Páginas

7.10.16

Cassi acerta parcerias pela promoção da saúde no Mato Grosso do Sul



Cassi, Super, Gepes, Sesmt e Sindicato em Campo Grande (MS), 
em reunião de parcerias pela promoção da saúde.

Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,

Estivemos nesta quarta e quinta-feira, 5 e 6 de outubro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde cumprimos mais uma etapa da nossa agenda de gestão da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi, a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, maior autogestão do país.

O planejamento de nossa área de saúde e rede de atendimento previu irmos a todos os Estados e Distrito Federal buscando parcerias com o Banco do Brasil e entidades sindicais e representativas para melhorar a comunicação com os associados e participantes da Cassi e dar mais noções do que somos e como atuamos, além de fortalecer o espírito de pertencimento à Caixa de Assistência. 

Com esta etapa vencida, já realizamos parcerias em 19 bases sociais e faltam agora 8 Estados para completarmos nossa missão neste ano desafiador para todos que atuam na área da saúde.

Reunião com o Banco do Brasil em Mato Grosso do Sul

Nossa primeira agenda ao chegarmos a Campo Grande na quarta-feira 5 foi na Superintendência do Banco do Brasil. A Cassi se reunião com a Super, a Gepes, o Sesmt e com o Sindicato dos Bancários de Campo Grande e região.

Explicamos a importância da parceria pela promoção de saúde e prevenção de doenças entre a Cassi local e o Banco para exponenciar as possibilidades de atuar no cuidado da saúde dos bancários e bancárias que trabalham no Estado. Temos mais de 1.300 funcionários atuando na ativa e com a parceria que já existe entre BB e Cassi, no Convênio do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é possível realizar um trabalho eficaz em relação a mapear e cuidar de pessoas com riscos de adoecimento ou agravamento de doenças crônicas ou ocupacionais que os trabalhadores sequer sabem que têm.


CliniCassi Campo Grande e Unidade Cassi MS.

A Cassi já conta com uma unidade de atendimento em saúde na Capital do Estado, onde temos cerca de 600 bancários na ativa mais os seus dependentes. A CliniCassi tem uma estrutura adequada para atender à essa população em demandas de Atenção Primária. Temos 3 equipes de família (ESF) que já cuidam de quase 4 mil participantes do Plano de Associados e Cassi Família em Campo Grande.

Com a parceria do Banco do Brasil, é possível dar um salto de qualidade no conhecimento por parte da população assistida sobre sua Caixa de Assistência e evitar demandas judiciais e reclamações à ANS que prejudicam a todos, assistidos e entidade de saúde. A melhor alternativa é buscar os canais de recursos e soluções para as pendências, segunda opinião e ter como referência a Cassi quando se trata de orientações em saúde.

Ter a Cassi como referência em saúde pode salvar a vida de nossos participantes porque além da Estratégia Saúde da Família ter uma metodologia de trabalho com visão integral do grupo familiar e conhecimento dos riscos em saúde a que estão expostos os assistidos, como doenças crônicas que podem ser monitoradas, ir direto à Rede Credenciada para descobrir o que está acontecendo com sua saúde pode ser pouco resolutivo porque a pessoa vai buscar especialistas e áreas de saúde por inferência e sem conhecimento técnico para isso, gerando transtornos a si mesmo e família e uso dos recursos da Caixa de Assistências de forma pouco eficiente.

A reunião abordou diversas perspectivas de trabalho e atuação conjunta da Cassi com o Sesmt, Gespes e com apoio de todos, Super e Sindicato na questão de comunicação mais dinâmica sobre saúde, sobre autocuidado e demais temas que serão definidos durante o trabalho cotidiano no próximo período. A Cassi estará mais presente em todos eventos que reúnam bancários nos espaços do BB. Também foram reforçados os pedidos de apoio e incentivo à participação dos conselheir@s de usuários da ativa.


Endereço: Rua Pedro Celestino, 2670 - São Francisco - Campo Grande (MS) – CEP 79.002-372
Telefone: (67) 3322-2100 - (67) 3322-2101
Fax: (67) 3321-8840 e (67) 3322-2114
Contato: Fale com a CASSI
CNPJ: 33.719.485/0011-07 


Horário de atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h40
Serviços: atendimento multidisciplinar em Saúde da Família (médico de família, técnico de enfermagem, enfermeiro, nutricionista e psicólogo), consultas em clínica médica, saúde mental, saúde do trabalhador, perícias, regulação, atendimentos administrativos aos participantes e prestadores de serviço. Todos os serviços necessitam de agendamento prévio, exceto a livre demanda (consultas em clínica médica) e atendimentos administrativos.

Gerente de Unidade - Ricardo Alexandre Ruz


Cassi se reúne com diretoria do Sindicato dos Bancários.

Diretor de Saúde visita o Sindicato dos Bancários

Após a agenda de trabalho com o Banco, estivemos reunidos com a Direção do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e região.

Fizemos um bom bate papo sobre diversas questões, começando pela campanha salarial dos bancários, passando pela conjuntura nacional e internacional, abordando a questão da saúde e da nossa Cassi e reforçamos a nossa disposição em fortalecer os laços da entidade de saúde dos trabalhadores do BB com a entidade que representa esses trabalhadores, o Sindicato.


Reunião com participantes e posse do gerente da Unidade Cassi MS.

Posse do gerente da Cassi MS e conversa com participantes


Na quinta-feira pela manhã, realizamos um excelente evento com dezenas de participantes da Cassi e presença de diversas lideranças locais, tanto do Banco quanto das entidades representativas.

Conjugamos a formalização da chegada de nosso novo gestor da Unidade Cassi MS com o evento de abertura do Outubro Rosa no Estado. Também pudemos conversar com o plenário sobre o momento que estamos vivendo na Cassi com mesa de negociação com o patrocinador Banco do Brasil para buscar uma solução para o déficit do Plano de Associados.

Explicamos um pouco para os associados como funciona o mercado de saúde, os problemas centrais do setor, o efeito para as operadoras de saúde, principalmente as autogestões, e dos caminhos com melhor perspectiva para o presente e futuro.

Foi muito legal o bate papo e acredito que todos saímos ganhando pela troca de informações, esclarecimentos e conhecimentos novos. Agradecemos pela Anabb patrocinar um café após o evento e também pelo retorno positivo que as pessoas têm nos dado pelo trabalho que estamos realizando com toda a energia e experiência que temos em defesa da Cassi e dos associados que representamos.



Reunião de gestão com equipe de funcionários da Cassi MS.

Reunião de Gestão com equipe de funcionários da Cassi Mato Grosso do Sul

Na parte da tarde, tivemos uma excelente reunião com os funcionários da CliniCassi Campo Grande e da Unidade Cassi MS. Abordamos diversos temas técnicos de nossa área de atuação em saúde e do próprio setor saúde. Tiramos dúvidas sobre várias questões e também acredito que foi um momento de muita troca de conhecimento e fortalecimento de nosso pertencimento a essa entidade que cuida da vida de mais de 700 mil assistidos.

Os funcionários da Cassi são um de nossos maiores patrimônios e fica o nosso agradecimento pela dedicação e eficiência desses valorosos trabalhadores.


Reunião com Conselho de Usuários da Cassi MS.

Diretor de Saúde se reúne com Conselho de Usuários da Cassi MS


Por fim, tivemos a felicidade de nos reunirmos com o Conselho de Usuários da Cassi Mato Grosso do Sul. Eu tenho um grande apreço e admiração pela dedicação e voluntariado de nossos colegas nos Conselhos.

Prestamos conta do trabalho que estamos realizando pela Cassi e pelo Corpo Social, falamos um pouca da estratégia da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento para implantar ou ampliar uma cultura de promoção de saúde na comunidade de assistidos da Caixa de Assistência e nos colocamos à disposição para perguntas, dúvidas, críticas e sugestões.

Um dos principais temas tratados foi a proposta apresentada pelo patrocinador BB no último dia 5 de setembro e que aguarda posição das entidades de representação da mesa para ir ao corpo social em consulta. Dei minha opinião e fiz avaliação dos pontos positivos e do que entendemos que precisa ser completado na proposta para melhor perspectiva de sucesso dela nos próximos 3 anos.

A minha contribuição sobre a proposta será entregue na próxima semana ao Banco e as entidades representativas e também publicada aqui no blog.



Com o presidente e o pessoal da Unidas e
inauguração do Hospital da Cassems em Campo Grande MS.

Fortalecendo parcerias no segmento de autogestão

Nossa agenda teve um ponto bastante positivo: o fortalecimento das parcerias necessárias no segmento de autogestão, que conta com cerca de 5 milhões de participantes e atua de forma diferenciada na saúde suplementar porque as operadoras não visam lucro, são auto-patrocinadas e parte delas atua na prevenção de doenças.

Estivemos com lideranças da Unidas em Campo Grande e também participamos da inauguração de mais um hospital da Cassems, a autogestão dos servidores públicos do Mato Grosso do Sul. A entidade completou 15 anos de existência e é uma experiência bastante exitosa no cuidar de dezenas de milhares de participantes. A Cassems é parceira da Cassi no Estado em convênio de reciprocidade.



Feliz por estar com a equipe Cassi MS neste Outubro Rosa.

Agenda concluída no Mato grosso do Sul. Só tenho a agradecer a acolhida que tivemos nesses dois dias e fico com sentimento de esperança pelas parcerias que fizemos e pelas perspectivas de cuidar cada dia de mais vidas.

Abraços a tod@s os meus pares da classe trabalhadora.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)


Post Scriptum:

Nesta agenda de trabalho e gestão na Unidade Cassi MS tivemos um gasto de cerca de 1050,00 reais. Não tem sentido a entidade em que sou gestor da rede de atendimento e do modelo de saúde não pagar passagens e hospedagem para eu realizar meu trabalho em defesa da própria entidade e dos associados...

Nenhum comentário: