Páginas

3.3.16

Cassi acerta parcerias em defesa da saúde em Rondônia


Reunião com trabalhadores falando sobre a Cassi e a
sua missão de cuidar da saúde de seus participantes.
Foto: Cleiton.

Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,


A agenda de trabalho da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento em Porto Velho, Rondônia, foi concluída com êxito e vemos boas perspectivas para ampliar a promoção de saúde e a prevenção de doenças no próximo período.


A CRISE NO SETOR DE SAÚDE QUE AFETA OS PLANOS DE AUTOGESTÃO E USUÁRIOS

Ampliar o nível de informação para as lideranças da Comunidade Banco do Brasil, aumentar a participação dos associados no dia a dia da Caixa de Assistência e buscar unidade de trabalho com foco na saúde dos bancários e familiares são as melhores alternativas para enfrentar a grave crise que parte do setor de saúde enfrenta, principalmente os planos de saúde de autogestão e seus participantes, porque na outra ponta estão setor hospitalar, clínicas e profissionais de saúde, além da indústria farmacêutica, que têm grande poder de impor preços por seus serviços prestados aos planos e seus usuários, e total liberdade perante a legislação atual em querer ou não firmar convênios com operadoras de saúde.

A ANS regulamenta o setor de saúde suplementar. Mas a falta de regulamentação para a setor complementar gera como vítimas os planos de saúde de autogestão e seus participantes que ficam com dificuldade em manter a rede credenciada e diversas especialidades no rol de conveniados. Como os planos de saúde devem cumprir as RNs da ANS como a 259/268 (Garantia de Atendimento - GA), acabam tendo que pagar qualquer valor que os profissionais de saúde e hospitais queiram cobrar.


Será difícil para os planos de saúde de autogestão se manterem sustentáveis nos próximos anos, com os mesmos direitos em saúde e com os mesmos valores de receitas operacionais, se o Governo Federal e o Congresso Nacional não tomarem medidas para coibir os abusos do setor hospitalar e dos profissionais de saúde.

Reunião Cassi, BB e Sindicato em Rondônia.

UNIDADE DE AÇÃO EM DEFESA DA SAÚDE É A MELHOR ALTERNATIVA

Nossa estratégia de fortalecimento da Cassi para enfrentar a crise externa do setor que afeta sobremaneira planos autossustentados como o dos funcionários do BB – o Plano de Associados -, é ampliar o espírito de pertencimento dos usuários da ativa e aposentados.

Acreditamos muito na capacidade de mobilização da Cassi, do Banco, dos sindicatos de bancários, dos conselhos de usuários (voluntariado) e das entidades associativas da ativa e aposentados.

É por isso que vamos manter uma agenda permanente de visita aos Estados porque somos responsáveis pela rede própria da Cassi (27 unidades administrativas e 65 CliniCassi) e pelo modelo assistencial de Atenção Integral através da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Reunião com o Conselho de Usuários da Cassi Rondônia.

Após cumprirmos agenda de parcerias em São Paulo e Amapá, nesta semana foi a vez de Rondônia.


PARCERIAS DA CASSI COM A COMUNIDADE BANCO DO BRASIL

Quarta-feira 2

Após o evento de posse da nova gerência da Unidade Cassi Rondônia, tivemos reunião envolvendo a Cassi RO, a Superintendência do BB em Rondônia e o Sindicato dos Bancários.

Foram abordados temas importantes como o Exame Periódico de Saúde 2016 (EPS) e o checkup dos gestores que terão início na próxima semana. A Cassi RO vai fornecer mensalmente matérias de saúde para a Super RO e os bancários. O Sindicato também vai publicar as matérias de saúde em seus veículos de informação.

O Conselho de Usuários será fortalecido, principalmente nas reuniões mensais, para melhor distribuição das informações sobre saúde aos usuários daquela base. 

A Cassi fará reuniões nas dependências do banco sobre Estratégia Saúde da Família, sobre o funcionamento da CliniCassi Porto Velho e Unidade Administrativa e para abordar as questões de dificuldades de rede credenciada e soluções possíveis. 

Outras atividades em defesa da saúde poderão surgir em parcerias locais: Cassi, Banco, Sindicato, AABB, Anabb e Conselho de Usuários.

Reunião na Agência Centro: após a visita à Super RO, a Cassi e o Sindicato realizaram reunião com os bancários e bancárias para divulgar a parceria em defesa da saúde.

Reunião com o Conselho de Usuários: ainda na quarta, o Diretor de Saúde participou da reunião do Conselho de Usuários de Rondônia, onde os temas foram reforçados.


Reunião com dirigentes e delegados sindicais.

Quinta-feira 3

Nesta quinta, fizemos reunião de trabalho e gestão com a equipe de profissionais da Cassi Rondônia. A Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento defende um trabalho de muita parceria com as unidades Cassi.


REUNIÃO COM DIRIGENTES E DELEGADOS SINDICAIS

O Diretor de Saúde e a Gerente da Cassi RO, Rosemeire, se reuniram com a direção do Sindicato e com os delegados sindicais para dar diversas informações sobre a crise no setor de saúde, as questões das dificuldades de rede credenciada no Estado e a falta de algumas especialidades médicas conveniadas e pediram parceria para que as informações cheguem com a qualidade necessária para o conjunto dos bancários e bancárias de Rondônia.

O Diretor de Saúde falou a respeito do boletim dos eleitos Prestando Contas Cassi, que está em sua edição de número 20 (ler AQUI) e foi pensado para dar informação de qualidade às diversas entidades representativas e seus associados.

Agradecemos muito a recepção, a parceria e o envolvimento de toda a equipe Cassi e das lideranças do Banco do Brasil e do Sindicato dos Bancários em Rondônia.

Esta unidade em defesa da saúde dos nossos associados da ativa, aposentados, pensionistas, dependentes e familiares nos dá uma perspectiva de futuro em relação à missão da Caixa de Assistência: fazer promoção de saúde, prevenção de doenças, recuperação e reabilitação para uma vida melhor dos participantes.

Estamos voltando para Brasília com um sentimento de missão cumprida e com uma felicidade simples por acreditar que é possível mobilizar pessoas e entidades em defesa de algo comum, a saúde. Não nego que estou cansado, mas valeu a pena.


William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento

Nenhum comentário: