Páginas

21.2.18

Chapa 1 - Em Defesa da Cassi (No Piauí)





Olá prezad@s associados de nossa Caixa de Assistência e companheir@s de lutas em defesa da saúde e dos direitos dos trabalhadores.

Nossa autogestão está em período de consulta ao Corpo Social para eleger seu representante para a Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento (serviços próprios) e para eleger uma parte dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. É importante a participação de tod@s os associados para fortalecer o direito conquistado de fazer parte da gestão de forma paritária com o patrão patrocinador, o banco para o qual trabalhamos.

Hoje estivemos em Teresina (PI) para apresentar aos bancários e bancárias nossas propostas em defesa da Cassi e para avançar no modelo assistencial, que é fundamental para a sustentabilidade e perenidade da autogestão, sem perda de direitos em saúde.

Agradecemos o apoio dos companheir@s do Sindicato, que nos acompanhou nas visitas e reuniões nos locais de trabalho e fóruns de lideranças dos associados. Ao final do dia, tivemos a felicidade de nos reunir com os conselheiros e conselheiras de usuários da Cassi PI. Pudemos falar sobre as questões gerais como a mesa de prestação de contas, o Memorando de Entendimentos e a consultoria contratada pelo Banco do Brasil, o Plano de Ações aprovado pela governança da Cassi para 2018 e as questões entre Cassi e o órgão regulador. Depois, falamos de nossas propostas.

Destaco aqui um tema que abordamos hoje com os associados e que acaba virando bandeira de diversos programas e debates eleitorais:

Sobre capacidade, experiência e competência técnicas, autonomia e independência

Nossa Chapa 1 Em Defesa da Cassi congrega e deixa à disposição dos associados candidat@s que trazem grande experiência e capacidade técnica e política. Eu, Fabiano e Elisa acumulamos muito conhecimento na área de gestão de saúde, modelos assistenciais, direitos dos associados e negociações, setor saúde etc. Amaral, Ana Busato, Diusa e Mano também trazem experiências de gestão nos mais diversos espaços do Banco do Brasil e comunidade: gestão corporativa nas áreas do Banco, em áreas de relacionamento e representação sindical e associativa.

Sobre às questões de autonomia, independência, vínculo e referência, nossa Chapa 1 tem autonomia em relação ao Banco, aos governos, ao setor de saúde e mercado. Mas nós temos lado, nós precisamos das entidades sindicais e representativas, dos conselhos de usuários, das forças políticas que atuam na comunidade BB, para juntos podermos enfrentar processos negociais que podem afetar diretamente os direitos dos trabalhadores.

Para enfrentar problemas complexos da área de saúde e ameaças aos direitos dos bancários é necessário ter capacidade e estratégias políticas e apoio de entidades representativas porque se depender somente de decisões "técnicas" as possibilidades de manutenção dos direitos se reduzem drasticamente.

É isso, a Chapa 1 Em defesa da Cassi tem lado, é o lado dos associados, e sempre que entender que é necessário buscar apoio das entidades dos associados da Caixa de Assistência fará isso porque não basta conhecimento técnico ou em gestão sem capacidade política e correlação de forças para defender direitos de trabalhadores.

Abraços e pedimos o voto e apoio à Chapa 1 Em defesa da Cassi.

William Mendes


Post Scriptum (vídeos):

Estamos fazendo pequenos vídeos sobre essas agendas diárias na campanha e sobre alguns temas que queremos destacar. Vejam e compartilhem. Obrigado!

Vídeo 1 sobre chegada a Fortaleza (CE) - clique AQUI

Vídeo 2 sobre o dia da campanha no Ceará - clique AQUI

Vídeo 3 sobre o dia da campanha no Piauí e "competências técnicas" - ver AQUI

Nenhum comentário: