Páginas

28.3.18

Eleições Cassi - Agradecimentos da Chapa 1 Em Defesa da Cassi pelos 30.632 votos recebidos (2a colocada)





Olá prezad@s associados da Cassi e companheir@s de lutas pelos direitos dos trabalhadores.

Terminou nesta quarta-feira, 28 de março de 2018, o processo de consulta ao corpo social da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, a Cassi, para renovação de parte de sua direção. A entidade é a maior e mais antiga autogestão em saúde do país, pertence aos funcionários da ativa e aposentados do BB e tem gestão compartilhada entre patrão e trabalhadores, de forma paritária.

Quatro chapas se inscreveram para o processo eleitoral e a chapa vitoriosa foi a Chapa 4 - Mais União, com 36.942 votos recebidos, liderada pelo colega aposentado Satoru. A posse dos novos membros será no dia 1º de junho.

Nossa Chapa 1 Em Defesa da Cassi ficou em segundo lugar, recebendo 30.632 votos. A Chapa 3 Você na Cassi recebeu 16.659 votos, e a Chapa 2 Vem pra luta, a Cassi é nossa recebeu 11.312 votos. As três que defenderam princípios semelhantes de solidariedade e fortalecimento da ESF/CliniCassi e participação social e representativa (política) receberam 58.603 votos.

Apesar do cansaço físico e mental do momento, quis fazer a postagem hoje mesmo, 28 de março, sobre o resultado das eleições. Também tentei fazer umas três vezes um vídeo para deixar nesta postagem, mas não deu certo.

Meus agradecimentos são muitos e vou tentar ser breve, mas sei que posso acabar não citando algum segmento para o qual somos gratos. Se isso acontecer, eu corrijo depois ou já peço perdão. Detesto ingratidão, e pode ser que eu esqueça pelo cansaço que estou.

Agradeço em nome da Chapa 1 os votos recebidos pelos associad@s. Foram 22.897 na ativa e 7.735 nos aposentados. Vencemos bem na ativa, o que acaba sendo uma consequência do trabalho que fizemos ao longo do mandato junto ao conjunto das entidades sindicais e associativas e por nossa origem no movimento sindical.

Agradeço com gratidão ao apoio de grande parte das entidades sindicais do país, aos dirigentes e aos funcionários, que se dedicaram de forma diligente durante o processo eleitoral, mesmo estando os trabalhadores brasileiros passando por um dos ataques mais severos da história da classe trabalhadora no país da Casa-grande e Senzala. As entidades compreenderam o quanto a Cassi e o mandato em defesa dos direitos em saúde eram parte da agenda de lutas dos bancários do BB.

Agradeço de coração a forma espontânea com que diversos colegas da ativa e aposentados, de todo o país, abraçaram a nossa campanha nessas semanas. Nos emocionou muito os depoimentos de apoio e o engajamento das lideranças por acreditarem que nossa chapa era a melhor para a Cassi e os associad@s.

Agradeço aos funcionários da Cassi que atuaram conosco e sob nossa direção nesse período de 4 anos. Que equipe maravilhosa nós tivemos nas nossas áreas, tanto na sede em Brasília, quanto nas Unidades Cassi e CliniCassi espalhadas pelo país. São 92 unidades que estiveram sob nossa direção. Atenderam a tudo que pedimos, e pedimos de forma dialogada, e a base de sustentação da Cassi, seu modelo assistencial, cresceu e voltou a ser referência. Ampliamos a cobertura da ESF, demos qualidade à gestão de saúde e tudo graças a cada funcionário e funcionária da sede e das unidades. Agradeço aos demais funcionários e áreas da Cassi pela convivência cordial e produtiva.

Agradeço a todos de nossa equipe eleita na chapa em 2014, que se somaram aos eleitos que já estavam na Cassi e que, juntos, a equipe da Mirian Fochi até maio de 2016 e a equipe do Humberto Almeida até agora, buscamos defender os direitos dos associados nos debates na governança da entidade partilhada com o patrocinador BB através de seus representantes.

Agradeço aos companheir@s da nossa Chapa 1 Em Defesa da Cassi, grandes lideranças da comunidade Banco do Brasil, da ativa e aposentados, das entidades representativas, que depositaram confiança em nosso trabalho e muito nos honraram com a composição da Chapa 1 ao nos colocarmos à disposição dos associad@s. Agradeço ao comitê da nossa Chapa 1, ao comitê que tivemos em Brasília e a todo tipo de apoio que obtivemos nos Estados.

Agradeço à minha família, pela compreensão por minhas ausências durante anos. A família sabe o quanto eu sou dedicado às causas que me destacam a defender.


PARA REFLETIR

Eu deixo uma questão para reflexão de todas as lideranças do movimento social da comunidade Banco do Brasil, principalmente o movimento organizado a partir das entidades sindicais e associativas, ou seja, entidades políticas e de representação.

Durante o mandato, contribuímos para a organização de uma unidade nacional em defesa da Cassi e dos direitos dos associados, uma unidade na luta que levou à construção de uma mesa negocial com o patrocinador Banco do Brasil, que se baseou em princípios consensados por todos nós:

- A defesa da solidariedade; do modelo assistencial de Estratégia Saúde da Família (ESF) e melhoria das CliniCassi; a gestão paritária entre os associados e o patrão patrocinador; um Plano de Associados que fosse para ativos, aposentados, pensionistas e dependentes com custeio do BB e dos associados (60/40 sem cobranças extras aos associados). E também que as questões da Cassi fossem construídas através das representações dos associados e com forte participação social.

Pois é, não soubemos, mais uma vez, construir uma unidade que permitisse aos associados obterem um resultado que refletisse o que a maioria acredita. 58.603 associados votaram nas propostas que defendem a solidariedade, fortalecimento da ESF e CliniCassi, a representação política dos associados através de suas entidades representativas e lideranças. A soma dos votos das três chapas que defendem esses princípios (1, 2 e 3) mostra um desejo de maioria, mas não foi o resultado final. Até quando nos dividiremos?

Desejo que a política de representação dos trabalhadores e associad@s através de entidades sindicais e associativas e dos Conselhos de Usuários se fortaleça, encontre unidade e possa seguir defendendo os direitos em saúde e, sobretudo, o modelo assistencial, que pode voltar a retroceder ou ser desconfigurado como aconteceu por muito tempo na Cassi.

Abraços a tod@s. Vou descansar! Estou com uma leveza de dever cumprido que ninguém pode me tirar. Tinha feito boas avaliações nos vídeos, mas nenhum deles deu certo.

William Mendes

Nenhum comentário: