Páginas

21.3.17

Cassi - Opinião e prestação de contas do Diretor de Saúde



Visita ao Sindicato dos Bancários de Brasília para uma
prestação de contas do mandato de representação
dos bancários do BB a esta importante entidade.

Olá prezad@s associados e participantes da Cassi e companheiros de lutas,

Estamos vivendo tempos duros para o povo trabalhador brasileiro. Tempos de ataques aos direitos trabalhistas, previdenciários, ataques aos direitos sociais como saúde e educação públicas, direitos políticos como democracia e liberdade de expressão; estamos falando de direitos humanos. 

Nosso mundo social está se desmanchando como castelos de areia em meio a tempestades, após o Golpe de Estado que o Brasil sofreu pelo fato dos perdedores da eleição presidencial de 2014 não respeitarem a democracia duramente conquistada pelo povo.

Eu sou um cidadão representante de trabalhadores. Sou gestor em entidade de saúde de trabalhadores, eleito por eles para defender seus direitos na autogestão Cassi, direitos em custeio, em cobertura e no poder de gestão na entidade.

Imaginem a minha dificuldade em disputar espaço na agenda de lutas das entidades dos trabalhadores em luta contra os ataques gravíssimos aos direitos do povo brasileiro. Mas eu não posso deixar de pedir apoio para a Cassi e os direitos dos associados, porque sem as entidades de representação dos participantes e sem as lideranças deles, não conseguiríamos deter a ofensiva que o patrão fez após 2014 para transferir para os trabalhadores déficits antigos do Plano de Associados.


A Cassi da Atenção Integral, da Estratégia Saúde da Família (ESF) com CliniCassi e do Custeio Mutualista Intergeracional Solidário é mais que um trabalho, é uma causa, é uma militância

Fazer o mandato como decidi fazer desde o dia 1º de junho de 2014 é praticamente uma profissão de fé, é acreditar em princípios, concepções e práticas de representação que aprendi durante minha vida de dirigente sindical, é ter uma ética e segui-la durante cada dia, cada mês, cada ação e cada decisão que tomo em nome do mandato de representação dos associados da Cassi, onde sou Diretor de Saúde e Rede de Atendimento.

Os dias do mandato nunca foram tranquilos, porque entrei no meio de uma crise, construí estratégias para defender os associados e a Cassi em meio a crises, e o mundo e as crises foram piorando ao meu redor, porque o mundo está se desmanchando. Quando olho o cenário em cada um dos anos em que já estive à frente de nossa Cassi, vejo o quanto o quadro foi adverso em cada momento. Mas fico contente, porque nossas estratégias foram exitosas, considerando os contextos.

Por que fiz essa introdução? Porque ao mesmo tempo em que estou avaliando tudo que fizemos pela defesa e fortalecimento da Cassi e dos direitos dos associados (em custeio, em cobertura e na gestão "paritária"), seguimos diariamente com os mesmos princípios, concepções e práticas e com a ética no fazer representativo. E seguimos sofrendo ataques internos durante a gestão.

Nesta semana, estive no Sindicato dos Bancários de Brasília, por meia hora, prestando contas de nosso mandato, falando a respeito da Cassi para dar informação qualificada aos representantes dos trabalhadores, e pedindo apoio para as lutas que virão, porque todo dia é preciso lutar pela Cassi e pelos associados, por mais que a ampla maioria não tenha noção disso.

Eu faço essa opção de ir às bases sociais, aos Estados e DF (todos, sem discriminação), às entidades representativas, aos Conselhos de Usuários, aos espaços do Banco do Brasil, desde o primeiro dia e vou fazer isso até o último dia do mandato. As pessoas que represento não têm a menor ideia do que enfrento todos os meses por fazer diferente do que faziam antes, por contestar, por incomodar, sobretudo o patrão. 

Até criminalizar o meu fazer de representação já tentaram, o fazer política transparente e nas bases como faço, vivem tentando me impedir. Mas não vão me calar, me impedir de ir às bases, de defender direitos dos associados, por mais que isso nos canse, não vão me calar e me amarrar.

Nesta semana, ainda irei em mais bases sociais da Cassi. Neste mês, idem. Nos meses seguintes, idem. Minha ética de representação traz como consequência, jornadas de trabalho integrais - manhã, tarde e noite. Mas a gente foi eleito para fazer diferente do que faziam antes. Podem ter feito melhor ou pior que nós, mas tenho o meu jeito de representar pessoas, ideias e causas.

É isso. Abraços aos meus pares da classe trabalhadora.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)

Nenhum comentário: