Páginas

11.3.16

Cassi acerta parcerias em defesa da saúde no RJ



(Atualizada às 23:55h de sexta-feira, 11)


Reunião da Cassi com Super RJ e o Sindicato do Rio de Janeiro.

Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,

Estamos cumprindo nesta quinta e sexta agenda de trabalho de gestão em saúde e fortalecimento da Caixa de Assistência dos Funcionários do BB aqui no Rio de Janeiro.

A Cassi é a maior entidade de autogestão em saúde do país e pertence aos seus mais de 170 mil associados. Os trabalhadores do Banco que estão na ativa somam mais de 100 mil, distribuídos em todo o Brasil, nas 27 Unidades da Federação. A ampla maioria dos bancários tem pouco tempo de empresa e é dever da Cassi informar aos seus associados sobre o funcionamento da entidade, o modelo assistencial de Atenção Integral à Saúde, definido desde 1996, e buscar ampliar a cobertura do modelo em todos os níveis de atenção à saúde dos associados.


Reunião da Cassi com Sindicato, Gepes e Sesmt no RJ.

Sem dar informação e formação adequadas aos associados da Caixa de Assistência fica mais difícil do público assistido pela Cassi compreender como deve acessar e utilizar seus direitos em saúde e cria-se expectativas que muitas vezes não podem ser atendidas até por força do que está contratado e estabelecido no Estatuto Social, nas normas, contratos e legislação vigente.

A Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi definiu em seu Planejamento Estratégico para o ano de 2016 construir uma agenda de trabalho focada na promoção de saúde e prevenção de doenças em parceria com o Banco do Brasil e com as entidades representativas do funcionalismo nos Estados.

Construir parcerias com o foco na saúde junto ao Banco em cada base social e em conjunto com o Sindicato local e as entidades representativas é uma forma de ampliar o espírito de pertencimento dos associados, fazendo com que tod@s saibam como utilizar melhor seu plano de saúde e criando perspectivas de melhor uso dos recursos com o foco na saúde da população assistida.


Reunião com representações do Conselho de Usuário do RJ.

CASSI, BB, SINDICATO E CONSELHO DE USUÁRIO RJ JUNTOS PELA SAÚDE

Nesta quinta 10/03, às 11 horas, a Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi e a Gerência da Unidade Cassi RJ se reuniram com a Superintendência do Banco do Brasil no RJ e com o Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro.

A reunião foi para acertar parcerias em defesa da promoção de saúde e prevenção de doenças, eixos da missão da Caixa de Assistência. A Cassi também é a responsável no Banco do Brasil, através de Convênio, a realizar ações de saúde através do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

O setor de saúde suplementar passa por grave crise de sustentabilidade que tem entre as causas, alguns fatores como a inflação médica e despesa assistencial muito maior que a inflação oficial, o alto custo da inclusão de tecnologia no setor, as fraudes diversas por parte de alguns prestadores do setor de serviços de saúde (mas temos bons prestadores também), o alto custo das OPMEs, a judicialização, as dificuldades de manutenção de rede credenciada em várias regiões e em algumas especialidades etc.

A Cassi RJ vai ter uma agenda de publicações de saúde ao longo do ano em parceria com a Super/Gepes RJ para levar conhecimento na área de saúde aos bancários do Rio de Janeiro. O Sindicato também vai publicar as matérias de saúde. A Cassi vai ampliar o trabalho de realizar reuniões nos locais de trabalho abordando Estratégia Saúde da Família (ESF) e tirando dúvidas dos bancários sobre temas diversos.

Campanhas conjuntas serão incentivadas como, por exemplo, a grave questão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya. Além disso, é importante estimular a participação social no dia a dia da Caixa de Assistência e no Conselho de Usuários.

Depois da reunião com a Super RJ, o Diretor de Saúde e a Gerente da Unidade Cassi RJ, Adriana Franck, estiveram na Gepes RJ. Na oportunidade, fizemos uma reunião com os funcionários da Gepes sobre as parcerias estabelecidas em defesa da saúde e nos reunimos com a gestão da Gepes e Sesmt.


Reunião com representações do Conselho de Usuários RJ.

REUNIÃO COM REPRESENTANTES DO CONSELHO DE USUÁRIOS RJ

Na parte da tarde, nos reunimos com representantes das entidades e segmentos de usuários participantes do Conselho de Usuários do RJ.

A reunião durou cerca de 4 horas e os debates foram muito positivos e de alto valor para fortalecer a participação social na Cassi, a parceria das entidades representativas com a Cassi.


AGENDA DE TRABALHO DE GESTÃO NA UNIDADE CASSI RJ

Nesta sexta, teremos reuniões de trabalho na Unidade Cassi RJ e visita a unidades CliniCassi.


Post Scriptum (23:55h de sexta):


O segundo dia de nossa agenda de trabalho no Rio de Janeiro foi de reuniões internas com nossos queridos e abnegados trabalhadores da Cassi. O quadro de profissionais da Cassi é um dos maiores patrimônios de nossa entidade.


Reunião com os funcionários da Cassi no RJ.
Tenho muito respeito pelos trabalhadores
da nossa Caixa de Assistência.

Nós visitamos duas CliniCassi no RJ. A unidade do centro e a da Tijuca. Ambas têm uma estrutura muito boa para receber e cuidar de nossos associados.

Também fizemos reunião com nossos trabalhadores da CliniCassi Tijuca. De lá, eu trouxe ideias boas para levar adiante.

Eu voltei do RJ com um sentimento bom. Acredito que o nosso trabalho no Rio de Janeiro foi positivo para a Cassi e também para tod@s que pertencem à Comunidade do Banco do Brasil. De todas as reuniões que fizemos nestes dois dias, as reuniões com os funcionários da Cassi foram as que mexeram mais comigo, eu me emocionei e me senti fazendo algo com sentido. Sempre dei muito valor a essas reuniões com trabalhadores.


Equipe da CliniCassi da Tijuca. 
Como tem gente boa nessa Cassi!

Imaginem se eu tenho dúvidas quando dou mais valor em falar com as pessoas pessoalmente do que apostar no mundo virtual ou ver quantas pessoas viram, curtiram ou compartilharam minhas postagens em redes sociais. Minhas postagens e várias outras de gente progressista e séria têm um baixo número de visualizações, se comparado aos milhares e milhões quando é algo que envolva violência, sexo, corrupção, bundas e peitos, cenas de ódio, escândalos etc.

Prefiro andar milhares de quilômetros e falar com gente, com pessoas, olho no olho. É de nossa natureza humana e devemos preservar isso.

Neste mundo pré-golpe contra a democracia, nesta época falimentar em relação aos valores humanos e sociais, num mundo de loucos, se pede transparência, mas ninguém liga de fato pra isso. Tempos sombrios no mundo, no nosso mundo.

Só insistindo no trabalho focado nas bases sociais que representamos, em meio aos nossos pares, é que temos ânimo para continuar nossa luta e nossas ações. 

Como disse o Mino Carta: "Sou realmente muito pessimista na inteligência, mas ao mesmo tempo, terrivelmente otimista na ação".

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (eleito)


Post Scriptum (gastos com mandato):

Esta agenda foi feita com meus recursos próprios. Tanto as passagens de ida e volta quanto a hospedagem: R$ 1.250 de passagens e hospedagem, além de táxis e alimentação.

Nenhum comentário: