Páginas

20.11.17

Conferências de Saúde da Cassi - Participação, Pertencimento e Democracia!




Olá prezad@s associados e participantes da Cassi e companheir@s de lutas em defesa dos direitos em saúde dos trabalhadores.

Nesta semana, nossa autogestão e o Conselho de Usuários do Paraná realizam a X Conferência de Saúde da Cassi PR, com o tema "Cassi: O Desafio do Modelo de Atenção Integral à Saúde". O evento será no Espaço Cultural e Esportivo do Sindicato dos Bancários de Curitiba, na quinta-feira 23, a partir das 16h.

Estamos fechando o ano de 2017 com a realização de 17 Conferências de Saúde, que reuniram centenas de participantes nos 16 Estados e no Distrito Federal para o compartilhamento de informações sobre a Caixa de Assistência, seu modelo assistencial, os problemas e desafios do setor, a manutenção e ampliação dos direitos e o fortalecimento da solidariedade, da democracia e da participação dos associados nos destinos da Cassi.

Este Diretor de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi, eleito pelos associados, está completando a participação em 53 Conferências de Saúde de nossa querida autogestão. O esforço que fizemos para que esses encontros acontecessem, mesmo sem recursos durante mais de dois anos, foi pelo compromisso que temos com os associados e com a causa da Cassi, que inclui o modelo assistencial e os trabalhadores que constroem a entidade no dia a dia.

Ao longo desses quatro anos de Conferências - 2014, 2015, 2016 e 2017 - buscamos levar o máximo de informações sobre a Cassi, sobre seu modelo assistencial de Atenção Integral à Saúde, APS, ESF, CliniCassi, programas de saúde, custeio mutualista solidário e intergeracional e sobre os principais problemas que os usuários e a autogestão enfrentam, quer sejam eles de dificuldades de rede credenciada ou de legislação, judicialização, comunicação, participação social, déficit e sustentabilidade etc.

Estamos fechando mais um ano de foco no fortalecimento da participação social, do pertencimento, do empoderamento dos trabalhadores em relação aos seus direitos e deveres, foco em estudos e produção de conhecimento na área em que atuamos, a da saúde.

Temos plena consciência de que o país atravessa uma de suas mais graves crises na história. E, mesmo assim, estivemos firmes e crentes de que é possível unir pessoas e entidades representativas em prol de uma causa, de um objetivo comum: fortalecer nossa Caixa de Assistência e fortalecer a promoção da saúde e a prevenção de doenças.

Vamos que vamos, porque acreditamos na Cassi, na unidade dos trabalhadores associados, na defesa de um banco público que contribua para o nosso país.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)

--------------------------------------------------------

(reproduções de matérias do site da Cassi)



Plenário da Conferência do RJ.

RJ realiza X Conferência de Saúde

A Cassi Rio de Janeiro realizou, no dia 9 de novembro, a Conferência de Saúde do Conselho de Usuários com o tema “Cassi: O Desafio do Modelo de Atenção Integral à Saúde.

O evento contou com a presença de 184 participantes entre aposentados, representantes da Super Estadual, Gepes, entidades representativas do funcionalismo e funcionários da ativa do Banco do Brasil.

O Diretor de Saúde e Rede de Atendimento, William Mendes, apresentou o tema central da Conferência. Ele ressaltou a importância do Sistema Integrado de Atenção à Saúde para garantir o cuidado especializado, que prevê a promoção e prevenção, aumentando a qualidade de vida do participante.

Em sua palestra, o Diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes, Humberto Almeida, apresentou informações sobre o mercado de saúde e a judicialização. Destacou os desafios da Caixa de Assistência e a racionalização dos gastos assistenciais.

O Panorama Cassi foi tema da abordagem do Diretor de Administração e Finanças, Dênis Corrêa. Ele expôs os dados atuais da Instituição e ressaltou a importância dos associados conhecerem e participarem da gestão do Plano.

Para o Coordenador do Conselho de Usuários Douglas Leonardo Gomes, a participação social é o ponto central para ampliação dos debates sobre a Cassi. Os conferencistas puderam responder diversas questões levantadas em plenária.

Ao final do evento, os novos representantes do Conselho de Usuários, para o biênio 2017-2019, foram empossados.

------------------------------------------------------
Plenário da Conferência de SP.

SP realiza IX Conferência de Saúde

Cassi São Paulo promoveu, no dia 10 de novembro, a IX Conferência de Saúde. Participaram 410 pessoas, entre funcionários da ativa, aposentados, representantes da Super, Gepes, Sindicato dos Bancários e demais entidades representativas do funcionalismo BB.

O evento contou com a presença do Diretor de Saúde e Rede de Atendimento, William Mendes de Oliveira, do Diretor de Administração e Finanças, Dênis Corrêa, e do Diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes, Humberto Santos Almeida.

O tema central “Cassi: O Desafio do Modelo de Atenção Integral à Saúde”, foi apresentado pelo Diretor William Mendes, que falou da importância do modelo de saúde adotado pela Caixa de Assistência e de manter o Sistema Integrado de Atenção à Saúde. Isso garante um cuidado especializado aos participantes.

O Diretor Humberto Santos Almeida apresentou a palestra: Cassi e seus Desafios. Para ele, o problema da Instituição não são as despesas administrativas, mas sim as assistenciais. Dentro destes desafios, o maior deles é que o associado tenha a cultura do conhecimento e do pertencimento pela Caixa de Assistência.

O panorama da Cassi foi abordado pelo Diretor Dênis Corrêa. Ele comentou os desafios de administrar uma autogestão da forma mais eficiente possível, para ter um cuidado melhor com o menor custo e apresentou a importância de mexer tanto na receita quanto no operacional da Instituição.

Ao final do evento, os novos representantes do Conselho de Usuários para o biênio 2017-2019, foram empossados.

Fonte: Cassi

Nenhum comentário: