Páginas

27.7.16

Opinião e agenda do Diretor de Saúde (DF e ES)




Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,

E
stamos numa semana de trabalho de muitas agendas importantes para a Caixa de Assistência dos Funcionários do BB. Esta é a semana da reunião mensal dos órgãos de governança da entidade, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, de forma que os conselheir@s estarão reunidos na sede em Brasília.

Em relação à nossa agenda da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento, a agenda já é grande tanto porque ficamos à disposição dos conselhos, diretor e equipe técnica, como também porque temos um planejamento de trabalho do diretor e equipes a cumprir durante o ano de 2016, conjugado com a agenda comum da entidade.

Nesta segunda e terça, tivemos mais de 20 horas de trabalho interno na Cassi, debruçados sobre a pauta de deliberações da Diretoria Executiva e nos estudos e debates na reunião prévia dos eleitos do Conselho Deliberativo. Saímos da entidade quase às 23h nesta terça.

Nesta quarta e quinta, são os dias das reuniões dos conselhos e nossas equipes ficam à disposição para esclarecimentos e deliberações.

Entre quinta e sexta, estarei cumprindo agenda de trabalho no Espírito Santo.

Também estamos confeccionando o Boletim Prestando Contas Cassi, do mandato da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento e dos conselheiros eleitos (2014/18).


NEGOCIAÇÕES CASSI - Em relação às negociações sobre o déficit do Plano de Associados, custeio e sustentabilidade, temos nos colocado à disposição das representações na mesa, tanto para o BB, quanto para as entidades sindicais e representativas, assim como internamente, na governança, temos explicitado a nossa opinião de gestor, opinião técnica e política, sobre o que entendemos ser o melhor para associados que representamos e Caixa de Assistência, que gerimos.


AGENDA DA DIRETORIA DE SAÚDE E REDE DE ATENDIMENTO

Dentro do planejamento de trabalho de nossa Diretoria, estou cumprindo uma agenda de visitas de gestão às unidades administrativas da Cassi, uma por Estado e DF, porque sou o responsável pela administração da rede própria da Caixa de Assistência. Também estamos visitando as unidades de atendimento, as CliniCassi. Atualmente temos 65 distribuídas nas capitais e interiores de alguns Estados.

A Diretoria de Saúde está atuando junto ao Banco do Brasil, na Direção Geral e nos Estados, para firmar parcerias em benefício de uma melhor comunicação junto ao corpo social sobre a Cassi, seu modelo de saúde, para fomentar o tema da promoção de saúde entre os associados, as alternativas de solução para as demandas de saúde locais, para avançar de forma conjunta na parceria que existe no convênio de PCMSO (BB e Cassi), para a proposição de atividades coletivas em saúde, dentre outras vantagens possíveis no envolvimento de todos os atores da comunidade BB em cada localidade do país.

Nós identificamos um conjunto de questões a desenvolver durante os quatro anos de nosso mandato, com o propósito de fortalecer alguns princípios basilares para a manutenção de direitos em saúde conquistados pelo funcionalismo do BB e para ampliar o conhecimento sobre a Cassi e o Modelo de Atenção Integral e Estratégia Saúde da Família (ESF), porque nossa entidade de autogestão não atende a "clientes", atende aos associados e seus familiares. 

É necessário implantar uma cultura de promoção de saúde, com conhecimento adequado dos direitos e deveres dos patrocinadores BB e Corpo Social, para uso eficaz e racional dos recursos da Cassi e melhoria no atendimento do conjunto dos participantes e no nível de saúde da população assistida.

Nesta fase de nosso planejamento, temos que cumprir a agenda de trabalho nos Estados e estamos fazendo o esforço necessário, tanto de pedir apoio financeiro e logístico das entidades representativas, quanto arcando até por conta própria com recursos para atingir os objetivos que entendemos que serão cruciais para fortalecer a Cassi, os associados e a participação social da comunidade assistida.

É com este propósito que na próxima quinta e sexta, estaremos em Vitória, Espírito Santo, para trabalhar pela agenda de gestão de nossa Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento.

Abraços a tod@s os meus pares da classe trabalhadora.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (eleito, mandato 2014/18)

Nenhum comentário: