESENTAMOS É A NOSSA RAZÃO EM SER UM ELEITO, FOI ASSIM O MANDATO TODO QUE ESTAMOS TERMINANDO À FRENTE DA DIRETORIA DE SAÚDE DA CASSI

Hoje foi mais um dia de fazer o que mais gosto em minha vida de representação dos funcionários do Banco do Brasil: conversar com os colegas sobre a Cassi, as questões da saúde, os desafios que a comunidade vai enfrentar para manter os direitos no próximo período e para perenizar e fortalecer a nossa Caixa de Assistência. Estou em São Paulo, minha base de formação política e onde aprendi a lutar e defender os bancários e a classe trabalhadora.

As reuniões foram muito legais. Estamos estimulando aquel@s que não votaram ainda a participarem das eleições porque isso irá fortalecer a Cassi e a democracia na comunidade BB. Ainda não votaram milhares de colegas da ativa e aposentados. Até às 18h de hoje, 26 de março, haviam votado mais de 96 mil associados da ativa e aposentados. Mais de 65 mil colegas podem votar até quarta 28.

Calculo que nessas mais de 5 semanas de campanha pelo Brasil afora, eu tenha participado de mais de 200 reuniões em locais de trabalho. Nossa mensagem foi sempre propositiva, apresentando características de nossa Chapa 1, nossas propostas para a Diretoria de Saúde, e os motivos pelos quais entendemos estar preparados para liderar os associados e suas entidades EM DEFESA DA CASSI.

Eu agradeço de coração a forma respeitosa como fomos acolhidos nessas mais de 200 reuniões que fizemos sobre a nossa Caixa de Assistência. Sempre estive acompanhado de uma ou mais lideranças dos associados da Cassi. Isso aumenta nossa responsabilidade e nos emociona por saber que criamos laços firmes pelo mandato inclusivo, transparente e participativo que fizemos pelo país todo, sem discriminar nenhuma força política da comunidade BB.

---------------------------------------------------
Afinal de contas, mostramos na prática no mandato que estamos terminando o quanto foi prioridade para nós a transparência, o fortalecimento da participação social, o desejo de fazer promoção de saúde e prevenção de doenças ampliando a cobertura do modelo assistencial e recolocando a Cassi como referência em Atenção Primária e Medicina de Família. Estivemos 154 vezes em agendas de saúde nos Estados/DF, nos reunimos 64 vezes com os Conselhos de Usuários, tivemos participação real na realização de 54 Conferências de Saúde, a maior parte delas sem recursos da Cassi, fizemos 41 boletins do mandato com estudos e resultados sobre Cassi e os direitos dos associados e fizemos mais de 600 postagens públicas para os associados no blog.
---------------------------------------------------

Quero reforçar meu agradecimento e minha gratidão às lideranças do movimento sindical bancário que estão nos apoiando nessa jornada de defesa da Cassi e dos associad@s. Tenho me emocionado em ver também tantas pessoas apoiadoras de forma espontânea e engajadas na eleição da Chapa 1 Em Defesa da Cassi porque acreditam no trabalho que fizemos à frente de nossa querida Caixa de Assistência. 

A Cassi já sairá muito fortalecida desse processo democrático. Minha avaliação é muito positiva em relação à participação dos colegas associad@s. 

Abraços a tod@s,

William Mendes

Nenhum comentário: