Páginas

7.4.17

Depressão é tema de campanha da OMS para Dia Mundial da Saúde, 07 de Abril


As unidades CliniCassi estão à disposição
dos participantes para avaliação e adequada
indicação de tratamento para a depressão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início a uma campanha sobre depressão. Com o lema “Let’s talk” (“Vamos conversar”, em português), a iniciativa reforça que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a consequências graves.

Segundo a OMS, a depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma muito importante para a carga global de doenças.

A tristeza por si só não caracteriza um quadro de depressão. A tristeza é um sentimento que pode acontecer com qualquer pessoa saudável sem significar doença. 


A depressão tem caráter mais duradouro (pelo menos duas semanas), compromete a vida do indivíduo, varia pouco ao longo dos dias e está associada a outros sintomas como redução da energia, fatigabilidade, humor deprimido, perda de interesse em atividades antes prazerosas, diminuição da capacidade de concentração, redução da libido, alterações do sono e do apetite, redução da autoestima, pensamentos de culpa e desesperança, podendo apresentar ideação suicida.

De acordo com a OMS, cerca de 5,8% da população brasileira sofre de depressão, o que representa mais de 11,5 milhões de casos. A organização também alertou que, apesar da existência de tratamentos efetivos para a depressão, menos da metade das pessoas afetadas no mundo recebe ajuda médica.

A depressão é uma das principais causas do suicídio. Em torno de um milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano no mundo. A doença atinge pessoas de diferentes faixas etárias, etnia, religião, níveis socioeconômico e educacional e continua sendo um dos grandes desafios deste início de século.

Existem vários tratamentos eficazes para a doença. O diagnóstico precoce evita agravamento e casos crônicos da doença. Com cuidados adequados, assistência psicossocial e medicação, dezenas de milhões de pessoas com transtornos mentais, incluindo a depressão, poderiam começar a levar uma vida normal.

Na Cassi, os participantes podem contar com as ações desenvolvidas pelo Programa de Saúde Mental. As equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) estão preparadas para atender a população prestando atenção integral com atendimentos para prevenção, diagnóstico precoce e orientação para os tratamentos adequados.

Em 2016, o programa de Saúde Mental beneficiou mais de 6 mil pessoas e mais de 40.000 atendimentos foram proporcionados à população em sofrimento psíquico pelos profissionais da rede credenciada.

Qualquer pessoa pode ser acometida pela depressão, independente de gênero, faixa etária, raça e classe social.

A data de hoje fez parte do Calendário de Saúde da Cassi 2017. É importante que os participantes com sintomas característicos da doença procurem ajuda na CliniCassi mais próxima, para avaliação e adequada indicação de tratamento.

Nossos profissionais podem ajudá-los e orientá-los na condução da melhor forma de cuidado.

Abraços a tod@s,

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)


Post Scriptum: este texto de opinião contou com subsídios de nossas equipes técnicas na área de saúde

Nenhum comentário: