Páginas

11.11.17

Conferências de Saúde da Cassi mostram o caminho - Só a luta nos garante!



Conferência de Saúde da Cassi e Conselho de Usuários de SP,
na quadra dos bancários, reuniu mais de 400 pessoas.

Olá prezad@s associados e participantes da Cassi e companheiros de lutas pelos direitos dos trabalhadores.

Fechamos uma semana bastante exitosa naquilo a que nos dispusemos a realizar: fortalecer a participação social nas lutas pelos direitos em saúde dos trabalhadores e na defesa da Caixa de Assistência dos funcionários do Banco do Brasil, a maior e mais antiga autogestão em saúde do país, responsável  por cuidar de mais de 700 mil participantes da comunidade BB.

Se por um lado, pouco dormi na semana, como tem sido ao longo de nosso mandato de representação na Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento, por outro, a energia que sentimos ao ver o aumento da participação nas lutas unitárias pela nossa Cassi alimenta nosso desejo para seguir lutando pela comunidade BB, pela Caixa de Assistência e seu modelo assistencial de promoção e prevenção através da Atenção Primária (APS) e Estratégia Saúde da Família (ESF), a partir de unidades de atendimento CliniCassi, instaladas em pontos estratégicos para organizar o cuidado de milhares de assistidos.

Conferência de Saúde da Cassi e Conselho de Usuários do RJ,
com centenas de pessoas reunidas na AABB.

Essa energia que sentimos ao ver a participação social da comunidade BB nas lutas pela Caixa de Assistência nos mostra também que o caminho da luta unitária por nossos direitos é a única garantia que temos como perspectivas de futuro, já que somos trabalhadores, somos bancários. Temos que defender a existência de nosso bancos públicos e o papel social que eles têm a cumprir em prol da sociedade brasileira.

As Conferências de Saúde da Cassi e dos Conselhos de Usuários de São Paulo e Rio de Janeiro, e as Pré-Conferências de Saúde de Londrina e Maringá tiveram uma participação expressiva de trabalhadores da ativa e aposentados da comunidade BB, demonstrando que é possível unir pessoas em prol de objetivos comuns, e dar a elas as informações necessárias para o empoderamento de seus direitos conquistados em décadas de lutas e, com isso, aumentar o nível de conscientização e o pertencimento de cada um em relação às suas entidades de classe. A defesa e manutenção dos direitos é uma questão de atitude. Em nosso caso, estamos falando de direitos em saúde para ativos e aposentados e seus familiares.

Pré-Conferências de Saúde de Londrina e Maringá reuniram
dezenas de pessoas para debater nossa Caixa de Assistência.

Não vi os números finais de participantes nos eventos da semana, mas a comunidade BB reuniu cerca de 800 pessoas para compartilhar informações sobre a nossa Caixa de Assistência em 3 Estados - PR, RJ, SP. Dentre outros temas, debatemos os desafios para ampliar o modelo de Atenção Integral à Saúde, APS/ESF, unidades próprias em saúde - CliniCassi -, rede credenciada de prestadores de saúde, regulação, tecnologia na área da saúde e Cassi, déficits e os porquês, legislação da saúde suplementar, judicialização, participação social, negociações entre patrocinadores BB e Corpo Social, riscos e ameaças à Cassi e demais autogestões em saúde.

Ao fechar uma semana com tanta participação social nos debates do Sistema de Saúde Cassi, renovo minha esperança em nossa capacidade para defender nossa autogestão e o modelo assistencial, nossos direitos, e unir toda a comunidade BB para os desafios que estão colocados a nós, inclusive a defesa do próprio Banco como um dos bancos mais antigos e importantes do Brasil e do mundo.

Deixo um agradecimento muito especial a todos e todas que construíram esses eventos com centenas de pessoas. Agradecemos aos funcionári@s da Cassi, às lideranças dos trabalhadores associados, aos líderes do BB que apoiaram a ajudaram na convocação e liberação dos bancários, às entidades sindicais e associativas. Unidos somos mais fortes!

Abraços a tod@s os meus pares da classe trabalhadora.

Só a luta nos garante!

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/2018)

Nenhum comentário: