Páginas

7.3.16

Opinião e agenda do Diretor de Saúde (DF e RJ)



(Atualização em 12/03/16, às 11:15h de sábado)




Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,

Iniciamos mais uma semana de trabalho na gestão de nossa Caixa de Assistência, a maior autogestão do país, entidade de saúde administrada em gestão compartilhada entre o banco e os associados.

O cenário político e econômico por que passa o Brasil nos coloca em alerta máximo em relação à defesa da democracia, dos direitos fundamentais e da liberdade de expressão. Nós que somos classe trabalhadora precisamos superar divergências que existem no seio dos debates internos das correntes sindicais, políticas e partidárias no campo das entidades dos trabalhadores e focar na unidade de ação no sentido de não permitir qualquer retrocesso oriundo de uma derrota para a nova reorganização da direita e dos grandes capitalistas donos do poder econômico neste país.

Antes de ser Diretor eleito em nossa entidade de saúde dos funcionários do BB, estive muitos anos na lide sindical, junto com companheiros e companheiras de luta de diversas correntes políticas no seio do movimento e, quem me conhece há mais tempo, sabe o quanto sempre fui defensor ferrenho da unidade no campo da esquerda. A divisão da classe trabalhadora só prejudica a ela própria nos enfrentamentos com os patrões e as estruturas sociais conservadoras e burguesas quando o assunto é manter e ampliar direitos sociais e trabalhistas ou perdê-los.

Hoje atuo na defesa dos direitos em saúde de nossos associados da Cassi da ativa, aposentados, pensionistas, dependentes e familiares, nos embates que os direitos em saúde de nossa comunidade enfrentam tanto com o próprio setor (mercado da saúde), que passa por grave crise, quanto nas discussões internas com o nosso patrão patrocinador (BB), porque quando se trata de discutir quem paga a conta da saúde o debate sempre ganha uma dimensão de difícil trânsito com os patrões capitalistas.

Conclamo aos companheir@s dos partidos e correntes políticas mais alinhados aos trabalhadores que busquem unidade, que tenham fraternidade na divergência e que unifiquem ações em defesa da legalidade e da democracia porque qualquer golpe de Estado ou quebra da institucionalidade democrática vai penalizar os trabalhadores, suas entidades de classe e de luta e suas conquistas históricas.

Quando visitamos a nossa base social da Cassi, onde os problemas reais do setor de saúde precisam ser enfrentados, vemos o quanto é possível unir as lideranças da Comunidade BB, tanto do banco quanto das entidades representativas, na busca pelo bem comum em fortalecer a nossa Caixa de Assistência e cumprir a missão da entidade em cuidar de nossos associados, que são muitas vezes vítimas de desvios e deformações da rede complementar de saúde (alguns hospitais, clínicas, cooperativas e profissionais).

Um forte e fraterno abraço a tod@s os meus pares da classe trabalhadora e suas entidades representativas.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento


AGENDA DA SEMANA

SEGUNDA 7

Nesta segunda nosso trabalho é todo dedicado ao dia a dia da Cassi na sede em Brasília.

Post Scriptum (23:44h de 07/03):

Olá associados da Cassi e companheir@s de luta,

Como ocorre às segundas, vai dar meia-noite e tenho tanta leitura e estudos para fazer, que terei que interromper esse dia de umas 15 horas de trabalho e retomar para uma longa terça...

Não abro mão de informar aos associados que representamos como é o dia a dia na gestão de nossa entidade de saúde. E aviso, vou ampliar cada vez mais a prestação de contas de meu mandato a vocês.

Boa noite e descansem, que nossa agenda vai longe nesta semana...


TERÇA 8

Também estaremos na administração em Brasília. A pauta a ser estudada para a reunião semanal da Diretoria Executiva está maior que a da semana anterior, que já havia sido enorme. Teremos muito trabalho de leitura e estudos ao longo da segunda e terça.

Post Scriptum (1:22h de quarta):

O dia foi de muita leitura e estudos. O sono bateu pesado. Já é madrugada de quarta e estamos ligados no trabalho de gestão da Cassi há mais de 16 horas.

Seguimos nesta quarta de manhã...

Me disseram hoje que alguma chapa concorrente das eleições da Cassi teria me agredido em texto dizendo que o diretor não trabalha... quero acreditar que isso não é verdade porque seria muita baixaria de pretendentes a cargos em nossa Caixa de Assistência. É preciso serenidade para debater ideias nas eleições, respeitar as pessoas e não agredi-las de graça e vencer pelas propostas apresentadas. Vamos dormir um pouquinho.

Bom descanso a tod@s os meus pares da classe trabalhadora.


QUARTA 9

Dia de reunião da Diretoria Executiva da Cassi na parte da tarde. Na parte da manhã teremos reunião também da Diretoria sobre outras pautas de interesse da Cassi.

Post Scriptum (1h da manhã de quinta, 10):

Pois é queridos associados que represento, estamos finalizando o dia de trabalho na gestão da Cassi aqui em DF. Uma hora da manhã.

Saí da Cassi quase às 22h. O dia foi de um estresse absurdo nos debates entre eleitos e indicados. Há sempre muitas divergências porque os pontos de vista são diferentes. Nós temos o olhar nos direitos dos associados da Cassi.

Então, medi minha pressão arterial ao chegar em casa: 

16x11... e já estou tomando remédio para pressão. Foi um presente que ganhei nos meus novos embates e estresses.

Tive que sair pelas ruas de Brasília à noite para correr uma meia hora e ver se salvo minha saúde.

Ao voltar, fui fazer os votos que faltavam. Acabei agora. Então vamos dar uma cochiladinha porque vou madrugar para viajar para o RJ e cumprir uma agenda de trabalho em defesa da Cassi e de nosso modelo de saúde.

Não abro mão de prestar contas de meu mandato e vou radicalizar cada dia mais, porque nós estamos pondo a vida naquilo que acreditamos.

William Mendes
Diretor de Saúde (eleito)


QUINTA 10

Dia de trabalho no estado do Rio de Janeiro. O Diretor de Saúde cumpre agenda na quinta e sexta visitando a base social para estreitar parcerias em defesa da saúde e da Cassi.

SEXTA 11

Dia de trabalho no RJ.

Leia AQUI sobre nossa visita ao RJ.


Post Scriptum (sábado, 11:15h):

Chegamos a Osasco SP ao final da noite de sexta, vindos do Rio de Janeiro, onde tivemos uma agenda de trabalho junto ao Corpo Social da Cassi, que representamos como eleitos. A Semana foi intensa em nossa tarefa de gestão, mas fizemos o nosso trabalho com diligência.

Vamos descansar um pouco e rever esposa e filho, que são as pessoas que amamos e que mais são penalizadas pela nossa vida de luta e militância.

Esta agenda de trabalho pela Cassi no RJ foi custeada por mim mesmo, passagens e hospedagem.

William

Nenhum comentário: