Páginas

21.3.18

Eleições Cassi - Chapa 1 propõe solidariedade e ampliar a Estratégia Saúde da Família





Olá prezad@s associados da Cassi e companheir@s de lutas pelos direitos dos trabalhadores.

A Cassi segue em processo de consulta ao corpo social para eleger parte de sua Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. As eleições começaram na sexta-feira 16 e vão até a próxima quarta-feira 28. O pessoal da ativa vota pelo sisbb e os aposentados pelos terminais de autoatendimento.

Reforço o quanto é importante que todos os aposentados e todos os colegas da ativa participem da eleição e votem escolhendo uma das quatro chapas inscritas. Eu me coloquei à disposição dos associados e suas entidades sindicais e associativas para ser o Diretor de Saúde e Rede de Atendimento de nossa Caixa de Assistência neste período entre 2018 e 2022. Estamos na Chapa 1 Em Defesa da Cassi.

Junto comigo estão grandes lideranças da ativa e aposentados, homens e mulheres, que congregam uma representatividade expressiva para liderar os processos complexos que virão nesse período de ataques aos direitos em saúde dos trabalhadores associados à Cassi e demais autogestões de estatais federais. 

Fabiano Felix, Amaral, Elisa e Ana Paula, candidatos ao Conselho Deliberativo e Diusa e Mano, candidatos ao Conselho Fiscal, trazem grande experiência em gestão e negociação e estamos preparados para construir a unidade nacional necessária para enfrentar os desafios colocados à Cassi e Associados para fortalecer o Modelo Assistencial de Atenção Primária e Estratégia Saúde da Família, ampliar e qualificar o acolhimento dos participantes nas CliniCassi, manter a solidariedade no Plano de Associados e negociar a sustentabilidade econômico-financeira com a direção do patrocinador Banco do Brasil.

Estamos terminando o mandato à frente da Diretoria de Saúde, eleitos pelos associados, com um saldo positivo no mandato de resistência que fizemos durante um dos períodos de maior crise na história da saúde brasileira e do setor de saúde suplementar. Defendemos uma CASSI PARA TODOS e não uma Cassi para poucos. 

A Cassi tem déficits porque o Banco vem reduzindo a folha de pagamento (base do custeio) e o mercado de saúde cobra serviços cada vez mais caros. Ele BB nos propôs o custeio estatutário na relação 60/40 e ele BB tem processos de trabalho que contribuem para o adoecimento dos associados ao Plano. É por isso que entendemos que qualquer discussão de déficit precisa ter a contrapartida do BB para a solução de equilíbrio e sustentabilidade.

O patrocinador Banco do Brasil apresentou nos últimos anos diversas propostas para resolver o déficit do Plano de Associados onerando os participantes e se desonerando. Não concordamos! Quebrar a solidariedade cobrando franquia na internação, coparticipações maiores, cobrando por idade, por uso, por dependentes, diminuindo ressarcimentos e programas de saúde seriam "soluções" paliativas e momentâneas que na verdade expulsariam aqueles que não conseguiriam arcar com os custos da saúde no momento que mais precisarem. O Plano de Associados teria cada vez menos participantes e custaria cada vez mais caro.

Mantivemos todos os direitos dos associados, ampliamos a cobertura da ESF em 22 mil vidas, desenvolvemos estudos que comprovam que o modelo assistencial é o caminho a seguir para cuidar de pessoas e usar melhor os recursos; fortalecemos a participação social mesmo sem recursos disponíveis, mas por acreditar que o envolvimento da base e suas lideranças é a melhor alternativa para defender direitos em saúde. Fizemos um mandato transparente e aberto ao conjunto dos associados e suas entidades, com 154 agendas de gestão nos Estados e DF, com 64 reuniões com Conselhos de Usuários, com 54 Conferência de Saúde, com mais de 600 matérias publicadas no Blog e com 41 boletins Prestando Contas Cassi (AQUI).

A mesa nacional que vem debatendo o déficit e a sustentabilidade da Cassi nasceu a partir de nossa busca por apoio junto às entidades sindicais e representativas e nossa estratégia política se mostrou acertada. O patrocinador BB não reconhecia sua responsabilidade pelos resultados da Cassi e pela necessidade de colocar recursos na saúde dos trabalhadores da ativa e aposentados e nós mostramos através do apoio das entidades sindicais que lutam pelos direitos dos bancários que somos mais fortes quando estamos juntos.

Pedimos o voto e o apoio de cada colega associado da ativa e aposentado na Chapa 1 Em defesa da Cassi. Votem para que as perspectivas de negociações com o Banco do Brasil sejam de alto nível e soberanas a partir do início de abril, quando voltarão as mesas negociais que definirão o futuro da Cassi e os direitos dos associados.

Abraços a tod@s. Compartilhem com seus colegas associad@s.

William Mendes
Candidato a Diretor de Saúde

Nenhum comentário: