Páginas

24.3.17

Cassi - Diretor de Saúde se reúne com o Conselho de Usuários (RJ)


Reunião com o Conselho de Usuários da Cassi RJ.

Contato com a base social é foco de nosso mandato de representação


Olá prezad@s associados e participantes Cassi e companheir@s de lutas,

Tivemos nesta semana duas agendas da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento que compensam todos os dissabores e tristezas que temos experimentado com frequência em relação às questões internas da burocracia da nossa Caixa de Assistência e em relação ao contexto político, econômico e social de nosso País.

Presto contas da primeira dessas agendas positivas para a Cassi e seus participantes, porque elas alimentam nossa bateria para seguir lutando pelos associados da Cassi e seus direitos de custeio do plano, cobertura, de participação social e de governança na autogestão (direitos políticos dos associados).


A outra agenda da Cassi e da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento é em relação à Saúde dos Trabalhadores do Banco do Brasil, mas farei matéria específica sobre ela.


REUNIÃO COM O CONSELHO DE USUÁRIOS DA CASSI RJ

Nesta quinta-feira 23 pela manhã, estivemos no Rio de Janeiro para a cerimônia política de nomeação da nova gerência da Unidade Cassi RJ. A Caixa de Assistência tem unidades administrativas em todos os Estados e no Distrito Federal, além das unidades de atendimento em saúde, as CliniCassi. 


A Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento é responsável por esta estrutura própria da Cassi e faz questão de realizar esses eventos para estreitar as parcerias com a comunidade local. O funcionário Ricardo Tavares assumiu a gestão da Unidade e o evento contou com participação expressiva de lideranças e representações, tanto do Estado quanto de outras bases sociais da Cassi.

Na parte da tarde, tivemos o prazer de participar da reunião do Conselho de Usuários da Cassi RJ. Eu faço questão de aproveitar qualquer oportunidade que tenha para me reunir com as lideranças e entidades representativas dos associados da Cassi e dos trabalhadores da ativa e aposentados do Banco do Brasil, para prestar contas de nosso mandato de representação, dar informações, ouvir questionamentos e sugestões e reforçar a participação social em nossa autogestão em saúde. 

PRIORIDADE NA GESTÃO COMO ELEITO - Este foi o meu 4º encontro com os Conselhos de Usuários da Cassi em 2017. Já estive com os conselheir@s do DF, SP, RN e RJ e esta sempre foi uma de minhas prioridades no mandato, desde o primeiro mês de representação, chova ou faça sol, com recursos liberados para atuar (o que seria o esperado para a Diretoria que responde pela gestão da rede de Unidades da Cassi) ou sem recursos orçamentários adequados.

Além de prestar contas do último período que tivemos na Cassi, entre o fim do processo negocial sobre a sustentabilidade do Plano de Associados da Cassi - Memorando de Entendimentos, Consulta ao Corpo Social, Convênio de Cooperação Técnica Cassi e BB -, também demos a nossa opinião de gestor eleito sobre as perspectivas de futuro para a Cassi, e das próximas etapas de lutas que teremos enquanto associados da autogestão Cassi. 

Um bom exemplo do período em questão é a Revisão Orçamentária (2017) para tentar obter recursos para a Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento (responsável pelas políticas do Modelo de Atenção Integral à Saúde, ESF/CliniCassi) e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes (responsável pela Regulação, Rede Prestadora, Planos de Saúde e Central Cassi). Até o momento, as áreas dos eleitos, responsáveis pelas atividades-fim da Cassi, estão sem orçamento adequado para empreender as melhorias necessárias para o sistema de serviços de saúde da Cassi e esperadas pelos associados.

Também prestamos contas a respeito dos temas relativos à participação social e Conselhos de Usuários, Conferências de Saúde, Regimento Interno dos Conselhos, dentre outras questões.


A reunião foi muito boa. Agradeço o espaço e reforço meu compromisso com os Conselhos de Usuários e com as entidades representativas dos associados.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)

2 comentários:

NELIO JOSE LENTINI DE ALMEIDA disse...

COMO CONTATAR O CONSELHO DE USUÁRIOS RJ ?

William Mendes disse...

Boa noite, senhor Nélio José Lentini de Almeida.

O e-mail da coordenação do Conselho de Usuários da Cassi RJ é reginacassirio@gmail.com

Att.

William