Páginas

31.7.17

Opinião: É hora de organizar um encontro nacional em defesa da Cassi e dos associados





Olá prezad@s associados e participantes da Cassi e companheir@s de lutas,

Iniciamos mais uma semana de gestão e defesa dos direitos dos associados de nossa Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, a maior operadora de autogestão do País. 

Nesta segunda, nossa agenda começou com a primeira reunião (ver site Cassi AQUI) da Diretoria Executiva com a consultoria Accenture, contratada pelo patrocinador Banco do Brasil como parte do Acordo e do Memorando de Entendimentos, conquista dos trabalhadores associados e suas entidades representativas, em conjunto com os eleitos da Cassi, após quase dois anos de mobilização nacional e mesa de negociação com o BB sobre a sustentabilidade do Plano de Associados.

A reunião, que teve a participação de um representante do Banco do Brasil, foi de apresentação inicial e após ouvirmos as explanações gerais sobre o trabalho a ser realizado, nos colocamos à disposição para esclarecer e demonstrar tudo o que apuramos nesses 3 anos que estamos à frente da Diretoria de Saúde e Rede (própria) de Atendimento em relação à eficiência do Modelo Assistencial de Atenção Integral à Saúde, através da Atenção Primária (APS) e Estratégia Saúde da Família (ESF), que em nosso modelo se dá através das unidades de atendimento em saúde CliniCassi, e através de programas de saúde para todos os níveis de atenção. Temos estudos e dados que confirmam que nosso modelo APS/ESF/CliniCassi deve avançar e com rapidez para que os recursos dos associados sejam melhor utilizados na compra de serviços de saúde na rede prestadora, com a cobertura do modelo para o conjunto dos participantes.

Conforme afirmei em texto recente (ler AQUI), como gestor eleito pelos associados e um dos guardiões dos interesses do Corpo Social, vejo com preocupação o fato de que a consultoria contratada pelo patrocinador Banco do Brasil não tenha sido enviada a Cassi no primeiro semestre e que chegue num momento em que o cronograma para os debates que decidirão o futuro da Caixa de Assistência e os direitos dos associados se dê num calendário em que a entidade estará com a sua normalidade administrativa alterada (depois das primeiras 18 semanas), porque a partir do final do ano de 2017, além do período de férias, haverá processo eleitoral na entidade até o final de abril de 2018. Essa coincidência de calendário poderá fragilizar sobremaneira a metade da governança que é composta por eleitos. Imaginem vocês como se dão os bastidores nesse contexto e mudanças sérias podem ocorrer com a diferença de um voto no CD (uma abstenção, por exemplo). Entendo que as Entidades da Mesa devem avaliar esse risco para os associados e estabelecer alguns marcos a respeito com o Banco do Brasil.

Tenho apresentado algumas preocupações para os associados e participantes que nos leem e suas entidades representativas em relação a ataques aos direitos dos trabalhadores do Banco do Brasil da ativa e aposentados. 

Entendo que é hora de chamarmos um encontro nacional, organizado pelas Entidades Contraf, Contec, Anabb, Aafbb e Faabb, porque, num acordo político histórico em 2015/2016, lideraram a unidade nacional em defesa da Cassi, junto com os representantes eleitos pelos associados, conselhos de usuários e demais entidades da comunidade.

Esse encontro teria o objetivo de voltar a mobilizar toda a comunidade Banco do Brasil porque há sinais de ameaças tanto externas - agravamento da condição do mercado de saúde (que afeta o valor pago aos serviços de saúde), ingerências de órgãos reguladores e governo federal etc -, quanto ameaças internas, em relação aos encaminhamentos que podem ser tomados sobre a sustentabilidade do Plano de Associados neste período do Memorando de Entendimentos - custeio do Plano (quem paga a conta), coberturas, solidariedade, modelo assistencial, programas de saúde, estrutura de atenção primária, direitos isonômicos na governança etc.

Deixo como sugestão de datas para reflexão das entidades e lideranças os dias 19 ou 26 de agosto (dois sábados), porque as nossas agendas da governança da Cassi são programadas com antecedência de meses e os dias da semana estão carregados para nós.

Abraços a tod@s e estamos à disposição,

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)

Nenhum comentário: