Páginas

7.7.17

Diretoria de Saúde da Cassi - Fechando duas semanas de trabalho com avanços na Participação Social



Reunião com os funcionários da Cassi Amapá.

Olá prezad@s associados e participantes da Cassi e companheir@s de lutas,

Estamos encerrando duas semanas ininterruptas de trabalho e luta pela Cassi e pelos direitos dos associados que representamos na Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento.


NA BASE SOCIAL - AMAPÁ

Nesta semana estivemos no Estado do Amapá para uma agenda de fortalecimento da participação social e para ampliar o conhecimento do Corpo Social sobre a nossa Caixa de Assistência. Foi a nossa 3ª ida ao Estado a trabalho.


Reunião da Cassi com a Super BB Amapá.

Na quarta-feira 5 fizemos reunião de gestão com os funcionários da Cassi AP, levamos algumas informações e estudos importantes para definirmos as estratégias na Unidade para o próximo período. Depois fizemos visita ao Banco do Brasil, onde conversamos com os representantes do Banco no Amapá. No final do dia, estreitamos as parcerias com a AABB AP, onde hoje se localiza a Unidade Cassi.


Reunião com o Sindicato dos Bancários do Estado do Amapá.
Reunião com a AABB Amapá.

Na quinta-feira 6 visitamos o Sindicato dos Bancários e fechamos a agenda em Macapá com a II Conferência de Saúde da Cassi e do Conselho de Usuários do Amapá. O evento contou com a presença de mais de 70 pessoas e ficamos muito felizes pela boa participação dos trabalhadores e associados. Agradecemos muito a paciência e interesse das pessoas em ficar até às 23 horas nos debates.


FORTALECER OS CONSELHOS DE USUÁRIOS, UM DE NOSSOS COMPROMISSOS

A agenda de trabalho de nosso mandato foi muito positiva. Agradeço muito o apoio e o envolvimento de tod@s para o bom êxito da Conferência. O Conselho de Usuários foi renovado para seu 2º mandato e confesso que ver este importante fórum de voluntariado da comunidade Cassi e BB ser fortalecido e reconhecido nos dá um sentimento de estar cumprindo com um de nossos compromissos quando fomos eleitos pelos associados.

Me lembro do início de nosso percurso na Diretoria de Saúde e Rede (própria) de Atendimento, responsável pela relação com os Conselhos de Usuários da Cassi. Saímos visitando os conselheir@s antes da posse, fomos no Conselho de SP em maio de 2014. Depois fomos no Conselho do DF em junho e não paramos mais de nos colocar à disposição dos Conselhos.

Tivemos as verbas de manutenção e funcionamento dos Conselhos de Usuários suspensas logo no início de 2015, por causa do orçamento contingenciado (e nunca achei essa decisão interna adequada). Não esmorecemos. Fizemos 27 Conferências de Saúde sem recursos destinados pela Cassi e com apoio de entidades representativas e com recursos próprios. Inclusive apoiamos a criação dos Conselhos de Rondônia e do Amapá.




Hoje (2017), conseguimos aprovar algumas melhorias no Regimento do Conselho de Usuários da Cassi (ler AQUI), e vemos que há um reconhecimento maior da importância destes voluntários e voluntárias na defesa da Cassi e dos associados e participantes. Todo mundo ganha com isso, os patrocinadores BB e Corpo Social e a própria autogestão Cassi.


BOLETINS INFORMATIVOS DO MANDATO NA DIRETORIA DE SAÚDE E REDE DE ATENDIMENTO DA CASSI

Nesta semana, publicamos também o Boletim Prestando Contas Cassi nº 35, com informações e estudos que nos dão muito mais energia para defender o Modelo de Atenção Integral à Saúde, Atenção Primária (APS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) em relação à nossa população de mais de 700 mil participantes da Cassi porque conhecer as causas de morbimortalidade dos brasileiros e da população de nossa Caixa de Assistência e atuar preventivamente para evitar doenças ou agravamentos ou dar mais qualidade de vida aos associados crônicos ou em processos de reabilitação e recuperação é uma de nossas missões. (leia AQUI o Boletim nº 35).


28º CONGRESSO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL

No final de semana (dias 1º e 2/7) estivemos no 28º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil. Como escrevi aqui no Blog (ler AQUI), saí um pouco frustrado porque não foi possível levarmos nossas opiniões sobre os problemas complexos que a Cassi enfrenta e vai ter que lidar no próximo período, mas é sempre bom estar nos fóruns de nossa classe trabalhadora.


UNIDADES DE ATENDIMENTO À SAÚDE CLINICASSI - UM PATRIMÔNIO DOS ASSOCIADOS QUE DEVE SER A 1ª REFERÊNCIA EM ATENÇÃO PRIMÁRIA


Unidade Cassi AP e CliniCassi Macapá, onde
também está a administração da AABB AP.

Ao conversar no Estado do Amapá com mais de 70 trabalhadores associados da Cassi, só tive a enésima confirmação de que meu lugar como gestor eleito da autogestão dos bancários do BB é nas bases sociais.

Estou cansadaço, faz 3 semanas que durmo menos de 5 horas por noite, mas chego ao final de semana com a certeza de que fizemos o bom combate, levamos as informações que temos que compartilhar com tod@s na comunidade BB e na próxima semana estaremos com a mesma intensidade de energia na defesa dos associados e trabalhadores que represento, na defesa da Cassi e seu modelo assistencial e os funcionários da Cassi, um patrimônio da entidade.

Abraços,

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandado 2014-18)

Nenhum comentário: