Páginas

1.11.17

Cassi e o Novembro Azul - Foco na saúde dos homens


Peço às lideranças dos associados e do Banco do Brasil
que compartilhem o significado do Novembro Azul na Cassi
e acessem o site da nossa entidade. Serão disponibilizadas
nas páginas dos Estados/DF atividades de saúde dos homens.

Novembro Azul na Cassi foca a saúde dos homens de forma ampliada, pois os homens são resistentes em aderir à promoção da saúde e prevenção de doenças

O Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro. Hoje em dia é uma campanha realizada por diversas entidades para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Nesse contexto, há ênfase no direcionamento para o rastreamento do câncer de próstata em toda a população masculina com mais de 50 anos, ou seja, a realização de testes em homens considerados saudáveis, sem queixas, nem sinais ou sintomas, sem averiguar histórico ou outras informações.

A Cassi, alinhada com o Ministério da Saúde (MS), o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e diversas entidades de respaldo internacional, como também em conformidade com a melhor evidência científica atualmente disponível, se posiciona contra o rastreamento universal com o teste de PSA ou toque retal para diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Desta forma, a Cassi aproveitou o Novembro Azul para divulgar e promover o cuidado da saúde do homem de forma ampliada. Esta estratégia foi desenvolvida no intuito de despertar no homem o cuidado com sua saúde, evitando valorizar o foco na doença.

Muitos estudos comprovam que os homens são mais vulneráveis às doenças do que as mulheres, especialmente às enfermidades graves e crônicas. Ainda, homens morrem mais cedo que as mulheres. A despeito disso, os homens não buscam, como as mulheres, os serviços de saúde. A grande maioria é inserida no sistema de saúde por meio de atenção especializada, quando em situação de doença mais avançada.

Outro fator preocupante é que o homem, julgando-se invulnerável, se cuida menos e se expõe a mais situações de risco. Eles entendem a doença como um sinal de fragilidade não inerente ao homem. Na Cassi, atualmente, aproximadamente 54% dos cadastrados na Estratégia Saúde da Família (ESF), modelo de Atenção Primária à Saúde (APS) desenvolvida pela Cassi em seus serviços próprios, são mulheres.

É por estes aspectos que a campanha da Cassi foi aberta, com o hotsite Novembro Azul (clique AQUI), evidenciando a importância do cuidado da saúde do homem, onde o papel da família é essencial, principalmente da mulher, que, culturalmente, tem a tendência de se cuidar mais e melhor, sendo elas fortes aliadas no incentivo ao cuidado da saúde do homem.

Além disso, o dia 17 de novembro foi definido pela Cassi como o dia “D”. As CliniCassi realizarão atividades voltadas aos participantes, cadastrados e não cadastrados na ESF, no intuito de reforçar a importância do cuidado com a saúde do homem.

Independentemente da programação do Novembro Azul, as CliniCassi realizam continuamente diversas ações, dentre elas atendimentos individuais com profissional da equipe multidisciplinar, bem como atividades coletivas com foco na educação em saúde dos participantes.

No desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde, por meio da ESF, a Cassi entende ser essencial o fortalecimento dos serviços próprios, com vistas à garantir ações efetivas de promoção da saúde, prevenção de doenças, recuperação e reabilitação aos participantes Cassi.

As CliniCassi, trabalham mobilizando homens e mulheres a serem protagonistas do seu cuidado. Busquem orientações dos profissionais da ESF em uma das 65 CliniCassi espalhadas por todo o Brasil.

Abraços a tod@s e vamos mudar a cultura predominante de não-cuidado para uma cultura de autocuidado e orientações em saúde a partir das CliniCassi e das informações em saúde produzidas pela nossa Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil.


William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)

Referências:

1. Canadian Task Force on Preventive Health Care. Recommendations on screening for prostate cancer with the prostate-specific antigen test. CMAJ, November 4, 2014, 186 (16).

2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Rastreamento / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

3. U.S. Preventive Service Task Force. Prostate Cancer: Screening. May, 2012.

4. DynaMed [Internet]. Ipswich (MA): EBSCO Information Services. 1995 - . Record No. 113802, Prostate cancer screeningInstituto Nacional do Câncer. Câncer de Próstata.

5. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem: princípios e diretrizes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

Nenhum comentário: