Páginas

20.4.17

Cassi - Conferências de Saúde do 1º semestre de 2017





"Fazer reuniões com associados para discutir problemas da Cassi"

"Fortalecer os Conselhos de Usuários"

(Programa da Chapa 1 Todos pela Cassi em 2014)


Olá prezad@s associados e participantes da Cassi e companheir@s de lutas,

Enquanto na vida política e social do povo brasileiro as coisas estão cada dia mais difíceis e a agenda de lutas dos trabalhadores traz a necessidade de mobilizações e unidade de classe em defesa dos direitos trabalhistas, previdenciários. civis e sociais, temos que manter a nossa agenda de trabalho específica na Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, a maior autogestão em saúde do País.

A defesa da participação social e o fortalecimento do espírito de pertencimento por parte da comunidade Banco do Brasil são princípios e bandeiras de nosso mandato de representação dos associados da Cassi. Estão lá no programa que apresentamos aos associados Brasil afora em 2014.

Para cumprir esses princípios, confesso a vocês que tivemos que enfrentar um mundo de dificuldades e remover montanhas de lugar. A prova material dessa afirmação foi o empenho e inventividade que colocamos em ação nos anos de 2015 e 2016 para realizar as 27 Conferências de Saúde da Cassi e Conselhos de Usuários em todo o País. É pelo apoio das entidades que nos ajudaram e pelo desejo firme de estar junto as bases sociais da Cassi que já tenho 36 participações em Conferências de Saúde.

Ao nos negarem naquele período de orçamento contingenciado na gestão da entidade os recursos a que nossa Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento tem direito para a realização das Conferências, a tendência natural seria a não-realização destes importantes fóruns de participação social. NÃO ESMORECEMOS e saímos a campo buscando apoios e recursos e fizemos todas elas. Foi um fator gratificante de nosso mandato porque tivemos a oportunidade de esclarecer questões centrais sobre a "Sustentabilidade da Cassi" e contribuímos para a mobilização que fez o Banco colocar recursos na Caixa de Assistência ao final do processo negocial de quase 2 (dois) anos.

Agora em 2017, reforçamos o nosso compromisso firme de realizar as 17 Conferências previstas para este ano e o Diretor de Saúde estará presente em todas elas, independente das características de cada região, seja ela grande ou pequena, próxima dos centros de poder ou não, que dê muitos votos ou não em uma eleição nacional etc porque a nossa forma de fazer o mandato é republicana e com o mesmo respeito e consideração a cada associado e associada da Cassi em cada canto do País.

Apresentamos abaixo as informações da Cassi para as primeiras Conferências de Saúde que realizaremos no 1º semestre e convido a cada participante e às lideranças locais a levarmos muita gente para os eventos que acontecerão em Natal (RN), em Recife (PE), em Brasília (DF), em Belo Horizonte (MG), em Vitória (ES), em Boa Vista (RR) e em Manaus (AM) com a temática central "Cassi: o desafio do Modelo de Atenção Integral à Saúde".

Um forte e fraterno abraço a todos e todas e nos vemos nas Conferências e nas visitas de trabalho constantes que fazemos aos associados e suas representações.

William Mendes

Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)



Conselhos de Usuários programam eventos para o primeiro semestre de 2017

Com informações do site da Cassi (de 17/5/17)

As Unidades Cassi e os Conselhos de Usuários irão realizar, no primeiro semestre de 2017, quatro pré-conferências e sete Conferências de Saúde. Os eventos têm como objetivo promover a discussão, de forma democrática e participativa, da saúde no contexto da Cassi.

As pré-conferências serão realizadas nas cidades de Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba e Uberlândia em Minas Gerais. As datas dos eventos ainda estão sendo confirmadas.

As Conferências de Saúde estão programadas para acontecer nos seguintes estados: AM, DF, ES, MG, PE, RN e RR.

Os encontros funcionam como fóruns bianuais que reúnem diferentes públicos (associações de participantes, representantes dos planos de saúde Cassi e de outros segmentos do funcionalismo do Banco do Brasil).

Acompanhe as programações das Conferências de Saúde no site Cassi e participe. As informações serão publicadas na página do Estado onde acontecerá o encontro.


CALENDÁRIO DAS CONFERÊNCIAS

11 de maio - Conferência de Saúde do RN

12 de maio - Conferência de Saúde de PE

24 de maio - Conferência de Saúde do DF

08 de junho - Conferência de Saúde de MG

09 de junho - Conferência de Saúde do ES

21 de junho - Conferência de Saúde de RR

22 de junho - Conferência de Saúde do AM


Saiba mais

A CASSI tem 27 Conselhos, constituídos nos 26 Estados e no Distrito Federal. Estreitar o relacionamento dos diversos segmentos de participantes com a Caixa de Assistência é a principal função desses grupos. Os Conselhos de Usuários acompanham, divulgam e sugerem ações de proteção, promoção, recuperação e reabilitação para a melhoria da qualidade de vida dos participantes, além de defender o adequado atendimento frente às necessidades de saúde, observando os dispositivos estatutários e normativos da Cassi.

Nenhum comentário: