Páginas

4.4.16

Opinião e agenda do Diretor de Saúde em abril (DF, MA, BA, SP, AL)



Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,

Neste mês de abril, seguiremos nossa agenda de trabalho na gestão da nossa Caixa de Assistência mesclando longas jornadas internas de debate nos órgãos de governança da Cassi em Brasília, com agendas de visitas às bases sociais que representamos e onde a nossa entidade de saúde atua para atender e cuidar de milhares de associados e participantes da Comunidade Banco do Brasil.

O Brasil tem extensão continental da mesma forma que o Banco do Brasil está em todos os pontos do país; o setor de saúde enfrenta grave crise estrutural e conjuntural com falta de hospitais e rede credenciada em várias especialidades; a inflação saúde tem impactado muito nas mensalidades de planos de saúde e só no último ano mais de 700 mil pessoas deixaram de ter planos de saúde e voltaram a ter o SUS como única possibilidade de atendimento em demandas de saúde. 

Não bastassem esses problemas no setor, temos ainda uma grave crise ética na saúde, com fraudes diversas e milionárias em desfavor de usuários e seus planos de saúde, o que afeta fortemente as autogestões como a Cassi e, para piorar, agora começam a ter denúncias de profissionais de saúde com posturas antiéticas em não atenderem pacientes e usuários por opções ideológicas e partidárias como ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul.

Na Cassi, entretanto, apesar do déficit no Plano de Associados, existente há muito tempo, nós eleitos pelo Corpo Social, em conjunto com os sindicatos e demais entidades associativas, todas em unidade de ação, conseguimos manter todos os direitos dos associados enquanto estamos negociando com o patrocinador Banco do Brasil uma solução mais perene de equilíbrio no plano, sem o corte de direitos porque não aceitamos isso.

Enfim, a Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento está cumprindo o planejamento estratégico de 2016 visitando todas as Unidades da Federação (27) para estreitar parcerias com o Banco do Brasil e entidades sindicais e associativas em defesa do modelo assistencial da Cassi de Atenção Integral e Estratégia Saúde da Família (ESF). Há diversas possibilidades de trabalho em parceria em promoção de saúde e prevenção de doenças.

Neste mês, vamos ao Maranhão, à Bahia e a Alagoas fazer o trabalho de parcerias. Também vamos a Ribeirão Preto (SP) inaugurar nossa nova unidade da CliniCassi, um desejo antigo de nossos participantes que conseguimos finalizar neste ano de 2016.

Abraços a tod@s e vamos atuar em defesa da saúde, mesmo em um mundo de crises.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (eleito)

SEGUNDA 4

Dia de trabalho em Brasília.

Estudos e leituras, tanto da pauta da reunião de Diretoria de terça, quanto de questões de saúde.

Post Scriptum (22:30h):

Vamos fechar o dia de trabalho. As leituras foram longas. Temos cerca de 60 itens para analisar e deliberar na reunião de amanhã. Como gestor de uma entidade do porte da Cassi, acho ruim esse excesso de assuntos a deliberar numa mesma reunião. Parte disso é consequência do momento administrativo que estamos vivendo em nossa entidade. Paciência, se tem que ser assim neste momento, que façamos a gestão com toda a diligência necessária. Vamos descansar um pouquinho até retomarmos amanhã cedo.

TERÇA 5

Dia de reunião de Diretoria Executiva da Cassi.

Post Scriptum (23:55h):

Nosso dia de trabalho hoje na sede da Cassi foi até quase 20h. A reunião da Diretoria foi quase até o final da tarde. 

QUARTA 6

Dia de trabalho interno na sede da Cassi em Brasília.

QUINTA 7

Dia de trabalho em São Luiz, Maranhão. Teremos agenda de compromissos de visitas e de gestão em saúde na Unidade Cassi MA.

SEXTA 8

Dia de trabalho em São Luiz, Maranhão.

Post Scriptum (madrugada de quinta 7, à 1h):

Olá colegas, chegamos a São Luís do Maranhão para uma agenda de trabalho do Planejamento da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento de nossa querida Caixa de Assistência.

Durante o dia de quarta, trabalhei na sede da Cassi em Brasília até umas 18h. Depois embarquei por volta de 20h.

Gostaria de agradecer muito pelos estudos que pedi para nossa equipe e pelo trabalho que nossos funcionários da Cassi têm realizado. Vim lendo no voo todos os estudos que pedi a eles em relação à nossa Unidade Cassi MA.

Estamos realizando um mandato conjugando fortalecimento da Cassi junto às bases sociais e representativas e ao mesmo tempo estudando a gestão da nossa entidade para enfrentar da melhor forma possível a maior parte dos problemas que são externos à Cassi, que têm relação com a crise do setor de saúde e vitimiza tanto usuários quanto seus planos.

Vamos dormir para o dia de trabalho nesta quinta.

William

Post Scriptum (23:43h de quinta-feira 7):

Olá colegas, o dia aqui em São Luís foi muito proveitoso em nossa tarefa de fortalecer a Cassi e as parcerias em defesa do modelo de saúde de nossa entidade.

Fiz matéria sobre as parcerias em saúde: leia AQUI

Vamos encerrar o dia e seguimos no Maranhão nesta sexta.

William Mendes


Frente florida de nossa Cassi MA.

Post Scriptum (23:55 de sexta-feira 8):

Olá colegas do BB e associados da Cassi. Estamos fechando a semana de trabalho do Diretor de Saúde. Chegamos de São Luís, há pouco.

Nesta sexta, tivemos reunião de gestão com nossa equipe de funcionários da Unidade Maranhão. Depois passamos o restante do dia viajando, em aeroportos. Mas faz parte.

Encerro a semana feliz porque nosso trabalho em defesa da Cassi e pelo fortalecimento de nosso modelo assistencial para cuidar cada dia de mais associados vale a pena.

Abraços e bom fim de semana a tod@s,

William Mendes
Diretor de Saúde

2 comentários:

Unknown disse...

Preciso saber quando é onde estarão no Rio Grande do Sul. Por favor respondam urgente.
Email: narinhanonnenmacher@gmail.com

William Mendes disse...

Olá Nara, tudo bem?

Estas visitas de trabalho nos estados é parte de uma agenda anual de nossa Diretoria de Saúde. Mas qualquer problema específico que você tenha no Rio Grande do Sul, você pode procurar nossa Unidade Cassi RS, nossas CliniCassi caso esteja em uma região que tenha uma, ou nossos conselheiros de usuários da Cassi RS ou entidades representativas do funcionalismo, que eles levam a demanda para ser analisada na Unidade Cassi RS.

Abraços colega,

William Mendes