Páginas

15.2.18

Balanço do mandato na Diretoria de Saúde da Cassi (X)



Região Sudeste - Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento da Caixa de Assistência atuou na região de forma parceira, buscando fortalecer a participação social, a Estratégia Saúde da Família (ESF), que cresceu 11,2% em cobertura, e levou informações constantes sobre o sistema de saúde Cassi aos trabalhadores e suas entidades representativas


Olá prezad@s associados e participantes da Cassi e companheir@s de lutas pelos direitos dos trabalhadores.

Conforme nos comprometemos, apresento o balanço de nossa atuação na gestão da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento (própria) da Cassi na região Sudeste do país. Deu um trabalho imenso fazer essa compilação de nossa agenda nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo durante os anos de 2014 a 2017.

Iniciamos no final de dezembro uma série de textos de prestação de contas do mandato na Cassi e já abordamos a gestão da área que somos responsáveis nas regiões Norte (ver AQUI), Sul (AQUI), Centro Oeste (AQUI), Nordeste (AQUI) e agora apresentamos o Sudeste.

A nossa querida Caixa de Assistência está inserida em uma grave crise sistêmica do setor de saúde e é uma autogestão diferente de todas as outras que existem no país, principalmente quando a referência é o seu modelo de governança. Temos gestão paritária entre patrão e trabalhador. É graças a essa conquista histórica dos associados que começamos a viver o processo eleitoral na entidade com campanha das 4 chapas inscritas a partir de hoje, dia 15 de fevereiro. 

Antes de tratar do processo de participação social em nossa Caixa de Assistência aqui no blog, quero concluir os textos de balanço. Com a publicação deste hoje, vai faltar um ou dois textos.


Crise do período não impediu o crescimento da ESF na região Sudeste, que ampliou em mais de 6 mil os cadastrados e acompanhados pelas CliniCassi

A região Sudeste é gigante em todos os sentidos quando olhamos para os dados da Caixa de Assistência. Temos quase meio milhão de usuários do sistema Cassi, considerando os convênios de reciprocidade (Relatório Anual 2016). Em termos de participantes dos planos Cassi Família e Associados são 259 mil assistidos, segundo dados do Visão Cassi.

Temos 26 unidades de atendimento em saúde, as CliniCassi, nos 4 Estados. Quem acompanhou o nosso mandato sabe que fiz um esforço tremendo para conciliar o dia a dia na sede da Direção em Brasília com uma atuação constante nas unidades Cassi, pois a Diretoria de Saúde é a responsável pela gestão da estrutura própria de Atenção Primária (APS) e Estratégia Saúde da Família (ESF). 

Consegui conhecer 14 CliniCassi das 26 da região. Participei de 8 Conferências de Saúde e de 13 reuniões com os Conselhos de Usuários do Sudeste. Ao longo de quase 4 anos, foram 57 agendas de prestação de contas, de gestão nas unidades e de fortalecimento da participação social em nossa Caixa de Assistência.

Saímos de 53.696 cadastrados na ESF em maio de 2014 para 59.708 em dezembro de 2017, mesmo sem ampliar profissionais de saúde, estrutura e com orçamento contingenciado. O feito em cadastrar 6 mil participantes a mais é de todos os funcionários da Cassi, equipes abnegadas em cuidar de nossos participantes com promoção, prevenção, reabilitação e recuperação, monitorando doentes crônicos e fazendo educação em saúde com mudança de hábitos de vida. Todo o sistema ganha quando ampliamos a cobertura da Atenção Primária.

Enfim, segue abaixo uma síntese de nossas agendas permanentes nas unidades Cassi ao longo de nosso trabalho como representante dos colegas associados. Toda a pesquisa foi feita neste blog, pois prestei contas e dei informações ao longo de nosso mandato. Era um compromisso nosso estar presente nas bases informando, ouvindo, mobilizando e fortalecendo a participação social em nossa Cassi.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)

----------------------------------------------------

Cassi ES - 3 agendas de gestão

2015 - Estivemos em junho em Vitória para participar da VIII Conferência de Saúde da Cassi e Conselho de Usuários do Espírito Santo. Na oportunidade pudemos visitar o Sindicato dos Bancários e nos reunimos com as lideranças. Fizemos reunião de gestão com os funcionários da Unidade Cassi e CliniCassi Vitória.

2016 - No final de julho, cumprimos agenda do Planejamento Estratégico da Diretoria de Saúde, que havia definido para aquele ano visitar todos os Estados e DF em busca de parcerias em prol da saúde dos trabalhadores da ativa, fortalecendo o convênio PCMSO entre a Cassi e o BB, e as visitas também levaram mais conhecimento sobre a Cassi aos gestores do Banco. Nos reunimos com Super, Gepes, Sesmt e Sindicato. Participamos de reunião do Conselho de Usuários. Também apresentamos a nova gerência para a comunidade e fizemos reunião de gestão com funcionários da Unidade.

2017 - Participamos em junho da IX Conferência de Saúde. Na agenda pudemos realizar reunião com os funcionários da Unidade Cassi e CliniCassi.


Cassi MG - 7 agendas de gestão

2014 - Em novembro, fomos convidados a falar a respeito da Caixa de Assistência para os bancários delegad@s sindicais de Belo Horizonte e região e para a diretoria da entidade.

2015 - Em fevereiro, estivemos na CliniCassi Uberlândia conhecendo a unidade de atendimento em saúde e conversando com os funcionários.

2015 - Participamos em junho da VIII Conferência de Saúde da Cassi e Conselho de Usuários de Minas Gerais. Fizemos reunião de gestão com os funcionários da Caixa de Assistência. Visitamos o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e região e percorremos a base em reuniões com os trabalhadores associados.

2015 - Estivemos em dezembro na Unidade Cassi MG para evento de posse da nova gerência e nos reunimos com lideranças da comunidade. Fizemos reunião de gestão com os funcionários e com as gerências.

2016 - Cumprimos em março a agenda de parcerias em prol da saúde e fortalecimento da ESF junto aos órgãos do Banco do Brasil. Reunião com Super, Gepes, Sesmt e Sindicato. Participamos de reunião com o Conselho de Usuários dos mineiros. Foi possível percorrer a base realizando reuniões de prestação de contas e também fizemos reunião de gestão com os funcionários da Cassi.

2016 - Em agosto, visitamos a CliniCassi Uberaba. Na oportunidade, pudemos fazer reunião de gestão com os funcionários e conversamos com as lideranças da comunidade local.

2017 - Participamos da IX Conferência de Saúde. Nos reunimos com o Conselho de Usuários e também realizamos reuniões de gestão com os funcionários da Cassi.


Cassi RJ - 12 agendas de gestão

2014 - Em agosto, estivemos no Rio de Janeiro para reunião com o Conselho de Usuários. Também visitamos a Aafbb e fizemos reuniões de base no Edifício Sedan do BB. Essa agenda foi nas minhas férias.

2014 - Cumpri agenda de gestão na Unidade Cassi RJ em setembro e estive com a direção nacional da Aafbb.

2015 - Em março, estivemos na sede da Aafbb em Xerém para debate sobre a Cassi com dezenas de lideranças dos aposentados da entidade.

2015 - Participamos em agosto de duas plenária sobre Cassi com os trabalhadores associados, uma no Edifício Sedan e outra na sede do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro.

2015 - Visitamos os bancários do Sul Fluminense. Estivemos no Sindicato dos Bancários e fizemos plenária na base no fim do dia.

2015 - Em dezembro, participamos da IX Conferência de Saúde da Cassi e do Conselho de Usuários do RJ.

2016 - Em março, cumprimos a agenda de parcerias em prol da saúde dos trabalhadores da ativa e por mais conhecimento sobre a ESF e a Cassi. Nos reunimos com Super, Gepes, Sesmt e Sindicato. Participamos de reunião do Conselho de Usuários. Visitamos duas CliniCassi - Centro e Tijuca -, com reuniões de funcionários e de gestão.

2016 - Estivemos no Rio de Janeiro em junho para agendas diversas. Fui à posse da Direção da Previ. Tive agenda sobre Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), conhecendo experiências de outras instituições. Visitamos a Aafbb e tivemos reunião com sua direção. E fizemos reunião de gestão na Cassi RJ.

2016 - Abordamos o tema Cassi em reunião da Aafbb em Xerém em setembro. Também estivemos na Unidade Cassi RJ.

2017 - Em março nos reunimos com o Conselho de Usuários da Cassi RJ. Nossa agenda no Estado contou também com a posse da nova gerência da Unidade.

2017 - Participamos em junho de seminário sobre o Programa de Assistência Farmacêutica (PAF) na CliniCassi Copacabana e nos reunimos com o Conselho de Usuários.

2017 - Estivemos na X Conferência de Saúde da Cassi e Conselho de Usuários, em novembro.


Cassi SP - 35 agendas de gestão

2014 - Cumprimos agendas de gestão no Estado em 8 oportunidades. Já como Diretor de Saúde eleito nos reunimos com o Conselho de Usuário em maio. Participação em debates com o tema Cassi na Fetec CUT (maio) e na Afabb SP (novembro). Distribuição de boletins Prestando Contas Cassi em prédios do Banco do Brasil em 3 datas diferentes. Palestra sobre Cassi em reunião de delegados sindicais (novembro). Visita ao Sindicato de Jundiaí e plenária sobre Cassi (dezembro).

2015 - Estivemos por 11 vezes cumprindo agendas de gestão no Estado. Neste ano a agenda com entidades sindicais foi intensa porque estávamos na construção da mesa nacional sobre o déficit da Cassi. Nos reunimos com direções de entidades da ativa e aposentados várias vezes. Fizemos muitas reuniões com associados na base também. Fomos a Campinas para plenária com participantes e estivemos no Sindicato com lideranças. Fizemos diversas reuniões de gestão com funcionários da Cassi naquele ano. Participamos da VIII Conferência de Saúde da Cassi e Conselho de Usuário SP. Realizamos um encontro nacional sobre a Cassi na Afabb SP em março.

2016 - Também atuamos no Estado por 11 vezes. Fizemos a agenda de parcerias pela saúde dos trabalhadores e pelo fortalecimento da ESF e CliniCassi. Nas reuniões com órgãos do Banco, Super e Gepes, Disap. Por várias vezes fizemos reuniões de base nas concentrações paulistanas de bancários do BB. Fizemos palestras para delegados sindicais e para aposentados na Afabb SP. Visitamos unidades CliniCassi na capital - Norte, Oeste e Centro - e no interior - Ribeirão Preto. Nos reunimos com lideranças dos Conselhos de Usuários, tanto da capital quanto do interior. 

2017 - Foram 5 visitas ao Estado. Iniciamos o ano participando de reunião do Conselho de Usuários em fevereiro. Tive reuniões com direções das entidades sindicais e almocei com gestores da Cassi na mesma agenda. Em setembro cumprimos agenda em Santos, conhecendo a CliniCassi, nos reunindo com funcionários e lideranças locais e visitando o Sindicato, com reunião sobre Cassi e Saúde. Em outubro voltamos a São Paulo para reuniões com dirigentes sindicais e com bancários nas bases. Estivemos na IX Conferência de Saúde em novembro, com quase 500 participantes. E, por fim, fomos a Ribeirão Preto em 27/11 para participar de uma plenária sobre Cassi e Previ a convite das associações paulistas.

Nenhum comentário: