Páginas

20.10.16

Cassi acerta parcerias pela promoção da saúde em Pernambuco



Reunião Cassi, Super, Gepes e Sindicato em Recife, PE.

Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,

A nossa agenda de luta por parcerias para fortalecer a Cassi, nosso modelo assistencial e a causa da promoção da saúde e prevenção de doenças seguiu nesta semana de trabalho.

Estamos em Recife, Pernambuco, e concluímos uma intensa mas gratificante agenda de debates e compartilhamento de informações com os segmentos de associados da Cassi e entidades representativas do funcionalismo no Estado.

Reunião com Super, Gepes e Sindicato dos Bancários

A nossa agenda de dois dias terminou nesta quinta com uma reunião de parcerias que tivemos com a Superintendência, com a Gepes e com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco.

Nós representantes da Cassi nos colocamos à disposição para divulgar para os mais de 3 mil bancários da ativa informações sobre a Cassi, como ela funciona, sobre o Modelo de Atenção Integral e Estratégia Saúde da Família (ESF), sobre a importância do autocuidado e as melhores formas de utilizar a Caixa de Assistência para atender às necessidades em saúde.

Nós temos duas CliniCassi em Pernambuco e nossas sete equipes de família e demais profissionais de saúde já cuidam de mais de 9 mil participantes. Com o Convênio firmado entre BB e Cassi para realizar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é possível ampliar as perspectivas de cuidar de nossos trabalhadores assim que identificamos riscos para a saúde ou doenças crônicas, além de tudo que é avaliado no Exame Periódico de Saúde (EPS).

Lutar para cuidar da saúde dos bancários da ativa, mais de 100 mil trabalhadores no país, foi um de nossos compromissos nas eleições de 2014 e vale a pena buscar parcerias pela saúde porque cada vida que pudermos salvar e contribuir para uma melhor qualidade de vida, além de ser bom para os participantes é "Bom Pra Todos" como diz o BB.


Conversa com bancários e associados em Recife - PE.

Plenária com associados sobre Sustentabilidade da Cassi e a proposta apresentada pelo patrocinador BB

Na parte da manhã desta quinta 20, estivemos em plenário com bancários da ativa, aposentados, lideranças do Banco e das entidades representativas e Conselho de Usuários falando a respeito da proposta apresentada pelo patrocinador BB para a questão do déficit do Plano de Associados da Cassi.

Após uma fala inicial para contextualizar os colegas a respeito da crise do setor de saúde e os efeitos oriundos dela para a Cassi, pudemos fazer vários esclarecimentos a partir das perguntas feitas pelos participantes. Foi muito legal e muito produtiva nossa reunião. Todos nós saímos com mais informações e noções sobre a gestão da Cassi e de nossos esforços como Diretor de Saúde em reorganizar os serviços de saúde da Caixa de Assistência.


Estivemos no Sindicato conversando com as lideranças.

Cassi faz reunião com dirigentes e lideranças do Sindicato

Na noite de quarta-feira 19 estivemos reunidos na sede do Sindicato com a direção e com delegad@s sindicais para falar a respeito da Cassi, da proposta apresentada pelo patrocinador BB e esclarecemos diversas dúvidas, além de ouvir sugestões das lideranças sindicais.

Além do Diretor de Saúde e do Gerente da Cassi Pernambuco, estiveram presentes os Conselheiros eleitos da Cassi que são de Recife, Fabiano Felix, Presidente do CD, e Leodete Sandra, do CF.

A Presidenta do Sindicato, Suzineide, e a direção da entidade sugeriram a confecção de uma cartilha explicando sobre a Cassi, o Modelo de Atenção Integral, a ESF e CliniCassi e demais questões centrais sobre saúde e o setor. O Sindicato se dispôs a confeccionar o material. Ficamos muito felizes com a iniciativa, pois com esta contribuição do Sindicato os bancários terão uma excelente oportunidade de se empoderar de nossa entidade de saúde.


Reunião com o Conselho de Usuários da Cassi PE.

Reunião com o Conselho de Usuários da Cassi PE

A primeira agenda da quarta 19 foi nos reunirmos com o Conselho de Usuários da Cassi em Pernambuco. Foi uma excelente reunião.

O Coordenador do Conselho deu todos os informes relativos à reunião ocorrida na Anabb sobre a Cassi e a proposta do patrocinador BB para o déficit do Plano de Associados.

Depois fizemos uma fala inicial e abrimos um debate muito proveitoso. Mais uma vez, podemos afirmar que ganhamos tod@s com informações de qualidade.


Reunião com os nossos valorosos funcionários da Cassi.

Reunião com os funcionários da Cassi PE

Por fim, como parte da agenda de gestão da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento, nos reunimos com os funcionários da Cassi para mostrar estudos e dados de saúde e da população assistida em Pernambuco. Foi um momento de grande partilhamento de conhecimento, esclarecimentos, de colher sugestões e de agradecimentos a esse nosso patrimônio da Caixa de Assistência: os funcionários.

Antes de terminarmos esta longa agenda, ainda fomos à CliniCassi Boa Viagem, porque eu não conhecia esta nossa unidade. Ela está passando por reformas e daqui a poucos dias estará novinha para continuar atendendo à milhares de participantes. Recife conta com duas boas CliniCassi.

A gente vai aonde o associado está

Como vocês podem ver, foram dois dias de debates com dezenas de pessoas, de todos os segmentos da comunidade BB e tenho a convicção de termos feito o possível para fortalecer a Cassi e dar pertencimento aos associados e suas entidades representativas.

Estamos cansados, mas estamos fazendo o que tem que ser feito por um gestor de saúde eleito para isso. Agradeço a acolhida que tivemos por parte de todos e todas e agradeço a compreensão de minha família por estar suportando um trabalho que adotamos como uma causa e que nos tira do convívio praticamente o ano inteiro.

Abraços,

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)


Post Scriptum:

Esta agenda em Pernambuco, que continua até sábado porque estamos participando do 19º Congresso da Unidas, foi custeada por mim mesmo e pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, que contribuiu com a taxa de inscrição no Congresso e com a hospedagem. Agradeço o apoio recebido.

Nenhum comentário: