Páginas

27.12.17

Balanço do mandato na Diretoria de Saúde da Cassi (I)





Olá prezad@s associados da Cassi e companheir@s de lutas pelos direitos dos trabalhadores.

Parte I

Apresentação

Estamos terminando o ano de 2017 e, em nosso caso, estamos completando o 4º ano de atuação como gestor eleito pelos trabalhadores da ativa e aposentados associados à maior e mais antiga autogestão em saúde do país, a nossa Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil.

Os anos de 2014, 2015, 2016 e 2017 foram os mais intensos de toda a minha vida de representação política da classe trabalhadora a qual pertenço como bancário do banco público mais antigo do país, o Banco do Brasil. Esse mesmo período foi o de maior crise política, econômica e social de nosso país em décadas. O setor da saúde idem, em relação a estar vivendo a maior crise da área em sua história.

A minha dedicação à Cassi e aos direitos dos associados que represento foi total, exclusiva, e ininterrupta desde o dia 2 de junho de 2014, data da posse no mandato. E afirmo isso com ciência do quanto me dediquei de corpo e alma aos meus mandatos sindicais. E os segmentos políticos das diversas linhas de pensamento sabem o quanto fui abnegado e dedicado às causas dos trabalhadores que representei nesses quase vinte anos de lutas, mesmo quando divergia nas táticas e estratégias de lutas, tinha como objetivo a construção da unidade em prol da classe trabalhadora.

Meu compromisso com os associados e com a Cassi foi seguido fielmente por mim e por nossos companheir@s eleitos e pela nossa equipe à frente da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento, área de atividade fim da autogestão responsável pelas políticas e programas de saúde, pelo modelo assistencial (APS/ESF), pelas unidades administrativas nas regiões e pelas CliniCassi, pelos convênios e pela relação com os Conselhos de Usuários.

Os participantes e usuários da nossa Caixa de Assistência, sobretudo seus representantes e entidades representativas, também tiveram em nossa atuação o esforço em melhorar áreas e serviços nos quais a responsabilidade está a cargo de outras áreas da Cassi. Mas como a gestão é uma só, sempre buscamos contribuir para fortalecer áreas centrais como, por exemplo, comunicação, ou tirar dúvidas e dar orientações adequadas sobre todas as áreas de atuação da Cassi, como rede prestadora de serviços de saúde, as centrais de atendimento e pagamento e outras mais, pois um dirigente precisa saber de tudo um pouco, ao menos para orientar acessos adequados às informações.

A partir desta primeira postagem de prestação de contas de nossa atuação em defesa dos direitos dos associados e de fortalecimento da Cassi e tudo o que ela significa, vou apresentar alguns números, dados e opiniões sinceras sobre tudo que tem relação com a Cassi e que vivemos neste período. Como eleito, sou um instrumento de luta dos associados, das lideranças e entidades dos associados. Escrevi e prestei contas aos Conselhos de Usuários, sindicatos e entidades associativas ao longo do mandato e escrevo sobretudo para eles.

Farei essas postagens de balanço pelo respeito absoluto que tenho por cada um e cada uma de vocês que representamos nesses quatro anos. Minha vida de representante político dos bancários é feita com muita dedicação, mas é vivida com muito sofrimento interno, físico e psicológico. Se não fosse o apoio das pessoas e entidades que acreditam em nosso trabalho, já teríamos quebrado. 

As pessoas podem imaginar, mas não daria para saber o que enfrento de ataques, de baixarias e arbitrariedades, de desgostos por ser tão aguerrido na defesa dos associados que represento. Enfrentar o poder instituído traz consequências. Mas a gente sofre esses ataques ao longo do nosso trabalho com a resistência de quem sabe que está fazendo o correto em nome da causa que defende e representa.

Abraços a tod@s vocês que nos acompanham. Peço que compartilhem o que vamos apresentar, pois nossa luta só tem sentido se for para as pessoas e com as pessoas que representamos.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (2014/18)

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo seu empenho, dedicação e comprometimento ao longo desses anos. Principalmente por ser nossa voz, atuante e parceira na Diretoria. Me sinto completamente representada por vc e com a certeza de que vc defendeu e defenderá sempre meus direitos. É dessa garra e competência que precisamos para construir e reconstruir nossa Caixa. Conte sempre com meu apoio.

William Mendes disse...

Olá querida Cissa, como vai?

Faço todos os meus dias serem proveitosos ao defender os direitos de nossos colegas e a nossa Caixa de Assistência. Obrigado pelas palavras, pode acreditar que elas são muito importantes para mim. O que nos move é acreditar que estamos fazendo o melhor para as pessoas que a gente representa e respeita.

Abraços e feliz Ano Novo a vc e família e entes queridos.