Páginas

21.11.16

Cassi acerta parcerias pela promoção da saúde no Rio Grande do Sul



Reunião da Cassi com Super e Gepes RS.

Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,

Dando sequência à agenda de planejamento da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento para o ano de 2016, estivemos em Porto Alegre (RS) para buscar parcerias pela promoção da saúde, prevenção de doenças e para construir estratégias de comunicação para dar mais conhecimento e pertencimento aos bancários gaúchos sobre o que é a Cassi, qual o nosso modelo de saúde e as melhores alternativas para que os associados busquem soluções para suas necessidades em saúde.

Nossa agenda de trabalho conciliou reuniões com o Banco do Brasil, com o Conselho de Usuários, com os funcionários da Cassi e participamos da IX Conferência de Saúde da Cassi RS.

Reunião da Cassi com Super e Gepes RS definem estratégias para fortalecer o foco na saúde dos trabalhadores

A reunião de trabalho entre a Cassi e a gestão do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul foi muito promissora e as instituições definiram diversas estratégias para ampliar o conhecimento sobre a Cassi e sobre as formas de incluir o tema saúde na pauta dos bancários do Estado no ano de 2017.

A Caixa de Assistência estará na agenda estratégica do Banco tanto nas reuniões e encontros presenciais de trabalho como também nos veículos de comunicação falando do Modelo de Atenção Integral à Saúde e Estratégia Saúde da Família (ESF), sobre autocuidado, sobre promoção da saúde e prevenção de doenças.

A relação será cada dia mais próxima entre as instituições, tanto na capital quanto no interior.


Conferência de Saúde da Cassi RS. Apesar da forte chuva,
a participação foi muito boa.

IX Conferência de Saúde da Cassi RS aborda Sustentabilidade

Na quinta-feira 17, participamos da Conferência de Saúde e apresentamos a palestra "Sustentabilidade da Cassi".

Além de trazer informações sobre o panorama do setor de saúde suplementar, discorremos sobre diversos fatores que impactam os planos de saúde na questão da sustentabilidade, principalmente os planos de autogestão.

Após fazermos um histórico de nossa Caixa de Assistência, abordamos a escolha correta da Cassi após a Reforma Estatutária de 1996 ao definir a Atenção Integral à Saúde e depois a Estratégia Saúde da Família (ESF) como balizadores da reorganização dos serviços de saúde de nossa entidade para fugir da lógica de ser uma mera pagadora de serviços ao mercado.

O sistema integrado de saúde, com Atenção Primária (APS) e cuidado dos doentes crônicos, é o mais promissor tanto nos resultados em saúde como no uso dos recursos disponíveis. 

Apresentamos estudos que vêm sendo feitos pela Diretoria de Saúde que apontam que o segmento de participantes cuidados através de nosso modelo de saúde (ESF) tem uma despesa assistencial per capita menor no uso da rede credenciada nos níveis mais complexos dos perfis de grupos em relação ao segmento que nunca foi cuidado pela ESF nos mesmos perfis por complexidade.

Também mostramos os objetivos a serem alcançados no próximo período com o avanço do Modelo de Atenção Integral à Saúde em nossa Cassi, ampliando o cuidado para o conjunto dos participantes, pois hoje só temos informações de saúde de parte da população assistida (ESF) - com Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Também é necessário avançar com Rede Referenciada e contrarreferenciamento e melhor estrutura de acesso à Atenção Primária (APS), a partir das CliniCassi e mais equipes de família e pronto atendimento, tanto nas capitais quanto em determinadas regiões dos Estados.


Reunião com o Conselho de Usuários da Cassi RS.

Reunião com o Conselho de Usuário da Cassi RS

O encontro foi bastante participativo e contou com a presença dos dois diretores eleitos pelos associados e também com a representação de entidades nacionais como a Anabb.

O Conselho de Usuários do RS apresentou um balanço de seu trabalho realizado no biênio 2014/16 e os objetivos que tem para o próximo biênio.

O Diretor de Saúde prestou contas das estratégias adotadas durante o mandato iniciado em junho de 2014. Após um período de fortalecimento e aproximação com as entidades sindicais, associativas e Conselhos de Usuários nos Estados, em 2016 foi a vez de buscar parcerias com o Banco do Brasil para conseguir alcançar os 100 mil trabalhadores na ativa levando informações sobre a Cassi e o Modelo de Atenção Integral à Saúde.

O Diretor de Planos também falou sobre seu mandato e o que vem buscando realizar.

Os diretores responderam perguntas sobre os mais variados temas, ouviram sugestões e abordaram suas opiniões sobre a "Proposta Final" do patrocinador BB a respeito do déficit do Plano de Associados. A proposta está sob consulta aos associados até esta segunda-feira 21.

Foram cerca de 3 horas de debates.


Reunião com os funcionários da Cassi,
grande patrimônio de nossa entidade de saúde.

Reunião de gestão com os funcionários da Cassi RS

Nossa agenda de trabalho contou mais uma vez com um momento extremamente importante para nós como gestores desta Caixa de Assistência e responsável pelas Unidades Cassi e CliniCassi nos Estados. Nos reunimos com os funcionários em reunião geral e também com os gestores da Unidade.

As reuniões dão pertencimento, trazem informações relevantes tanto para os trabalhadores como para nós que estamos no dia a dia da gestão da Cassi.

Agradecimentos

Os dois dias de trabalho no Rio Grande do Sul foram muito positivos, participativos e fomos recebidos com muita cordialidade e clima de união.

Agradeço aos funcionários da Cassi pelo excelente trabalho que todos realizam e agradeço muito o apoio político e estrutural que as entidades sindicais e associativas nos deram para a realização da Conferência e de toda a agenda, que incluiu despesas com passagens, hospedagens, refeições e estrutura dos eventos.

O Conselho de Usuários e a história de participação social dos bancários do Rio Grande do Sul nos inspiram faz muito tempo. Deixo um fraterno abraço a tod@s e nossos agradecimentos com o desejo de seguir nesta parceria em defesa de nossa Caixa de Assistência e dos mais de 41 mil participantes no Estado.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)

Post Scriptum:

Com todo o apoio logístico por parte das entidades representativas para a Conferência de Saúde, só precisei despender R$ 161,49.

Nenhum comentário: