Páginas

29.11.17

Afabb-SP promove encontro sobre Previ e Cassi em Ribeirão Preto (SP)


Comentário do Blog:

Olá prezad@s associados e participantes da Cassi e companheir@s de lutas.

Leiam abaixo matéria sobre evento promovido pela Afabb-SP e demais entidades parceiras para levar aos seus associados informações sobre nossas queridas Caixas de Assistência e Previdência.

Em primeiro lugar, agradeço pelo convite e pela oportunidade em poder estar com nossos participantes. 

Eu confesso a vocês a mescla de emoções que senti ao longo desta segunda-feira 27. Eu venho de uma jornada intensa de trabalho em defesa da Cassi e dos direitos dos associados praticamente em turnos de manhã, tarde e noite ao longo do mandato. Quando a empresa aérea cancelou o voo que me levaria a Ribeirão Preto naquela manhã (cheguei ao aeroporto às 7h30 vindo direto de noite de viagem), fiquei muito frustrado. Tod@s que nos acompanham sabem do quanto é importante para mim o contato com a base que representamos.

O incentivo que tive do pessoal da organização do evento em tentar ir mesmo que fosse mais tarde e a nossa disposição em não desistir das coisas, somados à surpresa de ver tantos colegas nos esperando após as 16 horas (palestra era às 14h) me trouxe um sensação boa em sentir que fizemos uma jornada correta de representação dos associados da Cassi nestes quase 4 anos de trabalho. Fui chegar a Brasília por volta de 1h30 da manhã de terça 28.

Ser gestor numa instituição tão grande como a Cassi dos funcionários do Banco do Brasil, num país continental com diversas dificuldades estruturais e políticas, dificuldades que as pessoas não têm compreensão por estarem em seus afazeres da vida, nos faz perceber que muitas vezes na área em que atuamos ocorrem coisas que fogem ao nosso domínio e controle, pela própria natureza dos eventos. 

A certeza que temos é que sempre buscamos fazer o melhor e o possível, e temos que ir superando obstáculos e resolvendo problemas diariamente em prol dos objetivos e missão da instituição que defendemos, mesmo sabendo que sempre há melhorias a fazer em todas as áreas e que o trabalho não está completo. Nossas Caixas de Assistência e Previdência são fundamentais na vida de centenas de milhares de trabalhadores e cidadãos brasileiros.

Obrigado a tod@s que participaram do debate e que contribuíram para a realização do evento com os participantes paulistas.

Abraços, William

-----------------------------------------------------------------------------

Fala dos diretores Marcel Barros, Previ, acima,
e William Mendes de Oliveira, Cassi, abaixo.

Afabb-SP promove encontro sobre Previ e Cassi no interior


Por: Juca Varella e Jair Rosa - 27/11/17

Em parceria com a Aafbb, evento em Ribeirão Preto foi abrilhantado com a participação de diretores eleitos pelo funcionalismo: Marcel Barros e William Mendes


São Paulo – Uma experiência de sucesso entre os associados da Afabb-SP residentes na capital, a realização de debates específicos e aprofundados sobre as caixas de Previdência (Previ) e de Assistência (Cassi), foi repetida durante toda esta segunda-feira, 27 de novembro.

A novidade é que nessa ocasião o Encontro sobre Previ e Cassi foi realizado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, justamente para municiar de informações sobre as duas entidades os colegas daquela cidade e de municípios próximos.

Graças à parceria com a Aafbb (Associação dos Funcionários e Aposentados do Banco do Brasil) e com o expressivo apoio da AABB-RP, Afabb-RP e Cesabb-SP (Conselho Estadual das Associações Atléticas Banco do Brasil), o evento teve uma grande aceitação.

Os temas foram divididos em blocos para que todos pudessem acompanhar e formular questões relativas ao fundo de pensão e à caixa de assistência. Todo o período da manhã foi dedicado à Previ e o da tarde à Cassi.

As exposições foram feitas, respectivamente, pelo diretor eleito de Seguridade da Previ, Marcel Barros, e pelo diretor eleito de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi, William Mendes de Oliveira.

PREVI – A exposição de Marcel Barros foi dedicada quase que exclusivamente aos integrantes do Plano 1, destinado a quem ingressou no Banco do Brasil até 1997 e que engloba grande parte dos aposentados. O diretor eleito destacou que o fundo de pensão teve resultados positivos nos últimos dois anos e que em fevereiro de 2018 estarão liberados para a Previ os ativos que tem na Vale. “Isso não significa que esses ativos serão vendidos, mas que representarão grande base de recursos que a entidade terá à disposição.” Além disso, destacou que a Previ adota critérios ainda mais rígidos na seleção de empresas para direcionar investimentos.

Por outro lado, da mesma forma do que ocorreu em evento similar na sede da Afabb-SP, em 30 de agosto, Marcel voltou a fazer alerta sobre os riscos do PLP 268/16, que propõe alterações substanciais na governança dos fundos de pensão vinculados a empresas públicas e de economia mista e que pode acabar com a eleição de participantes na gestão dos fundos de pensão, entre outras ameaças.

CASSI – Devido a atraso do voo, William Mendes começou sua exposição por volta das 16h. Um dos pontos principais de sua preleção foi a necessidade de todos se unirem para que a Estratégia Saúde da Família (ESF) chegue à totalidade dos assistidos. Também apresentou diversos números que demonstram a grandeza da Cassi. “Quero parabenizar o esforço de todas as entidades que viabilizaram esse evento. São oportunidades ímpares que nos permitem dialogar de forma franca sobre todas as questões relativas à Cassi”, disse William Mendes. Ao final das exposições tanto Marcel quanto William responderam questionamentos dos presentes.


Adelmo Vianna, diretor da Afabb-SP compondo a mesa (esq.)
e o nosso presidente Rubens Costa (dir.).

O presidente da Afabb-SP, Rubens Rodrigues Costa, e outros dirigentes da entidade participaram do Encontro sobre Previ e Cassi. Ele explica que uma das missões da associação é dar atenção igual a todos os seus filiados. “Praticamente metade de nossos filiados residem no interior e temos nos empenhado para propiciar a essas pessoas momentos como esse. Poucos têm a oportunidade de saber detalhadamente sobre as questões que envolvem a Previ e a Cassi. Vamos continuar a fazer encontros similares, pois essa troca de informações é importante para defendermos dois de nossos maiores patrimônios”, finaliza Rubens Costa, o Beta.

Registramos ainda as presenças dos seguintes dirigentes de associações de funcionários da ativa e de aposentados do BB: Célia Larichia, presidente da Aafbb; Anísio e Francisco Paulino, dirigentes do Cesabb-SP; Waldenor Moreira, Adelmo Vianna e Francisco do Santos Filho, diretores da Afabb-SP.


Fonte: Afabb-SP (com adaptações do Blog)

Nenhum comentário: