Páginas

6.5.16

Associados aprovam o Relatório Anual Cassi 2015


Comentário do Blog

Ficamos felizes pelo aumento da participação social na Cassi. Neste ano, aumentou em 10,3% o número de associados que participaram do processo de apreciação do Relatório Anual em relação ao ano anterior (76.111 em 2015 e 83.988 em 2016).

Ainda em relação ao ano anterior, o número de associados que votou pela aprovação do Relatório aumentou em 11,4% e os votos pela rejeição aumentaram 6%.

Estamos trabalhando com muito empenho para aumentar a transparência e a participação social na nossa Caixa de Assistência através de visitas aos Estados, às entidades representativas da ativa e aposentados e também às dependências do Banco e suas lideranças para informar o melhor possível sobre os problemas que o setor de saúde enfrenta, bem como os efeitos que a crise na saúde traz para a Cassi, além da questão das despesas assistenciais serem maiores do que as receitas, como o Relatório evidencia.

Há uma mesa de negociação instalada em 2015 entre o patrocinador Banco do Brasil e as entidades sindicais e representativas, com apoio dos eleitos da Cassi, para buscar soluções para a sustentabilidade no plano de saúde dos funcionários. A mesa se reuniu em janeiro e março de 2016 e o que foi pedido à Cassi foi encaminhado pela governança da entidade. É hora das partes retomarem as mesas para debate. Nos colocamos mais uma vez à disposição.

O momento é de buscar muita unidade dentro da comunidade BB para juntos encontrarmos uma solução para o equilíbrio do Plano de Associados e para ampliarmos o modelo assistencial de Atenção Integral e Estratégia Saúde da Família (ESF) para o conjunto da população Cassi. Como Diretor de Saúde eleito tenho plena convicção que a promoção de saúde e prevenção de doenças é a melhor perspectiva para a sustentabilidade da Cassi e para cuidar de nossos associados.

Abraços e bom final de semana a tod@s os meus pares da classe trabalhadora.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (eleito) 

Relatório Anual 2015: entenda o que foi apreciado pelos associados

Os associados avaliaram entre o dia 27/04 e 6/05 o documento que reúne as principais ações da Caixa de Assistência no ano passado, as receitas e despesas com as respectivas justificativas – gastos com assistência médica, com cumprimento de decisões judiciais, despesas administrativas etc –, dados de uso dos serviços pelos participantes, a mensagem da Diretoria, que apresenta uma análise do cenário da Caixa de Assistência e os pareceres dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e da auditoria independente.

Os dados referentes a 2015 foram aprovados tanto pela Diretoria Executiva, como pelos Conselhos Deliberativo e Fiscal. O parecer da auditoria independente também atesta, sem ressalva, que os dados contábeis apresentam “adequadamente, em todo os aspectos relevantes, a situação patrimonial e financeira da Caixa de Assistência (...) de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, aplicáveis às entidades supervisionadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar”.

O documento explica o déficit no Plano de Associados, em função do descasamento entre receita (contribuição sobre o salário dos funcionários ativos e aposentados) e as despesas, que têm aumentando com o maior custo dos serviços de saúde e a maior longevidade da população atendida. A análise sobre o que levou a esse resultado está na Mensagem da Diretoria, que aponta, também, alternativas para busca da sustentabilidade da Cassi.

A apreciação do Relatório Anual pelos associados está prevista desde 1996 no Estatuto da Cassi (Artigo 27).


(Veja abaixo a matéria publicada no site da Cassi nesta sexta 6/05/16)

-----------------------------------------------------

Associados aprovam o Relatório Anual Cassi 2015

Conforme resultado da consulta ao Corpo Social, encerrada às 18h desta sexta-feira, 6 de maio, o Relatório Anual 2015 da Cassi foi aprovado. Não computados os votos em branco, conforme prevê o Estatuto da Cassi, a opção pelo voto SIM (31.929) foi a que recebeu o maior número de votos, seguida da opção pelo voto NULO (21.725) e pelo voto NÃO (13.829).

 Confira abaixo quadro detalhado da votação:

                 VOTOS                   
           SISBB*                  
          TAA**              
              TOTAL             
SIM
25.026
6.903
31.929
NÃO 
10.509
3.320
13.829
BRANCO 
15.132
1.373
16.505
NULO 
21.010
715
21.725
TOTAL 
71.677
12.311
83.988
*Votaram pelo Sisbb: Funcionários da ativa e aposentados a partir de 1/2/2016
** Votaram pelo TAA: Funcionários aposentados até 31/1/2016

Nenhum comentário: